Buscar

AVALIAÇÃO FINAL(DISCURSIVA) -NOÇÕES DE DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Noções de Direito 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	1.
	Ao tratar as pessoas em sua parte geral, o Código Civil classifica as pessoas como físicas (naturais) ou jurídicas. As pessoas físicas são os seres humanos e as pessoas jurídicas são entidades que nascem para o Direito a partir de um ato jurídico. Disserte sobre a pessoa física e a pessoa jurídica apresentando de que forma cada uma delas adquire sua personalidade jurídica, por meio da qual se inicia sua existência para o Direito.
	Resposta Esperada:
A pessoa física ou natural é o ser humano, que passa a existir para o Direito por meio do nascimento, que é um fato natural. * Com o nascimento, portanto, os seres humanos passam a ser titulares de direito e obrigações, adquirindo personalidade jurídica ? embora exista a proteção jurídica do nascituro desde a concepção. * Direitos previstos na constituição como o nome, a vida, a igualdade e a dignidade decorrem da personalidade jurídica. * Já a pessoa jurídica é a entidade formada por pessoas ou bens, que, constituída na forma legalmente prevista, adquire personalidade jurídica própria. * Sua constituição acontece por meio de documento próprio e específico que, regularmente elaborado e registrado no órgão competente, surge como sujeito de direito, titular de direitos e obrigações.
	2.
	Analise o seguinte caso: Maria comprou um ingresso para assistir a peça teatral "Tudo pela esperança". Seu ingresso lhe garantia o assento 25, localizado na segunda fileira em frente ao palco. Lá chegando, percebeu que seu assento havia sido vendido a outra pessoa. O teatro lhe ofertou outro assento, logo atrás daquele que havia comprado. Frente ao estudo realizado sobre direito objetivo e subjetivo, identifique-os no caso relatado, além de apresentar o conceito de ambos.
	Resposta Esperada:
O direito objetivo refere-se a regras de cumprimento obrigatório, ou seja, o teatro deveria ter garantido a Maria o assento que lhe foi vendido. Já o direito subjetivo é a faculdade que o indivíduo possui de exercer ou não seu direito. No caso em tela, Maria poderia exigir sentar no local por ela pago, ou simplesmente sentar-se em outro, indicado pelo teatro.

Continue navegando