Buscar

Resumo PODER, politica e estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PODER, POLITICA E ESTADO
Estudo relacionado com a Ciência política.
Poder se refere à capacidade de agir ou de determinar o comportamento dos outros. Para Weber poder é a capacidade de uma pessoa ou um grupo de pessoas impor sua vontade sua vontade a outras. 
As relações de poder perpassam todas as relações sociais seja na esfera pública (governos e suas leis) quanto na esfera privada (círculo familiar ou de amizade).
São numerosas as formas de exercício de poder. Podemos destacar três formas predominantes:
Poder econômico: Posse de bens materiais, como os meios de produção. Exemplo: o poder dos bancos sobre as decisões dos governos dos mais diversos países.
Poder ideológico: Através da manipulação de ideias e informações, influencia o comportamento das pessoas. Exemplo: o poder das grandes empresas de comunicação.
Poder político: Através de instrumentos e mecanismos como a legislação ou a repressão policial, determina o comportamento das pessoas.
O controle social pode ser exercido de várias formas, por meio de diferentes agentes. A repressão policial é um exemplo disso.
FORMAS DE EXERCÍCIO E LEGITIMIDADE DO PODER
O exercício do poder pode ser legítimo ou não. Ele é legítimo quando há o consentimento dos que obedecem.
Quando se baseia exclusivamente na força, não se considera legítimo. Exemplo: o poder das milícias e do tráfico de drogas nas favelas no Rio de Janeiro.
Para Weber o exercício legitimo de poder é chamado de dominação.
De acordo com o sociólogo alemão Max Weber, existem três tipos puros de dominação considerados legítimos:
Racional legal: Nestes casos, a legitimidade deriva do cálculo e da escolha racionais, a partir dos quais se chega à conclusão de que vale a pena abrir mão de certo nível de liberdade em nome de algumas vantagens que a obediência pode trazer. 
Exemplo: Quando aceitamos pagar impostos ao Estado, na condição de que este garanta alguma contrapartida (segurança, saúde, educação etc.)
Tradicional: Poder que se sustenta no costume e na tradição, no caráter inquestionável da autoridade de certos grupos ou instituições. Exemplo: Autoridade eclesiástica; A mãe e o filho; 
Carismática: A legitimidade do poder se sustenta na crença de que aquele que o exerce possui características especiais, que o fazem merecedor da obediência dos demais. Exemplo: Líderes de movimentos messiânicos e alguns estadistas. Getúlio Vargas; Jesus, Buda, JK e Lula.

Continue navegando