Buscar

Karl Marx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A maioria das pessoas concordam que nós precisamos aprimorar o nosso sistema económico de alguma forma. Mas também descartamos as ideis do crítico mais famoso e ambicioso do capitalismo.
Isso não é muito surpreendente. Na prática, suas ideis e políticas econômicas tem sido usadas para criar desastroasas economias planejadas e ditaduras desagradaveis. Entretanto, não deveriamos descartar Marx tão rápido. Nós devemos vê-lo como um guia de diagnóstico das doenças do capitalismo, que nos ajuda a navegar para um futuro mais promissor.
O capitalismo terá que ser reformado - e a análise de Marx fará parte de qualquer resposta.
Marx nasceu em 1818 em Tréveris, Alemanha, cedo ele se tornou envolvido com o partido comunista, um pequeno grupo de intectuais advogando pela derrubada do sistema de classes e a abolição da propriedade privada. Ele trabalho como jornalista e teve que fugir da Alemanha se situando eventualmente em Londres. 
Marx escreveu um enorme numero de livros e artigos(alguns com seu amigo Friedrich Engels):
- The communist Manifesto (1848)
- The German Ideology (1845)
- Theses on Feurbach (1845)
- The Holy Family (1845)
- 1844 Manuscripts (1844)
- Critique of Hegel's Philosophy of Rigth (1843)
Em maioria Marx escreveu sobre o capitalismo, o tipo de economia que dominava o mundo ocidental. Era assim no seu tempo, e continua sendo, contudo, Marx foi um dos seus criticos mais inteligentes e perceptivos.
Estes são alguns dos problemas com os quais ele se indentificou:
1. O trabalho moderno é "alienado"
Uma das maiores sacadas de Marx é que o trabalho pode nos dar algumas das nossas maiores alegrias, mas para que o trabalho seja feito em ordem Marx escreveu que os trabalhadores precisam "ver eles mesmo nos objetivos que eles criaram".
 Parte do problema do mundo moderno no trabalho é que é incrivelmente especializado. Especializar trabalhos faz a economia moderna mais eficiente, mas eles também significam que é raramente possível para que qualquer um trabalhador ter o senso da genuína contribuição que ele está fazendo para as reais necessidades da humanidade.
 Marx argumentou que o trabalho moderno leva a alienação (Entfremdung).
 Em outras palavras, um sentimento de desconexão entro o que você faz todo dia e quem você realmente sente que é, e como é capaz de contribuir para a existência.
2. O trabalho moderno é inseguro. 
O capitalismo torna o ser humano totalmente dispensável, apenas um fator entrou nas formas de produção que podem impiedosamente ir embora no minuto que os custos aumentarem ou poupanças puderem ser feitas através da tecnologia. E ainda, como Marx sabia, lá dentro de nós, não queremos ser mandados embora arbitrariamente, nós somos aterrorizados pela ideia de sermos abandonados.
O comunismo não é apenas um teoria econômica, entendido emocionalmente, ele expressa o anseio profundo de que nós sempre temos um lugar no coração do mundo, de que nós vamos ser jogados fora.
3. Trabalhadores são pagos pouco enquanto capitalistas ficam ricos.
Esta deve ter sido, talvez, a mais óbvia reclamação que Marx teve contra o capitalismo. Em particular, ele acreditava que o capitalismo reduzia os salários dos trabalhadores tanto quanto o possível a fim de aumentar a margem de lucro. Ele chamou isso de acumulação primitiva (ursprünglice akkumulation).
Ao passo que os capitalistas veem o lucro como uma recompensa pela inovação e talento tecnológico, Marx vai mais fundo, Lucro é simplesmente roubo, e que você está roubando é o talento e o trabalho duro da sua força de trabalho.
Ainda que muitos tenham o fundamental, Marx insiste que, no seu fundo, capitalismo significa pagar ao trabalhador um preço para fazer algo que pode ser vendido para outro por um preço mais alto. Lucro é um termo bonito para exploração.
4. O capitalismo é muito instável.
Marx propôs que os sistemas capitalistas eram caracterizados por uma série de crises. Cada crise é tida pelos capitalistas como sendo, de alguma forma, incomum, rara e em breve a última delas. Longe disso, argumentou Marx. Crises são endêmicas no capitalismo e são causadas por algo ímpar. O fato de sermos capazes de produzir demais, mais do que qualquer um precisa consumir.
A crise capitalista é uma crise de abundância, em vez de - como no passado - crises de escassez.
 Nossas fábricas e sistemas são tão eficientes que poderíamos dar a todos desse planeta carros, casas, acesso a uma escola decente e hospital e isso era o que irritava Marx, mas também o fazia esperançoso. 
Muitos de nós, na verdade, precisam trabalhar, porque a economia é muito produtiva. Mas ao invés de ver a não necessidade de trabalho como liberdade, nós reclamamos disso masoquistamente e descrevemos isso pela palavra pejorativa "desemprego". Nós devemos chamar isso de liberdade.
 Há muito desemprego por uma boa, profunda e admirável razão: por nós sermos tão bons e fazer coisas eficientemente, nós não precisamos sujar a cara de carvão. Mas nesse caso, nós devemos - pensou Marx - tornar o lazer admirável. Nós devemos redistribuir a riqueza das corporações massivas que fazem dinheiro em exagero e dá-la para todos. Isso é, em nosso estilo, um sonho tão bonito quanto a promessa dos céus feita por Jesus, mas de uma forma que soa mais realista.
5. Capitalismo é ruim para capitalistas.
 Marx não pensava que os capitalistas eram malvados. Por exemplo, ele estava ciente das tristezas e das agonias secretas que estavam de trás do casamento burguês.
 Marx argumentou que o casamento era na verdade uma extensão dos negócios e que a família burguesa estava cheira de tensão, opressão e ressentimento com pessoas permanecendo juntas não por amor, mas por razões financeiras.
 Marx acreditava que o sistema capitalista era colocar os interesses econômicos como coração das suas vidas, então eles não poderiam tanto conhecer profundos e honestos relacionamentos.
 Ele chamou essa tendência psicológica de fetichismo de comodidade (Warenfetischismus). Porque nos fazer valorizar coisas que não possuem valor objetivo.
 Ele queria que as pessoas fossem livres da restrição financeira, assim eles poderiam - ao menos - começar a fazer sensíveis e saudáveis escolhas em seus relacionamentos.
 A resposta feminista do século 20 a opressão das mulheres, argumentava que as mulheres poderiam ser capazes de sair pra trabalhar. A resposta de Marx era mais sútil. Essa insistência feminista meramente perpetua a escravidão humana. O ponto não é que as mulheres devem imitar os sofrimentos dos seus colegas homens é que os homens e mulheres devem ter a permanente opção de aproveitar o lazer.
· Um importante aspecto do trabalho de Marx é que ele propõe que há uma traiçoeira e sutil maneira na qual o sistema econômico colore os tipos de ideias que nós estamos tendo. A economia gera o que Marx chamou de “ideologia”.
· A sociedade capitalista é onde a maioria das pessoas, ricas e pobres acreditam em todos os tipos de coisas que são apenas valores de juízo que os trazem de volta para o sistema econômica, por exemplo, a pessoa que não trabalho é inútil, que descansa (durante algumas semanas no ano) é pecaminoso, que mais pertences nos fará felizes e que as coisas que valem a pena (e pessoas) vão invariavelmente fazer dinheiro.
· Em resumo, um dos piores demônios do capitalismo não é que há pessoas corruptas no topo – isso é verdade em qualquer hierarquia humana – mas que as ideias capitalistas ensina todos nós a sermos ansiosos, competitivos, conformistas e politicamente complacentes.
· Marx não apenas destacou o que estava errado no capitalismo: nós também temos vislumbre de como Marx queria que o ideal utópico de futuro fosse.
· Em seu “Manifesto Comunista” ele descreve um mundo sem propriedade privada ou riqueza herdada, com um abrupto imposto de renda, controle centralizado do banco, comunicação, indústria de transportes e educação pública e grátis. 
· Marx também esperava que a sociedade comunista iria convidar as pessoas a desenvolverem vários lados diferentes de suas naturezas: A sociedade comunista “torna possível para mimfazer uma coisa hoje e outra amanhã, caçar pela manhã, pescar à tarde, criar gado a noite, criticar depois do jantar, como eu desejar, sem jamais me tornar um caçador, pescador, criador de gado ou crítico”.
· Depois que Marx se mudou para Londres, ele foi apoiado por seu amigo e parceiro intelectual, Friedrich Engels, um homem rico do qual o pai ganhou um algodoeiro em Manchester. Engels cobriu as dívidas de Marx e se certificou que seus trabalhos fossem publicados. (O capitalismo pagou pelo comunismo)
“Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas, O que importa é transformá-lo” – Karl Marx

Continue navegando