A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Gestão Financeira (EMD05) Avaliação II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Gestão Financeira (EMD05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637285) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18258037
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	 a)
	II - II - I - III.
	 b)
	II - II - III - I.
	 c)
	III - II - I - III.
	 d)
	III - I - II - III.
	2.
	A estrutura de capital, dentro de uma organização, está composta de capital próprio e capital de terceiros, porém, dificilmente, existirá uma equidade entre ambos, ou seja, valores serão diferentes. Nesse contexto, os riscos são eminentes, sejam eles econômicos ou financeiros. Partindo dessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao risco econômico:
	 a)
	Elevação de impostos federais.
	 b)
	Possíveis elevações nas taxas de juros.
	 c)
	Inadimplência creditícia.
	 d)
	Elevação de impostos estaduais.
	3.
	A aceitação de um projeto vai de acordo com o retorno financeiro previsto para a empresa. Existem alguns métodos de avaliação de projetos para avaliar a aceitação dos investimentos, e, como exemplo, cita-se VPL, TIR e PAYBACK. Nessas condições, analise as sentenças a seguir:
I- Ao utilizar o Payback como critério para investir num determinado projeto, o gestor financeiro aceita o projeto quando o Payback for menor que o número mínimo de períodos aceitáveis.
II- A TIR de um investimento é considerada como a taxa de juros que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) do seu fluxo de caixa seja igual a zero.
III- O Payback Simples não considera o valor do dinheiro/capital no decorrer do tempo.
IV- O VPL é um método que as empresas utilizam para construir o orçamento de capital, com o objetivo de avaliar os projetos de investimentos.
V- A técnica do Payback é usada por pequenas empresas na análise da maioria de seus investimentos, muitas vezes, pela complexidade do processo intuitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e V estão corretas.
	4.
	O capital de uma empresa é composto basicamente pelo seu capital próprio e pelo capital de terceiros. Cada um deles tem o seu custo. Sobre o Custo de Capital e Financiamentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fontes de Capital de Longo Prazo / Custo de Capital de Terceiros.
II- Custo do Capital Próprio.
III- Custo Médio Ponderado de Capital.
IV- SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
(    ) É onde encontramos os investimentos em ativos permanentes em que, muitas vezes, o investimento é financiado junto às instituições financeiras. A taxa (ou custo) varia de instituição para instituição, do montante captado, quantidade de períodos para a devolução do capital e da análise de crédito feito sobre a empresa.
(    ) Para que o investimento seja atrativo financeiramente, sua taxa de rendimento deverá ser pelo menos igual o melhor que a taxa básica praticada no sistema financeiro, ou seja, taxa sem risco praticada na economia. Caso contrário, valerá mais aplicar o capital no mercado financeiro, pois seu retorno será maior.
(    ) Trata-se de uma análise do custo de capital, em que são aplicados os custos dos montantes dos capitais envolvidos para a apuração de um custo médio.
(    ) É estabelecido pelos donos do capital. Representa a taxa mínima esperada pelos sócios. Também é conhecida como TMA (taxa mínima de atratividade).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	I - IV - III - II.
	5.
	Todo e qualquer investimento representa uma saída de caixa, do qual se tem expectativa de gerar entradas. Esta movimentação de caixa pode ser representada por uma série de fluxos de caixa convencionais e não convencionais. Quanto aos fluxos de caixa convencionais, como estes podem ser caracterizados?
	 a)
	Por saídas de caixa.
	 b)
	Por investimentos fixos.
	 c)
	Por entradas de caixa.
	 d)
	Por uma saída de caixa inicial e entradas fixas no decorrer de um período.
	6.
	Quando uma organização decide pelo abandono de uma posição de conforto, buscando novas alternativas para crescimento, naturalmente ficará exposta ao risco, evento esse que deverá ser minimizado ao máximo, caso contrário, poderá levar a empresa à insolvência financeira. Com a finalidade de evitar tal situação, algumas ferramentas são utilizadas, denominadas métodos de análise de investimentos. Dentre essas ferramentas, temos a taxa interna de retorno. Assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com a TIR:
	 a)
	A TIR determina o custo do capital investido.
	 b)
	A TIR tem como base a taxa SELIC.
	 c)
	A TIR determina o tempo de retorno do investimento.
	 d)
	A TIR tem a finalidade de zerar o VPL do fluxo de caixa projetado.
	7.
	Os fluxos de caixa apresentam, de forma clara e direta, a capacidade de pagamento das contas da empresa, que devem ser analisadas ao decidir a compra de ativos da empresa. Na elaboração do orçamento de um investimento, o que precisamos considerar?
	 a)
	Entradas de caixa, fluxo de caixa e saída de caixa.
	 b)
	Organização informal, investimento operacional e fluxo de caixa.
	 c)
	Investimento operacional, investimento financeiro e fluxo de caixa.
	 d)
	Investimento inicial, entradas de caixa operacional e fluxo de caixa final.
	8.
	Na seleção de projetos mutuamente excludentes através da utilização da análise incremental, envolvendo dois projetos, onde um é o desafiante (A), outro desafiado (B), são utilizadas duas regras, ou seja, a regra da TIR, e a regra do VPL. Considerando a regra da TIR, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Se a TIR (B-A) for menor que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 b)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto A deverá ser escolhido.
	 c)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 d)
	Se a VPL (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	9.
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".