Buscar

redação enzima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Ana Paula da Rocha Malheiro
Atividade: Redação de pelo menos uma pagina sobre a aplicação de enzimas na industria farmacêutica, e sobre as vantagens da imobilização enzimática para os processos de fluxo continuo.
No mundo atual , temos uma grande tecnologia que vem sendo empregada na indústria , entre elas na Indústria Farmacêutica é a tecnologia enzimática, o aprimoramento dos métodos da tecnologia enzimática é de suma importância, pois sua otimização aumentará a capacidade de produção de insumos de todas as áreas.Em um mercado que não para de crescer – hoje, enzimas para uso industrial perfazem aproximadamente 60% de todo o mercado de enzimas.
As enzimas são, na sua maioria, proteínas catalisadoras, ou seja, aceleram reações químicas, e isso tudo em um ambiente de pH ameno  e temperatura mediana, ao menos para a grande maioria delas. Na indústria farmacêutica, as enzimas tem grande importância em vários segmentos, não somente na aplicação de enzimas para otimizar processos industriais, mas também na pesquisa e desenvolvimento de fármacos para usos diversos.
Existem muitas vantagens em se trabalhar com enzimas nos processo industriais, pois possui grande especificidades a seus substratos, gerando substâncias com alto grau de pureza, sendo muito atraente sua utilização pois possuem atoxicidade eliminando etapas de tratamento no produto final e de seus efluentes.
O grande desafio hoje se dá no seu reaproveitamento ou recuperação do seu produto final, haja visto que hoje se trabalha com a enzima em sua forma livre. 
Então criou – se uma maneira de reaproveitar as enzimas através da IMOBILIZAÇÃO enzimática, tornando o processo mais atrativos, uma vez que os custos diminuem e a otimização dos processos se eleva. A viabilidade dessa operação se dá por custo x eficiência. Desenvolveu –se métodos com o bjetivo de fixar as enzimas em suportes sólidos tornando estas insolúveis no meio reacional, resultando em enzimas imobilizadas , sendo sua grande vantagem: altamente seletiva ao substrato, mais estáveis e facilmente separáveis do produto final.
A utilização de reatores de fluxo contínuo na indústria farmoquímica pode apresentar enormes vantagens em todas as fases do desenvolvimento de novas fármacos, desde as fases iniciais (química medicinal) até a produção. Nas fases iniciais de desenvolvimento, na criação de bibliotecas de substâncias, o pequeno volume destes reatores possibilita que em um curto espaço de tempo dezenas de experimentos sejam conduzidos, possibilitando a síntese de inúmeras moléculas de maneira rápida e automatizada.
Processos de enzimas imobilizadas são organizados de modo contínuo usando leitos fixos ou fluidizados, por serem facilmente controlados, as enzimas imobilizadas podem ser solúveis ou insolúveis e serão separadas por diferentes processos.
As enzimas imobilizadas são utilizadas em reatores químicos na indústria, os reatores enzimáticos podem ser classificados em homogêneos e heterogêneos, dependendo do número de fase do processo, a forma da operação ao grau da mistura, podendo ser descontínua ( batelada) ou contínuo . As enzimas imobilizadas oferecem uma catalise heterogênea com ótimas vantagens, é possível utilizar um único lote de enzima até o final da reação.
Os processos contínuos tem grande vantagem em relação ao de bateladas pois são mais automatizados favorecendo um melhor controle de qualidade do produto final. A aplicação da tecnologia de fluxo contínuo vem ganhando espaço na síntese de moléculas de alto valor agregado, como ingredientes farmacêuticos ativos. Muitas são as vantagens de sua implementação. A tecnologia de reações em regime de fluxo contínuo pode ser caracterizada por uma gama de diferentes reatores tubulares. Em reações sob regime de fluxo contínuo o meio reacional flui pelos reatores e as reações químicas ocorrem de maneira contínua. Neste caso, o tempo de reação é determinado pelo fluxo e o volume do reator, e é chamado de tempo de residência.
Os tipos de reatores contínuos mais usados são 2 : Reatores Contínuos Tipo Tanque Agitado , CSTR e o tuburlar(leito fixo, leito fluidizado, reator de membrana) .

Continue navegando