Buscar

APX1 Estado direito e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APX1- Estado, Direito e Cidadania em Perspectiva Comparada
Cláudio Rodrigues Pereira da Silva 
Matrícula 20113150252
Tecnólogo em Segurança Pública
Polo Niterói 
1- Uma atuação policial (coação, segundo o direito administrativo)
- Como o ato de interromper a circulação de um veículo para averiguação, refere-se a qual dos dois tipos de discricionariedade policial A forma direta de discricionariedade ou “apreciatividade” policial? Justifique.
A forma direta de discricionariedade policial, no ato de parar um veículo em trânsito, é um ato discricionário autoritário que está amparado em lei. 
O ato discricionário se segue com a solicitação dos documentos do condutor e do veículo.
A apreciatividade começa com verificação dos documentos, pessoais do condutor e do veículo, assim como o estado do veículo, cada apreciatividade caberá uma medida administrativa diferente.
Ex: Ao constatar que a placa de identificação do veículo esta adulterada, (multa, recolhimento do veículo a um depósito público).
Ex: Ao constatar que a CNH do condutor esta vencida, (multa, acautelamento do documento para ser enviado ao órgão expedidor).
2- Apresente e comente sobre um exemplo de fissura do monopólio da segurança pública por parte do estado a partir do século xx, no Brasil ou em outras partes do mundo.
O domínio de determinadas áreas (regiões), pela melícia e tráfico de drogas é uma realidade crescente, na nossa cidade do Rio de Janeiro.
Esses territórios dominados em sua maioria tem uma população tida como baixa renda, classe baixa, operaria, o poder público não proporciona os serviços ditos básicos e fundamentais, em muitas saneamento, pavimentação, iluminação pública, etc é uma conquista ainda distante. Podemos dizer que são comunidades entregues a própria sorte e mandos e desmandos dos a dominam, uma cidade dentro de outra cidade, e o mais curioso algumas delas basta atravessar uma avenida e constatar outra realidade.
As pessoas que vivem nas comunidades dominadas pelo chamado poder paralelo, se veem obrigadas a se submeterem as leis ditadas pelos que a dominam, e aos que ousarem descumpri-la em muitas das vezes pagam com a sua própria vida. Triste realidade.

Continue navegando