Buscar

AULA 1 CIENCIAS SOCIAIS EXERCÍCIOS 1

Prévia do material em texto

1.
		Costuma-se dizer que todo discurso é um discurso de poder, isso PORQUE todos eles desejam impor verdades a respeito de um tema específico ¿ seja no domínio da ciência, da moral, da ética, do comportamento.
	
	
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	
	as duas são falsas
	
	
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
		2.
		6. Analise as afirmativas abaixo: I - Percebe-se que o discurso político é um lugar de uma verdade condicionada, de ¿faz de conta¿ ou de um ¿fica combinado assim¿, PORQUE II - o que é considerado não é tanto a verdade desta fala lançada publicamente, mas sua força da ¿verdade¿ que ela parece ter. A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
	
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	
		3.
		O discurso político tem por característica:
	
	
	
	Iludir o expectador para melhor envolve-lo.
	
	
	Impor a vontade do emissor em relação ao público alvo.
	
	
	Suscitar a dúvida a respeito de valores previamente consolidados.
	
	
	Possuir objetividade e pouca maleabilidade em relação aos contextos mental, social, econômico.
	
	
	Expressar ideias de forma argumentativa e persuasiva.
	
	
	
		4.
		Poder legítimo é aquele poder que é exercido sob anuência daqueles que a ele estão submetidos. Quando o poder é utilizado de forma legítima, ou seja, sob o consentimento daqueles a quem cumpre seguir as determinações estabelecidas, denominamos esse poder de "autoridade". Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Autoridade é aquele agente que se investe num poder legitimamente recebido.
PORQUE
II - A autoridade é reconhecida como legítima, seja pelo costume e a tradição (dominação tradicional), pelo carisma (dominação carismática) ou pela legalidade em que se fundamenta (dominação legal).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
Explicação:
Demonstrar conhecimentos sobre as questões da dominação em Max Weber
		5.
		A linguagem permite ao homem pensar e agir. Isso porque não há ação sem pensamento, nem pensamento sem linguagem. No discurso político o locutor deixa de se situar em um nível da convicção. Aristóteles abre a discussão sobre a trilogia retórica: o Logos, Ethos e Pathos. Dentre estes tipos de argumentação, qual esta ligada a instrumentos relativos a sentimentos e afetos:
	
	
	
	Pathos.
	
	
	Moral.
	
	
	Ethos.
	
	
	Ética.
	
	
	Logos.
	
Explicação:
Para compreender como o Pathos intervém no discurso político tenta descrever seus efeitos possíveis, a questão como tocar o outro que é o objetivo que o sujeito falante pode ter para fazer com que este outro não faça reflexões sobre a fala em questões e se deixe levar pelas emoções e afetos.
	
	 
		
	
		6.
		O discuso político tem como característica importante ser uma forma de demonstração de poder, pois seus emissores desejam impor suas verdades sobre temas específicos, seja no campo da ciência, da moral, da ética etc. O esttudo sobre esta forma de imposição da verdade começou com os:
	
	
	
	romanos
	
	
	gregos
	
	
	ingleses
	
	
	alemães
	
	
	franceses
	
Explicação:
 
O discurso político é um texto argumentativo, fortemente persuasivo, emnome do bem comum, alicerçado por pontos de vista do emissor ou denunciadores que representa, e por informações compartilhadas quetraduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros. O discurso político é, provavelmente, tão antigo quanto a vida do ser humano em sociedade. Na Grécia antiga, o político era o cidadão da " pólis" (cidade, vida em sociedade), que, responsável pelos negócios públicos,decidia tudo em diálogo na "agora" (praça onde se realizavam asassembleias dos cidadãos), mediante palavras persuasivas. Daí o aparecimento do discurso político, baseado na retórica e na oratória,orientado para convencer o povo. Assim, a resposta correta é: gregos.
		8.
		A Ciência Política é uma ciência específica que estuda os aspectos políticos sociais atuais e passados. O poder esta ligado e relacionado diretamente à política. Numa democracia o povo é o fator que decide aqueles que governarão, concedendo-lhe o poder. As condições em que o poder é desempenhado e a forma como os governos o empregam apresentam várias lógicas na ciência política. Quando este poder é exercido sob anuência daqueles que a ele estão submetidos é chamado:
	
	
	
	Poder Legislativo.
	
	
	Poder Executivo.
	
	
	Poder legítimo.
	
	
	Poder discricionário.
	
	
	Poder de autoridade.
	
Explicação:
Nem todo poder é político, e nem todo poder político implica necessariamente o uso da força. O uso da força é uma condição necessária, mas não suficiente para existência do poder político. O poder político assume a coordenação e a supremacia de todos os outros tipos de poder, constituindo-se no núcleo da ação política, submetendo todos os indivíduos à sua coercibilidade em virtude da crença em sua legitimidade. Assim, a resposta correta é: Poder legítimo.
		7.
		Sobre o papel do discurso na construção da vontade coletiva é correto o que se afirma em:
	
	
	
	e) O discurso político evita impor verdades a respeito de um tema específico.
	
	
	b) O discurso político busca tudo , menos o convencimento do expectador.
	
	
	a) é próprio do discurso político a luta pelo poder.
	
	
	c) Não há preocupação no discurso político em convencer o expectador.
	
	
	d) O discurso político evita a luta pelo poder.
		1.
		O Discurso Político é, provavelmente, tão antigo quanto a vida do ser humano na sociedade. O Discurso Político está baseado na retórica e na oratória, orientado a convencer o povo. O Discurso Político implica um espaço de visibilidade para o cidadão, que procura impor suas ideias, valores e projetos pela força da palavra. Assinale, dentre as opções abaixo, quando, historicamente, inciam os estudos mais aprofundados deste tipo de discurso:
	
	
	
	Início do Século XVI com o Absolutismo.
	
	
	Com o nascimento da Monarquia.
	
	
	Pelos Iluministas ¿ 1751.
	
	
	Com o início do Estado Liberal.
	
	
	Desde os tempos da democracia grega.
	
Explicação:
O Discurso Político, bem como sua forma, é estudado de maneira mais aprofundada desde os tempos da democracia grega, quando a participação do cidadão na política da cidade possui caráter essencial no processo de formação da vontade coletiva.
		2.
		Quando da análise do Discurso Político e na realização deste processo, o sujeito falante recorre aos procedimentos de enunciação locutivos que estão em vigor np grupo social ao qual pertence. A finalidade desse processo é a adesão à normas sociais de comportamento, que tem como um dos tipos de argumentação o discurso vinculado a instrumentos relativos que se vinculam a sentimentos e afetos. Este tipo de argumentação é decrito dentro do Discurso Político como:
	
	
	
	Ethos
	
	
	Pathos
	
	
	Logos
	
	
	Morais
	
	
	Jurídicos
	
Explicação:
Em uma perspectiva da análise do discurso, os sentimentos não podem ser considerados nem como uma sensação,  como força argumentativa, nem como um experimentado,nem como um expresso, pois, se de um lado, o discurso pode ser portador e desencadeador de sentimentos ou emoções, de outro, não é nele que se encontra a prova de autenticidade do que se sente. - mas sim a meneira com é transmitida estes sentimentos, por exemplo: alegria, tristeza, orgulho, desejos etc. O sujeito falante então recorre a estratégias discursivas que tendem a tocar a emoção e os sentimentos do interlocutor - ou do público - de maneira a seduzir ou, ao contrário, lhe fazer medo. Trata-se de um processo de dramatização que consiste em provocar a adesão passional do outro atingindo suas pulsões emocionais.  Este discurso  utilizado para se falar desta questão : pathos, emoção, sentimento, afeto, paixão. Assim, a resposta correta é: Pathos.
		3.
		O estudo do discurso político tem relação direta com aspectos como a razão, a emoção e a autoridade de quem profere a argumentação. Quando se trata de Política muitos possuem uma característica para determinar e fazer valer suas escolhas em um universo de possbilidades. Que característica seria esta?
	
	
	
	Lógica
	
	
	Discurso
	
	
	Relações Sociais
	
	
	Ciência Políticas
	
	
	Poder
	
Explicação:
Toda identidade precisa ser representada, e que essa representação se dá, também, por vias discursivas, será imbuído de poder aquele que puder estabelecer e representar a identidade. Antes de questionarmos a representação das identidades, ou, de modo mais derradeiro, antes de questionarmos os discursos, é preciso um movimento anterior: o de se analisar de que maneira as identidades com vistas ao exercício do poder se constituem discursivamente. Nesta discursividade do plano político, a análise deste pelos prismas da razão, emoção e autoridade do emissor do discurso é a relação entre política e poder. Assim, a resposta correta é: Poder.
		4.
		O sociólogo Antonny Giddens afirma que" ele é a habilidade de os indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas". Esta é a definição de
	
	
	
	razão.
	
	
	coação.
	
	
	poder.
	
	
	sensibilidade.
	
	
	emoção.
	
Explicação: Há uma relação entre o poder e a coerção na sociedade.
	
	 
		
	
		7.
		O discuso político tem como característica importante ser uma forma de demonstração de poder, pois seus emissores desejam impor suas verdades sobre temas específicos, seja no campo da ciência, da moral, da ética etc. O esttudo sobre esta forma de imposição da verdade começou com os:
	
	
	
	franceses
	
	
	romanos
	
	
	ingleses
	
	
	gregos
	
	
	alemães
	
Explicação:
 
O discurso político é um texto argumentativo, fortemente persuasivo, emnome do bem comum, alicerçado por pontos de vista do emissor ou denunciadores que representa, e por informações compartilhadas quetraduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros. O discurso político é, provavelmente, tão antigo quanto a vida do ser humano em sociedade. Na Grécia antiga, o político era o cidadão da " pólis" (cidade, vida em sociedade), que, responsável pelos negócios públicos,decidia tudo em diálogo na "agora" (praça onde se realizavam asassembleias dos cidadãos), mediante palavras persuasivas. Daí o aparecimento do discurso político, baseado na retórica e na oratória,orientado para convencer o povo. Assim, a resposta correta é: gregos.

Continue navegando