Buscar

Atividade Sistema Operacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Durante os estudos do capítulo 1 nós podemos discutir vários aspectos sobre os sistemas operacionais, tal discussão incluiu a conceituação e evolução dos sistemas operacionais, o gerenciamento de recursos o gerenciamento de processos e por fim estudamos a interação entre todos esses componentes.  
Em relação a essa conceituação, explore como ocorre a interação entre esses componentes e ao mesmo tempo explique qual seja a responsabilidade de cada um desses componentes no funcionamento do microcomputador.  Produza sua resposta de maneira que ela aborte todos os principais conceitos envolvidos, sempre mantendo o foco e deixar claro como o microcomputador é controlado pelo sistema operacional durante o período em que o mesmo é utilizado pelo usuário. 
R – 	No início do processamento de dados os computadores dependiam unicamente do hardware para atender suas demandas, com a chegada dos códigos binários , nascia os software que marcaram o inicio da era dos computadores modernos , e logo depois na segunda geração de computadores moderno apareceu o conceito de sistema operacional.
 O sistema operacional é a parte em software central do computador, praticamente tudo passa ou é gerenciado por ele. Existem muitos tipos de Sistemas Operacionais, de diferentes complexidades que variam de acordo com o tipo de funções que é provido, e para que computadores estejam sendo usado. Os sistemas operacionais funcionam com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente, esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. 
O SO pode ser classificado pelo tipo de interface, se são software proprietário ou livre e pelo modo como gerenciam sua memória. Podemos dizer resumidamente que as principais funções de um SO é. Facilidade de acesso aos recursos do computador e compartilhamento dos recursos de forma rápida e protegida.
Para que o usuário possa utilizar os recursos de um computador ele solicita ao sistema operacional que execute uma operação, essa será executada sem que o usuário tenha que se preocupar com os detalhes de como a operação foi executada ou como os recursos são utilizados durante a operação. Porém esses recursos são gerenciados pelo SO que lida com as questões de relacionamento ao controle de estado, acessos, históricos, alocação e controle de diversas variáveis. O que torna esse controle possível é a associação de um número de processos a cada execução iniciada ou disponível, sendo de responsabilidade da aplicação realizar as chamadas de sistemas para fazer uso dos recursos. 
A fila de processos precisa ser trabalhada em um ritmo intenso para assegurar que nenhuma solicitação fique sem resposta por muito tempo. No gerenciamento dos processos serão definidas as propriedades dos processos em execução, e a maneira como cada um receberá o tempo de execução no processador, considerando a prioridade e a quantidade de processos gerenciais, caso o gerenciador não realize corretamente essa distribuição podem ocorrer travamentos. 
Processos são criados e terminados a todo instante em um computador. O momento e a forma pela qual eles são criados e terminados depende do sistema operacional, Após ser criado, o processo entra em um ciclo de processador. Ele precisa de processador para executar. Entretanto, o processador poderá estar ocupado com outro processo, e ele deverá esperar, A mudança de estado de qualquer processo é iniciada por um evento. Esse evento aciona o sistema operacional, que então altera o estado de um ou mais processos.
a) novo – quando o processo está em fase de criação;
b) pronto -  quando o processo está preparado e aguardando ser direcionado para a execução em uma CPU;
c) esperando -  quando o processo está esperando algum recurso ou evento, para que seja executado;
d) executando – é o estado no qual o processo está em execução em alguma CPU;
e) terminado – quando o processo não está mais em execução e o seu contexto já foi liberado.
Cada processo é representado por um bloco de controle de processos, o qual consiste em um conjunto de metadados sobre os processos, normalmente referenciado por Process Control Block (PCB). Os processos podem ser interrompidos e mais tarde continuados. Por exemplo, suponha que o processo 1, executando, faça uma chamada de sistema. Ele é bloqueado, e um processo 2 passa a executar. Quando ocorrer a interrupção causada pelo periférico, uma possibilidade é suspender o processo 2 e retomar o processo 1. A maioria dos processos que estão na fila de aptos já executou algum tempo. Eles esperam para receber o processador novamente. A única exceção são os processos novos, que entram no primeiro ciclo de processador. O trabalho de escolha de qual processo deve ir para o status de executando, bem como para os demais estados requer uma estratégia de escalonamento, que podem ser as seguintes:
· o escalonamento FCFS tem por direcionamento atender o processo que chegar primeiro, resultante direta da tradução literal de First come, first served, para o qual temos que o primeiro a chegar, será o primeiro a ser servido sendo um algoritmo não preemptivo. O termo preemptivo refere-se à política de escalonamento na qual o processo é interrompido sempre que o SO julgar necessário. Dentre os motivos que justificam o SO interromper o processo está o término da fatia de tempo (quantum) que o processo possui;
· o SJF não preemptivo, no qual se escolhe o processo que represente o menor trabalho, introduz aqui um problema relativo a: como saber qual é o menor trabalho? SJF vem do inglês Shortest Job Fisrt, que significa o menor trabalho primeiro. Por ser não preemptivo este processo, uma vez iniciado na CPU, é executado até o seu término;
· o SJF preemptivo também escolhe o processo que represente o menor trabalho e interrompe o processo após o término do quantum de tempo;
· o escalonador por Prioridade Preemptivo faz o escalonamento baseado na simples prioridade dos processos e encerrando-os quando esses processos esgotarem os seus respectivos quantum  de tempo;
· o algoritmo escalonador Round Robin é idêntico ao FCFS, porém é preemptivo, assim, trata-se de um sinônimo de escalonamento por revezamento, e é uma abordagem bastante comum.
A prioridade de um determinado processo pode ser definida arbitrariamente pelo gerenciador de processos ou pode receber maior prioridade, caso isso seja decidido pelo usuário, para que o quantum de tempo de um processo seja maior que os outros é necessários que os aplicativos conversem com o SO, e isso é feito através de linguagem de programação. Sendo assim, o SO pode também aprimorar recursos no hardware 
Referencias 
https://ufftech.com/evolucao-dos-pcs/
https://eduardoklosowski.wordpress.com/2014/07/28/como-funciona-o-computador-sistema-operacional/
https://sites.google.com/site/proffernandosiqueiraso/aulas/1-visao-geral-dos-sistemas-operacionais
http://tuti-sisop.blogspot.com/2014/04/8.html
https://unifacs.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller#
https://www.inf.pucrs.br/flash/lapro2/trab021/trabalho.html

Outros materiais