Buscar

PIM I

Prévia do material em texto

PROJETO EMPÓRIO FRUTARIA
1. OBJETO 
O objeto do nosso estudo é uma rede de restaurantes em expansão que recebe o nome fantasia de “Empório Frutaria – Real Food & Market ”[footnoteRef:1], conhecida notadamente por atuar no ramo de alimentação saudável, ou “healthy food” como preferem classificar. [1: http://emporiofrutaria.com.br/] 
Dentro desse trabalho, iremos introduzir o conceito da empresa, bem como apresentar o modelo de gestão adotada, o perfil do administrador, a forma de comunicação e as técnicas de informática aplicadas para seu funcionamento.
2. INTRODUÇÃO
Estamos assistindo a uma grande mudança em relação à alimentação das pessoas, independentemente de classe social.
A “alimentação saudável” vem acompanhada de uma maior preocupação com a saúde ante o envelhecimento e adoecimento da população, ocorrendo no âmbito mundial.[footnoteRef:2] [2: https://drvictorsorrentino.com.br/alimentacao-e-nutricao-para-comeco-de-conversa/] 
A realidade é de que esse novo conceito é mais que uma moda, pois atualmente está incorporado ao estilo de vida de muitas pessoas.
Além disso, o “Empório Frutaria” apresenta um conceito inovador no que tange à técnicas de cocção, apresentação e qualidade dos pratos servidos, bem como à forma consciente de consumo e descarte de produtos, somando uma loja – como os empórios de antigamente – que disponibiliza para venda, produtos de origem orgânica, livre de açucares, indicados para dietas alimentares restritivas, ou seja, aqueles considerados saudáveis.
Isso porque, para o ‘Empório Frutaria”, a alimentação saudável deve ser tão ou mais prazerosa quanto a que encontramos nas redes de “fast food”. Por isso os pratos são bonitos e realmente saborosos, enterrando o conceito de que comida saudável não tem sabor e tampouco beleza.
3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
3.1 A Empresa “Empório Frutaria – Real Food & Market”
Atua no setor de alimentação e comércio de produtos saudáveis, inspirado em redes internacionais de restaurante, possui um conceito inovador para o mercado brasileiro, especialmente em São Paulo.
O restaurante funciona em conjunto com um empório, resgatando o conceito dos pequenos mercados de antigamente, sendo espaço todo decorado com materiais reutilizáveis, prezando sempre pela sustentabilidade.
No que tange ao preparo dos alimentos, são aplicadas técnicas de cocção como “sous vide”[footnoteRef:3], que consiste no preparo de alimentos de maneira que preserve suas propriedades nutricionais, mantendo a integridade, evitando a perda de umidade e sabor, bem como a utilização de ingredientes livres de agrotóxicos e naturais. [3: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sous-vide] 
O cardápio extenso, com aproximados 135 itens, proporciona uma vasta combinação de culinária de diversos países, bem como sucos naturais e o tão brasileiro Açaí.
Já o Empório, que possui um espaço integrado ao restaurante, disponibiliza para comércio mais de 5000 itens, entre eles: grãos a granel, tais como: castanhas, amendoins, sementes, suplementos alimentares livres de açucares e gorduras, produtos livres de glúten e lactose – massas, pães, queijos, manteigas e iogurtes –, ou seja, tudo para que o consumidor possa se alimentar de maneira saudável e acessível, permitindo, inclusive, que pessoas com dietas alimentares restritivas tenham uma vida “normal”.
Como o Empório Frutaria compõe uma rede inovadora, os concorrentes passaram a surgir após sua implementação e sucesso, mas ainda não encontramos no mercado um restaurante e empório com essa mesma visão. 
Existem restaurantes com propostas semelhantes, quais sejam: Bio, Nattu Organic Natural Food, Nambu, porém nenhum deles possui loja.
Em relação ao empório, a concorrência é maior, haja vista que enfrenta o gigante Mundo Verde e o tradicional Armazém Cerealista, que mudou sua formatação, ampliou a rede e hoje está estabelecida em bairros nobres de São Paulo, porém nenhum deles possui um restaurante incorporado.
Atualmente o “Empório Frutaria” conta com 02 estabelecimentos, o primeiro, inaugurado no início de 2016, na Avenida Helio Pellegrino n° 198 e o segundo inaugurado em meados de 2017, na Rua Oscar Freire n° 433.
Os restaurantes possuem capacidade para acomodar aproximadamente 360 pessoas e atendem pedidos de entrega “delivery” exclusivamente pelo aplicativo IFOOD.
Circulam diariamente em média 1.000 (mil) pessoas, com faturamento total aproximado de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil Reais).
A empresa conta com uma equipe composta por aproximadamente 200 (duzentos) colaboradores, distribuídos nos vários setores. São garçons, auxiliares, cozinheiros, chefes de cozinha, chapeiros, auxiliares de limpeza, pessoal de administrativo, gerência e um administrador geral.
A missão do Empório Frutaria é proporcionar aos seus clientes um ambiente acolhedor, moderno e propagar a idéia de que a comida de verdade traz benefícios incalculáveis á saúde, pois quando preparada com criatividade, amor, conhecimento, e utilizando de produtos livres de agrotóxicos, traz sabor e qualidade de vida, por um preço acessível.
Ainda existe a grande preocupação com o meio ambiente, realizando descarte seletivo e utilizando materiais biodegradáveis.
Em relação à equipe, o “Empório Frutaria”, por ser uma empresa jovem e atual, respeita à diversidade e aposta no material humano, independentemente de raça, credo, orientação sexual, apoiando e estimulando seus colaboradores a serem pessoas melhores, prestando um atendimento cordial e personalizado, onde o cliente é o ator principal.
4. DA GESTÃO
4.1 Perfil do Administrador[footnoteRef:4] [4: http://blog.unipe.br/graduacao/guia-o-perfil-do-profissional-de-administracao] 
4.1.2 Liderança
Sabe motivar e incentivar as pessoas da maneira correta, até porque colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos no trabalho e a alcançar melhores resultados para o time.
O líder é um exemplo para os seus liderados. Afinal, pode exigir comprometimento de sua equipe, pois está sempre presente e motivado.
Sabe estimular seus liderados a buscar sempre o sucesso e o aprimoramento de suas funções e possui papel crucial na formação de outros líderes. Compartilhar seu conhecimento e sua experiência com outras pessoas é outro ponto principal — isso distingue os bons dos maus líderes.
 4.1.3 Saber trabalhar em equipe
O administrador é o responsável por liderar uma equipe e saber como fazer com excelência é fundamental. Pessoas com dificuldades em aceitar ideias e sugestões de seus subordinados colocam, costumeiramente, obstáculos que impedem o bom desenvolvimento do trabalho de todos.
Da mesma maneira, não saber delegar tarefas e responsabilidades, não estimular e reconhecer o trabalho dos colaboradores, bem como não saber gerir conflitos e contornar dificuldades podem fazer com que todo o trabalho do grupo seja prejudicado.
Para trabalhar bem em equipe são necessárias boas doses de jogo de cintura e flexibilidade, bem como altas quantidades de empatia (saber se colocar no lugar do outro e conseguir entender, assim, seus sentimentos e atitudes). Pessoas muito autoritárias, exigentes e que acham que ninguém é tão bom quanto elas mesmas, definitivamente, não sabem trabalhar em equipe.
 4.1.4 Comunicação[footnoteRef:5] [5: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-papel-estrategico-da-comunicacao-nas-organizacoes/98324/] 
“A palavra comunicação é uma derivação do latim Communicare que significa partilhar, tornar comum”[footnoteRef:6]. Ou seja, a comunicação é um conjunto de várias formas de expressão, falas, gestos, interpretações, compreensão, seja dentro da empresa ou fora, constituindo um elo entre quem emite uma mensagem (emissor) e o receptor que recebe a informação. [6: MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação. 3º Edição. Barueri – SP: Manole, 2014.] 
Dessa forma, o processo da comunicação inicia-se com o emissor: que é um dos atores responsáveis pela emissão  da comunicação. Codificação: O ato de conversão de uma mensagem em linguagem,Segundo Robbins (2014[footnoteRef:7]) essa conversão é perceptível pela habilidade, conhecimento e cultura. Mensagem: É em si o objeto da comunicação, notícia ou recado sendo verbal ou escrito. Canal: “é o meio pelo qual cada mensagem trafega que é selecionada pelo destinatário” Robbins (2014, p. 385). Decodificação: É a interpretação de uma mensagem emitida pelo receptor. Receptor: é um dos atores que recebe a mensagem, aquele que recebe a informação e a decodifica e a interpreta. Por fim, temos o feedback que é o retorno, que leva o comportamento do receptor após a interpretação da informação. [7: ROBBINS, Stepen, P.  A nova  administração.  1º Edição.  São Paulo:  Saraiva, 2014] 
O motivo da existência dos conflitos tanto nas organizações como na vida pessoal, é decorrente da falha na comunicação, falha essa que pode ser identificada pelo emissor e pelo receptor, e que pode ser trabalhada através de diversas formas, dentre elas através das categorias. São elas, (MATOS, 2014, p. 04) e aplicadas na empresa em questão:
· Comunicação Interpessoal (interna): efetuada de maneira clara e simples, de modo que todos os colaboradores, independente do nível cognitivo, tenham a compreensão das orientações que recebem.
· Comunicação de grupo (interna): aquela que envolve o conjunto pequeno, médio ou grande de pessoas, que ocorrem em reuniões de equipe e treinamento, e mediante entrega de material informativo sobre os objetivos da empresa e código de conduta da empresa.
· Comunicação de massa (externa): a comunicação dirigida a um grande público, que se utiliza dos meios de comunicação coletiva, em especial as redes sociais, com abastecimento diário com fotos dos pratos, ambiente, produtos comercializados.
Através desses tipos de comunicação, pode-se perceber que o tamanho de sua importância, pois influencia diretamente no comportamento das pessoas, pois de acordo com Matos (2014, p. 05) “a comunicação informa, motiva, ensina, emociona, distrai, entusiasma, dá status, forma opiniões, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, produz até mesmo a incomunicação”.
Além disso, através das redes sociais as pessoas passam a ser influenciadas, seja pela presença de personalidades conhecidas no próprio meio digital, seja no meio televisivo, o que gera também um grande número de novos clientes, que passam a interagir com a página do restaurante.
Essa interatividade entre os clientes/seguidores propiciado pelas redes sociais, em especial o “Instagram”, constitui-se num canal de atendimento rápido, direto e eficiente.
4.1.5 Comportamento flexível
“Constituída na capacidade para modificar o comportamento pessoal para atingir um objetivo.”[footnoteRef:8] [8: SANTOS, Livaldo dos. Fundamentos da Administração. São Paulo: Editora Sol pag. 17 ] 
Pessoas não são questões lógicas, são instáveis, possuem com problemas pessoais e têm características psicológicas e emocionais distintas. Por isso, ter habilidade para lidar com as pessoas que trabalham no mesmo ambiente é essencial para desempenho de um bom trabalho.
Saber ouvir, ser tolerante e paciente com as fragilidades alheias, e reconhecer erros e acertos (seus e dos outros) são atitudes que demonstram maturidade e alto nível de inteligência emocional. 
4.1.6 Organização
Um bom administrador, na maioria das vezes, é uma pessoa organizada, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Até porque se não for, as chances de ficar perdido e confuso em meio a tantos dados e informações que são de sua responsabilidade organizar e analisar são altíssimas.
No entanto, atualmente existem várias ferramentas que auxiliam o administrador, com o intuito que se mantenha “no controle” de suas atribuições, e consiga cumprir metas delegar e se comunicar de maneira eficaz, trazendo resultados positivos para a empresa.
4.1.7 Perfil inovador e proatividade
A inovação e a capacidade criativa são muito importantes para que o administrador consiga manter a empresa no topo.
Dessa forma o administrador criativo e que possui a capacidade de trazer inovação, propor novos produtos e buscar informações de mercado para a empresa é extremamente valorizado.
A proatividade do profissional, aliada a inovação, faz por exemplo, que o administrador perceba que uma pequena mudança na maneira como determinada atividade é realizada na empresa pode trazer benefícios e resultados significativos.
4.1.8 ÉTICA[footnoteRef:9] [9: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/etica-na-administracao-e-nos-negocios/45427/] 
4.1.8.1 O CEPA [footnoteRef:10]– Código de ética do profissional administrador [10: http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenegocios/codetica_adm.pdf] 
4.1.8.2 
I - De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
II - O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.
III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.
Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado. Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente e às leis.
 Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações. Quanto a ser e manter-se ético, diante das circunstâncias, vai depender de cada indivíduo, de cada administrador. O administrador, dentro e fora das organizações deve ter perseverança e lutar pelo seu futuro e de sua família, fazendo sua parte enquanto cidadão, para que tenhamos um mundo melhor, mais justo, onde todos tenham oportunidades.
5. MODELO DE GESTÃO ADOTADA
[footnoteRef:11]O “Empório Frutaria” adota o modelo de Gestão por cadeia de valor. A cadeia de valor é um dos modelos de gestão que mais exige pesquisa de mercado, aliada a tentativa de atender as necessidades dos clientes. [11: PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986. 
_______. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989] 
Nesse caso a empresa possui profissionais especialistas para entender e construir a estratégia com base nas expectativas do cliente.
Assim sendo, o gestor tem como meta organizar a equipe para executar as tarefas sempre baseado no que o cliente quer e no que deve lhe agradar.
[footnoteRef:12] [12: http://www.gestaoporprocessos.com.br/o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter/] 
A Cadeia de Valor de Michael Porter é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas através das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Ou seja, é um conjunto de atividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes.
Todas as planilhas de fluxo de caixa são elaboradas em MSExcel, levando em consideração os custos envolvidos com aquisição de matéria prima e pagamento de fornecedores, gastos com folha de pagamento, manutenção das lojas, custos fixos e variáveis, etc.
Além disso é utilizadoum software da Altec que auxilia com a frente de caixa (caixa e comanda eletrônica) e a retaguarda (compras, estoque e financeiro).
Para apresentações e treinamentos a empresa utiliza MSPower Point, produzindo slides de conteúdo atrativo e que proporcionam aos colaboradores a visão real da empresa.
Para a comunicação “intersetorial”, em especial entre administrador, financeiro e sócios, utiliza-se e-mail diariamente para envio de planilhas de faturamento e assuntos que envolvam pessoal, além de um grupo de “Whatsapp” para assuntos mais corriqueiros ou que demandem uma iniciativa mais rápida.
Em geral, a comunicação nesta empresa ocorre de maneira fácil e fluida.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de todo panorama, consideramos a empresa um modelo inteligente e eficiente de negócio, podendo explorar aspectos importantes em relação à meritocracia e descentralização do poder do administrador. Embora exista diversidade entre a equipe, não existe um plano de carreira traçado e o administrador muitas vezes mostra-se sobrecarregado, pois possui dificuldade em delegar tarefas que poderiam ser realizadas pelos gerentes. 
4

Continue navegando