Buscar

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A ENFERMAGEM
Ozeli Lima ‘ 
 A informática na enfermagem está em crescente desenvolvimento. Para muitos profissionais é encarado como um grande desafio seu uso, pois ainda há profissionais que desconhecem como utilizar este tipo de sistema de informação, e precisam de ajuda para desvendar sua utilização.
 Através do uso da TI, tecnologia da informação, os registros médicos ficam armazenados em forma de resumo dos dados, estes dados são descritos pelos profissionais de saúde desde os que recebem o paciente, até os que farão a liberação do paciente, mediante ao fornecimento de dados importantes, completos e mais rápidos do que seriam quando manuscritos, trazendo uma melhora na qualidade de informação. 
 No início, na década dos anos 50 os computadores começaram a se tornar extremamente importantes na vida dos enfermeiros, porém não possuíam tanta capacidade de hardware e software como possuem hoje em dia. Antigamente, antes dos computadores, os prontuários eram descritos por documentações apenas físicas e não havia tanto controle no manejo das informações. Com a atualidade, os mais variados recursos, trazem vantagens e grandes melhorias na atuação do enfermeiro, ou até mesmo em outras áreas de atuação da saúde. 
 A curiosidade iniciada pelo computador foi algo que ajudou grande parte dos enfermeiros e outros profissionais de saúde, na perda e superação do medo de utilizar a informática como meio informativo de trabalho. Não só o computador serviu como meio de comunicação e armazenamento de informações do paciente, mas foi também através dele que o estudo foi disseminado. Foram preparados congressos, eventos, aulas e demais outros caminhos de transmissão de conhecimentos. 
 A introdução da informática no meio da saúde também disponibilizou aparecimento de novos aparelhos mais modernos e sofisticados, trazendo consigo maior agilidade e destreza no combate de novas e antigas doenças ainda em processo de extermínio, e houve um maior número na realização de pesquisas científicas.
 Entendemos que a tecnologia compreende certos saberes constituídos para a geração e utilização de produtos e para organizar as relações humanas. (BARRA, 2006).
 Assim sendo, o entendimento da informática na enfermagem é um meio de transmitir, transformar, promover e melhorar o cuidado e a qualidade de vida do paciente, com objetivo de facilitar seu atendimento e prognóstico. Mas é importante reforçar nenhum recurso tecnológico tem o poder e o comportamento humano capaz de oferecer um cuidado, um sorriso e a empatia que um enfermeiro pode ter com seu paciente. Portanto, a tecnologia veio apenas a acrescentar, tornando melhor o atendimento e aumentando os níveis nos resultados das ações do profissional de saúde.
REFERÊNCIAS
PERSPECTIVAS ATUAIS DA INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM
Heimar de Fátima Marin; Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000300019
INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: DESVELANDO O USO DO COMPUTADOR POR ENFERMEIROS Laura Misue Matsuda , Yolanda Dora Martinez Évora , Ieda Harumi Higarashi, Carmen Silvia Gabriel, Kelly Cristina Inoue
http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n1/pt_0104-0707-tce-24-01-00178.pdf
https://www.cursosaprendiz.com.br/enfermagem-e-as-novas-tecnologias/

Outros materiais