Buscar

ESTUDO DIRIGIDO MALÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO MALÁRIA – PARASITOLOGIA GERAL
FARMÁCIA – 8º SEMESTRE
GÊNERO
Plasmodium
ESPÉCIES
São os mais importantes: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.
FORMAS DA DOENÇA
Esporozoítos: Forma infectante – Gametócitos: Se reproduzem no interior do hospedeiro durante 8 a 35 dias.
TRANSMISSÃO
A principal via de transmissão é através da picada da fêmea do gênero Anopheles infectado com o Plasmodium. Também pode ocorrer através da via materno-fetal, transfusão sanguínea e seus derivados, e menos frequente, mediante o compartilhamento de seringas contaminadas.
PROFILAXIA
Uso de mosquiteiros impregnados, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes, limpeza das margens dos criadouros, drenagem, modificação do fluxo da água e controle da vegetação aquática.
HOSPEDEIRO
O homem é o hospedeiro natural de P. falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale. 
VETOR E SEUS TIPOS 
Anopheles (fêmea): A. darlingi, A. aquasalis e A. bellator
PATOGENIA 
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa.
REPRODUÇÃO 
Os esporozoítas, formas infectantes do parasito, são inoculados no homem através da saliva da fêmea infectada. Ao se alimentarem em indivíduos infectados, ingerem as formas sexuadas do parasito - gametócitos - que se reproduzem no interior do hospedeiro, durante 8 a 35 dias.
REFERÊNCIAS 
VARELLA BRUNA, Maria Helena. Malária. Drauzio, 2020. Disponível em: < https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/malaria/>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
SBI. Sociedade Brasileira de Infectologia, 2020. MALÁRIA. Disponível em: < https://www.infectologia.org.br/pg/967/malaria>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
Ministério da Saúde, 2020. Malária: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: < https://saude.gov.br/saude-de-a-z/malaria>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
Secretária da Saúde. Malária - Aspectos Clínicos e Epidemiológicos. Disponível em: < http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=482>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
Material de apoio

Continue navegando

Outros materiais