Buscar

Relações entre História e Sociologia - Eletiva 2

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia a citação a seguir: 
“O pessimismo generalizado em nossa elite política quanto à viabilidade não apenas política, mas até mesmo cultural e social do país, em fim quanto à nossa capacidade de "autodeterminação" como Nação, apoiava-se em larga medida num sentimento fatalista de que éramos "geneticamente inferiores [...]". 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em : COSTA, Valeriano Mendes Ferreira. Vertentes democráticas em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque. Lua Nova, São Paulo, n. 26, p. 219-248, Aug. 1992, p. 228. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451992000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, assinale a alternativa que indica corretamente os motivos pelos quais o livro Casa-Grande e Senzala se tornou um marco:
	
	A
	Pois Gilberto Freyre indica possibilidades de como superar a inferioridade racial brasileira.
	
	B
	Pelo fato da miscigenação aparecer no Livro Casa Grande e Senzala como algo que não influencia a identidade nacional.
	
	C
	Pois o autor colocou uma centralidade nas relações familiares patriarcais enquanto definidoras da estrutura social.
	
	D
	Porque a A família patriarcal, a monocultura exportadora e a escravidão, eram fatores de pouca relevância na formação sociocultural do país, segundo a obra. 
	
	E
	Pois o livro aborda as diferenças estruturais entre os modelos de família no Brasil e na França.
Questão 2/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o extrato de texto a seguir:
“O autor de Casa Grande e Senzala afirmava, no prefácio à 1ª edição desta obra, que a miscigenação corrigia os efeitos aristocratizantes que a monocultura latifundiária e escravocrata tendia a provocar”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REZENDE, Maria Jose de. A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda. v.3, Revista Plural: São Paulo, 1996, p. 19.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, assinale a alternativa que indica corretamente a relação entre miscigenação e democracia no Brasil:
	
	A
	Vertentes historiográficas indicam um caminho próximo das organizações europeias para uma democracia no Brasil.
	
	B
	A democracia, no Brasil, seria possível pela positividade da miscigenação que Freyre observou na formação do país.
	
	C
	Existe uma possibilidade democrática que está na retomada do modo de vida dos povos nativos brasileiros.
	
	D
	A miscigenação não oferece relações entre os processos democráticos, uma vez que não faz parte da formação do Brasil.
	
	E
	A democracia só seria possível no Brasil, com uma higienização de branqueamento racial da população. 
Questão 3/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Empenhado em revelar nossa "potencialidade democrática", Sérgio Buarque de Holanda procura, em todos os níveis da sociedade, sinais de transformação social e política quer no sentido de maior igualdade de direitos civis, políticos e sociais, quer no da "modernização" econômica e social”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Valeriano Mendes Ferreira. Vertentes democráticas em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque. Lua Nova, São Paulo, n. 26, p. 219-248, Aug.  1992. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451992000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, identifique a alternativa que apresenta corretamente a ideia da obra Raízes do Brasil:
	
	A
	Apontar também para a possibilidade de transformações políticas atreladas a um Estado autoritário.
	
	B
	Demostrar que nunca teria havido democracia no Brasil, e de que necessitávamos de uma revolução vertical. 
	
	C
	O autor investiu a favor da tese que procurava vincular os fundamentos da estrutura agrária e patriarcal da sociedade das transformações econômicas e sociais.
	
	D
	Confirmar que em todos os momentos da história do país prevaleciam relações políticas de caráter público.
	
	E
	Para o autor, o grupo familiar não conhecia restrição, o pátrio tinha poder ilimitado e a entidade privada cedia lugar a esfera pública. 
Questão 4/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Assim, o processo civilizador sai da superfície 'uniformemente de uma maneira específica que transcende as diferenças individuais' [...] estruturas de comportamento –, inserindo-se em instâncias mais profundas do ser, como as estruturas, mental e emocional, e quando está profundamente constituído no indivíduo [...]".
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Jefferson Alexandre. Norbert Elias. O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes. Humanidades em diálogo, v. 4, n. 2, p. 195-200, 2012,p. 199. 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base História e Sociologia: a contribuição de Norbert Elias, sobre os aspectos que Elias analisou para O processo civilizador, assinale a alternativa correta: 
	
	A
	Verificou que a socialização dos indivíduos acontece pela família, impossibilitando outras formas de compreender os grupos sociais.
	
	B
	Percebeu que as interações sociais são possíveis apenas quando existe uma forte pressão para que os indivíduos aprendam a criar vínculos reais.
	
	C
	Identificou que a espiritualidade é o fator determinante para compreender a realidade social que cada grupo está inserido, em tempo e espaço.
	
	D
	Fez um estudo focado em diferentes práticas sociais que demonstram o caráter múltiplo do ser humano: das estruturas ás emoções.
	
	E
	Reparou que a produção artística do ser humano, em diferentes épocas, demonstra os vínculos sociais mais do que suas práticas cotidianas.
Questão 5/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Percorrer a obra de Elias permite descortinar um pensamento original, ancorado em instrumentos conceituais e pressupostos teóricos próprios, que ajusta contas com toda uma tradição gnosiológica, ao mesmo tempo em que lança ao debate uma interpretação particular da história humana”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MALERBA, Jurandir. A influência intelectual de Norbert Elias. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 9, n. 1, p. 59-68, 2004, p. 59. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base História e Sociologia: a contribuição de Norbert Elias, assinale a alternativa que indica corretamente as associações de Norbert Elias entre a História, Sociologia e Psicologia:
	
	A
	A relação entre essas áreas do conhecimento é impossível ser pensada na mesma perspectiva acadêmica.
	
	B
	Os diferentes atores sociais que compõe determinadas organizações devem ser sempre pensados na perspectiva psicológica.
	
	C
	Integrou psicologia, sociologia e história, fundamentando suas reflexões teóricas em dados empíricos. 
	
	D
	A compreensão das estruturas sociais oferece subsídios teóricos necessários para uma análise interdisciplinar com a Psicologia.
	
	E
	O cientista social tem como respaldo a construção de um objeto próprio que lhe dá legitimidade para negar propostas interdisciplinares.
Questão 6/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O impacto "revolucionário" de Casa Grande e Senzala, especialmente se tivermos em conta o momento de sua publicação (1933), explica-se pela inversão radical operada por Gilberto Freyre tanto na metodologia quanto no sentido político que dominava a investigação social no Brasil ”. 
Após essa avaliação,caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em : COSTA, Valeriano Mendes Ferreira. Vertentes democráticas em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque. Lua Nova,  São Paulo,  n. 26, p. 219-248,  Aug.  1992, p. 228. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451992000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020.   
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, assinale a alternativa que apresenta corretamente o impacto da obra Casa-Grande e Senzala:
	
	A
	Gilberto Freyre produziu uma análise focado na representação política e na influência desta para a democracia brasileira.
	
	B
	Freyre produziu uma análise afinada do livro, que demostrava a impossibilidade democrática do país devido as questões raciais.
	
	C
	Gilberto Freyre usou um método de pesquisa externo para ler a organização social do País, as quais foram citadas na obra. 
	
	D
	O livro valorizou a mistura racial que, até então, era vista como algo negativo para o desenvolvimento do país. 
	
	E
	A obra em questão tirava o foco das estruturas familiares, segundo Gilberto Freyre. 
Questão 7/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o excerto de texto a seguir: 
“[...] norma impessoal e impulso afetivo" são pares dinâmicos que Sérgio Buarque abstrai do complexo social para apresentar como o nosso "modo-de-ser", procurando derivar dessa análise "contrapontística" as perspectivas democráticas da sociedade brasileira [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Valeriano Mendes Ferreira. Vertentes democráticas em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque. Lua Nova, São Paulo, n. 26, p. 219-248, Aug.  1992. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451992000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 mar. 2020. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, assinale a alternativa que aborda corretamente a construção do conceito de homem cordial, por Sérgio Buarque de Holanda:
	
	A
	As relações de cordialidade, para Sergio Buarque, possibilitaria a consolidação democrática.
	
	B
	Está relacionado ao comportamento originado dentro das famílias patriarcais, mas que também penetrava a esfera pública.
	
	C
	Seria um comportamento diferente do Homem plural. 
	
	D
	Os domínios público e privado, exclusivamente, estão relacionados ao conceito de homem cordial.
	
	E
	Seria a forma como os homens se comportavam perante as mulheres. 
Questão 8/10 - Relações entre História e Sociologia - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Antônio Cândido, relembrando o impacto da publicação de Casa Grande e Senzala e Raízes do Brasil entre os intelectuais de meados dos anos 30, enfatizou a "radicalidade" política e, acrescentaria, o empenho ideológico, com que Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda se lançaram na aventura de produzir uma reinterpretação "democratizante" do processo de formação da sociedade brasileira”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Valeriano Mendes Ferreira. Vertentes democráticas em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque. Lua Nova,  São Paulo ,  n. 26, p. 219-248,  Aug.  1992 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451992000200008&lng=en&nrm=iso>. acesso em: 24  Nov.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451992000200008.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A democracia em Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, assinale a alternativa que apresenta corretamente os destaques nas contribuições de Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda:
	
	A
	Visaram recuperar uma visão conservadora da formação do Brasil com a intenção de aproximar a Europa do contexto nacional.
	
	B
	Dissertaram de maneiras diferentes sobre: democracia, mestiçagem e cultura brasileira.
	
	C
	Transmitiam um discurso eugenista sobre a população brasileira com o objetivo de estimular o branqueamento da raça.
	
	D
	Dialogavam com Nina Rodrigues e Silvio Romero no tocante a inferioridade do povo brasileiro devido a miscigenação da raça.
	
	E
	Desenvolveram um projeto político de integração entre democracias na América Latina.

Continue navegando