Buscar

avaliação 2 fundamentos historicos de direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Direito Canônico elaborou importantes conceitos jurídicos que foram legados para o pensamento moderno, dentre os quais destacam-se os de competência e jurisdição. Para os tribunais canônicos, os critérios de jurisdição em razão da pessoa (ratio personarum), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O foro privilegiado em razão da pessoa dependia da matéria (ratione materiae) objeto de processamento e julgamento.
	 b)
	Embora para os eclesiásticos o foro privilegiado era absoluto, havia a possibilidade de seculares, como os pobres que pediam proteção, serem processados e julgados por tribunais canônicos.
	 c)
	Os tribunais canônicos somente poderiam processar e julgar, independente da fé religiosa, criminosos acusados por heresia.
	 d)
	O foro privilegiado em razão da pessoa era exclusivo para os eclesiásticos, que estavam sob a proteção do Papa.
	2.
	O modelo político liberal moderno é resultado histórico da formação de um tipo de poder estruturado na Europa durante os séculos XV, XVI e XVII, trata-se de uma forma política moldada dentro de um processo de centralização e concentração ocorrido nesses séculos. Acerca das fases que se desdobraram nesse período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Neoliberal, econômica e social.
	 b)
	Religiosa, liberal e social.
	 c)
	Liberal, neoliberal e econômica.
	 d)
	Absolutista, liberal e social.
	3.
	Com a invasão bárbara e o colapso do Império Romano Ocidental, a influência romana não deixou de existir na Europa. O ius civile continuava sendo o direito das populações latinizadas. Entretanto, as populações passaram a viver de acordo com suas próprias leis, ou seja, as regras jurídicas de seu povo ou tribo. Esse fenômeno de fragmentação do direito na Idade Média é produto de qual processo?
	 a)
	Feudalização.
	 b)
	Romanização.
	 c)
	Socialização.
	 d)
	Mercantilização.
	4.
	O positivismo jurídico é uma concepção de direito que pressupõe a aceitação da fictícia figura do legislador. Trata-se de uma idealização que limita o uso arbitrário do poder. Sobre essa idealização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Funda-se no princípio da legalidade autorizada pelo judiciário.
	 b)
	Centraliza a criação da lei nas mãos do poder judiciário.
	 c)
	O legislado é uma mera figura de retórica judicial e não existe politicamente.
	 d)
	Pressupõe a concepção política de contratualismo ou vontade geral.
	5.
	O Estado Moderno é edificado como ente político e jurídico desde a fragmentação da ordem medieval a partir do século XVI na Europa Ocidental. Foram inúmeras as transformações que promoveram o crescimento das cidades, o fortalecimento da burguesia e o avanço tecnológico. Acerca das características do Estado Moderno, analise as sentenças a seguir:
I- Promove condições necessárias para o desenvolvimento e a manutenção das relações públicas e privadas.
II- É capaz de manter a validade das normas jurídicas através da legitimidade política.
III- Produz uma aceitação do sistema sociopolítico liberal, capitalista e burguês.
IV- Desempenha uma função desintegradora da ordem social e política moderna.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmação II está correta.
	6.
	No mundo grego antigo, encontramos a semente das primeiras reflexões e indagações de natureza filosófica, política e jurídica a partir da qual floresceu o pensamento ocidental. Sobre o Período Homérico da história grega, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Este período é descrito pelo poeta Homero, que narra em suas histórias "Ilíada" e "Odisseia" a etapa fundacional do povo grego, em que mito, deuses e semideuses conviviam entre os homens.
	 b)
	Período marcado pela grande expansão macedônica, fazendo fundir a cultura grega a outras culturas orientais.
	 c)
	Período inicial de desenvolvimento cretense e minoico. A sociedade grega como conhecemos ainda não havia surgido.
	 d)
	Etapa sem a utilização da escrita, o que dificulta sua descrição histórica.
	7.
	O mundo medieval era marcado por laços pessoais entre os nobres através da concessão de feudos. A mútua fidelidade entre os nobres e destes com os servos e a descentralização política é a grande característica dessa etapa histórica. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a organização política e jurídica paradoxal com instituições que vão tentar garantir a estabilidade do poder:
	 a)
	Escravo; servo; clero e povo.
	 b)
	Rei; nobreza; clero e povo.
	 c)
	Senador; escravo; servo e povo.
	 d)
	Papa; servo; clero e povo.
	8.
	A Idade Média, que se estende entre os séculos V ao XV, é marcada pela dominação ideológica do Cristianismo, que acabou por criar os fundamentos políticos e jurídicos dessa etapa histórica, cuja maior expressão será o Direito Canônico. Acerca dos fatores relacionados à hegemonia do Direito Canônico na fase medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A teologia cristã não serviu de fundamento ao Direito Canônico, uma vez que o trabalho dos canonistas foi o de tornar independente as esferas religiosa e jurídica.
	 b)
	O Direito canônico era tão somente uma teoria de direito elaborada pelos canonistas sem finalidade prática.
	 c)
	Os canonistas, especialistas em Direito Canônico, foram responsáveis pela formação de critérios lógicos e formais de direito a partir do estudo desenvolvido nas escolas de direito que se iniciam em Bolonha - Itália - no século XI.
	 d)
	O Direito Canônico tornou-se dominante porque foi elaborado desde o Direito Comum bárbaro, razão pela qual acabou por ser adotado pelos reinos medievais.
	9.
	O positivismo jurídico consolidou uma concepção monista de Direito, segundo a qual a legislação tem apenas uma fonte legítima de produção. Qual é o ente político que reúne as condições de produzir o Direito desde os pressupostos contratualistas de vontade geral e representatividade?
	 a)
	O saber jurídico e jurisprudencial.
	 b)
	Somente o Estado Democrático.
	 c)
	O Estado.
	 d)
	Os movimentos sociais e sindicais legalizados.
	10.
	Portugal, no século XV, juntamente aos demais países europeus, como Espanha e Inglaterra, haviam reunido condições técnicas, bem
como interesses econômicos e políticos que permitiram o processo de expansão do domínio europeu. Seguramente, por esta razão, as terras brasileiras já eram alvo de interesse, sobretudo, de Espanha e Portugal, o que explica a existência de Tratados. Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tratado de Tordesilhas, firmado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha, dividia as terras conquistadas no Novo Mundo, estabelecendo assim, novas fronteiras de exploração.
	 b)
	Tratado de Tordesilhas, de 4 de maio de 1493, expedida pelo Papa Alexandre VI, que conferia à Espanha o direito exclusivo sobre todas as terras que estivessem a oeste de uma linha imaginária a 100 léguas de Açores e Cabo Verde.
	 c)
	Tratado de Tordesilhas, de 7 de junho de 1494, estabeleceu um meridiano divisório a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, sendo a leste pertencente a Portugal e oeste a Espanha.
	 d)
	Tratado de Tordesilhas, celebrado em 6 de março de 1480, dava a Portugal a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando