Buscar

Respostas de matcon sobre metal

Prévia do material em texto

1) O rompimento das barras normais e com tratamento lento forma dúctil, já os com resfriamento brusco foram frágeis. Pois quando se trata uma barra com resfriamento normal ou lento os átomos tem tempo para voltar ao seu tamanho normal a sim mantendo parte sua resistência normal, já com o resfriamento brusco os átomos não voltam ao seu tamanho normal causando o enfraquecimento da barra. 
2) Sim, eles atendem conforme a norma. 
3) A diferença foi que a barra de 8 mm teve uma deformação maior e uma redução maior na área de sua seção, assim como uma menor resistência no ponto de ruptura.
4) Não tivemos o ensaio com o CA 60 por isso não tenho como responder.
5) Sim é possível observar o seguinte fato, quando temos um rompimento frágil sua seção fica como se tivesse sido cortado por uma lâmina sem nem um tipo de dente ou algo parecido, já quando temos um rompimento dúctil sua seção fica imperfeita e com alguns dentes. 
6) Esperaria uma barra frágil com átomos grandes.
 Parte 4 
1) O  aço do tipo CA-50 proporciona muito mais segurança a estrutura, uma vez que seus padrões de fabricação são superiores aos exigidos pela NBR 7480. Outro destaque é a sua grande aderência ao concreto. O aço do tipo CA-60 também atende às exigências da ABNT NBR 7480, além da certificação emitida pela ABNT/Inmetro. Além de oferecer uma excelente aderência – assim como o CA-50, o CA-60 dispõe de alta soldabilidade, prevenindo também a fissuração do concreto.
2) Recozimento de recristalização é um processo semelhante à têmpera , no qual a dureza de uma microestrutura deformada mecanicamente é reduzida em altas temperaturas. As peças são aquecidas a temperaturas na faixa de 600- 650 ºC, e mantidas nesta temperatura por uma hora ou mais. O encruamento, também chamado de trabalho a frio, é um fenômeno modificativo da estrutura cristalina dos metais e ligas pouco ferrosas, em que a deformação plástica realizada abaixo da temperatura de recristalização causará o aumento de discordâncias na estrutura cristalina e consequentemente o aumento de resistência do metal. Resumindo, o encruamento é o aumento do limite elástico do material (resistência a tração) por deformação plástica.
3) Portanto, aumentando-se a temperatura, os efeitos do aumento da resistência do metal adquiridos pelo processo de trabalho a frio podem ser diminuídos até o retorno às suas propriedades originais.
4) Eles não sofrem encruamento em temperatura ambiente, pois suas temperaturas normais são negativas.

Continue navegando