Buscar

Questionários Ética na Saúde Aula 1 a Aula 5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	Respondido em 23/08/2019 17:48:23
	
Explicação:
Os dois contextos citados, tanto o acúmulo de riquezas pela Igreja, como a exploração da mão-de-obra no contexto fabril, a partir da criação do Capitalismo traduzem as ideias de Certo X Errado ou analogamente ao Bem X Mal profetizadas pelas religiões monoteistas desde a Idade Média.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para Kant, o critério para julgar se uma ação é boa deve ser a/o:
		
	
	Juízo de valor
	
	Moral social
	 
	Motivação
	
	Prazer
	
	Senciência
	Respondido em 23/08/2019 17:48:41
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As discussões sobre a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é individual ou coletivo, se segue do particular para o geral ou vice-versa, tem encontrado certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Assim, o ético se faz a partir do todo social e não a partir da ação individual.
Segundo o texto, podemos esperar que:
		
	
	A Ciência se apresente como meio de adequação das relações sociais.
	
	Instituições privadas se organizem com maior eficiência que instituições públicas.
	
	Os conflitos de interesse entre sociedade e indivíduo devam ser resolvidos pelos governos.
	 
	A sociedade deva fomentar as oportunidades para o pleno desenvolvimento de seus cidadãos.
	
	Indivíduos mais qualificados devam estabelecer os padrões éticos para a coletividade.
	Respondido em 23/08/2019 17:49:39
	
Explicação:
O texto do enunciado trata da via social para que os cidadãos alcancem padrões éticos no exercício do bem. Portanto, é a construção coletiva que cria as referências para o pacto do indivíduo com a sociedade a que pertence. A resposta do gabarito explora justamente esse entendimento, de que a coletividade deve investir em seus cidadãos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates, que elaborou um método que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. Este método é denominado:
		
	 
	maiêutica
	
	morada
	
	virtude
	
	sofista
	
	prudência
	Respondido em 23/08/2019 17:50:28
	
Explicação:
A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas, conferindo a elas um valor intrínseco. A partir dele, o termo ética se afasta tanto do sentido originário de morada quanto de equilíbrio das paixões, tal como Heráclito e Demócrito respectivamente entendiam. Este avanço foi possível sob a elaboração de um método, denominado maiêutica, que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O termo ética deriva de éthos, que significa:
		
	
	Atitude
	
	Essência
	
	Moral
	
	Modo de fazer
	 
	Modo de ser
	Respondido em 23/08/2019 17:50:55
	
Explicação:
A ética se refere literalmente ao modo de ser de cada um de nós.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na Antiguidade Clássica o entendimento de ética está ligado ao homem, seu autoconhecimento e ao modo de viver com sabedoria e encontrar a felicidade. Dentre as opções, assinale a alternativa CORRETA para o filósofo que defende esta concepção:
		
	 
	Sócrates.
	
	Kant.
	
	Hegel.
	
	Platão.
	
	Descartes.
	Respondido em 23/08/2019 17:51:45
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O ato moral, portanto, provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade daquele que promoveu a ação.
Assim nos referimos:
		
	 
	Lei vigente
	
	Cada um por si
	
	Justiça com as próprias mãos
	
	Um por todos e todos por um
	
	Ao poder local
	Respondido em 23/08/2019 17:52:29
	
Explicação:
Seguindo este sentido, a ética pode ser compreendida, como propõe Sánchez Vázquez (2002, 23), de ¿teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade¿.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta:
		
	
	O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
	
	Um ato moral é sinônimo de um ato amoral
	 
	Segundo o pensamento aristotélico, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
	
	A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
	
	O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.
	1a Questão
	
	
	
	A ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de:
		
	
	Teoria maquinal
	 
	Teoria utilitarista
	
	Teoria computacional
	
	Teoria do prazer
	
	Teoria funcional
	Respondido em 23/08/2019 18:31:08
	
Explicação:
A ética industrial, decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de teoria utilitarista, através da qual a vida humana passa a ser concebida como objetivando a maximização da qualidade. Com isso, o debate ético sobre a sacralidade da vida humana começa a perder sentido em detrimento do quanto pode ser feito para que as pessoas, em gera, vivam mais e melhor. Para a Teoria Utilitarista, o objetivo da vida é a felicidade, mas cada ação tem uma utilidade, uma consequência para o bem maior: a coletividade que não pode ser desprezada.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O conselho de organizações internacionais de ciências médicas, em 1993, elaborou e divulgou as diretrizes éticas internacionais para pesquisa bioética envolvendo seres humanos, que colocava sobre:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	proteção de populações vulneráveis;
	
	o consentimento informado e pesquisa em países em desenvolvimento;
	
	 papel desempenhado pelos comitês de ética.
	
	 compartilhamento de responsabilidades e benefícios;
	Respondido em 23/08/2019 18:32:42
	
Explicação:
 papel desempenhado pelos comitês de ética.  compartilhamento de responsabilidades e benefícios; ¿  proteção de populações vulneráveis; ¿  pesquisa em países em desenvolvimento; ¿  o consentimento informado; ¿ O conselho de organizações internacionais de ciências médicas, em 1993, elaborou e divulgou as diretrizes éticas internacionaispara pesquisa bioética envolvendo seres humanos, que colocava sobre: ¿
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais foram os princípios éticos, considerados básicos, que passaram a nortear a pesquisa biomédica com seres humanos? Assinale abaixo a alternativa correta:
		
	
	Princípio da beneficência; Princípio da justiça; Princípio da solidariedade.
	
	Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia; Princípio da solidariedade; Princípio do direito a vida.
	
	Princípio da beneficência; Princípio da solidariedade; Princípio da justiça.
	
	Princípio da solidariedade; Princípio da justiça; Princípio do respeito humano.
	 
	Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia; Princípio da beneficência; Princípio da justiça.
	Respondido em 23/08/2019 18:33:32
	
Explicação: Os princípios éticos, considerados básicos, que passaram a nortear a pesquisa biomédica com seres humano foram: O PRINCÍPIO DO RESPEITO ÀS PESSOAS OU DA AUTONOMIA: : que exige que aceitemos que as pessoas sejam autônomas, tanto nas suas escolhas como em seus atos, ou seja, liberdade para que as pessoas se autogovernem. O princípio da autonomia define que o médico respeite a vontade do paciente ou do seu responsável, assim como seus valores morais e crenças. O PRINCÍPIO DA BENEFICÊNCIA: que dá o direito ao paciente de que sejam atendidos os interesses importantes e legítimos de cada indivíduos e que, na medida do possível, sejam evitados danos. Na Bioética, esse princípio é também conhecido como o princípio do bem-estar e interesses do paciente por intermédio da ciência médica e de seus representantes. O PRINCÍPIO DA JUSTIÇA: que exige equidade no que se refere ao exercício da medicina ou qualquer área da saúde, na distribuição de bens e benefícios. Uma pessoa considerada injustiçada quando lhe é negado um bem ao qual tem direito e que, portanto, Ihe é devido.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:
		
	
	Análise do duplo vínculo
	
	Enfrentamento duplo
	
	Estratégia de duplicidade
	
	Acometimento de dupla face
	 
	Princípio do duplo efeito
	Respondido em 23/08/2019 18:34:09
	
Explicação:
O duplo efeito significa exatamente a utilização de uma ferramenta que melhore condições de saúde ou mesmo prolongue a vida de um paciente, mas pode trazer condições adversas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Bruna foi ao médico e descobriu que tem alergia a poeira, mofo e cheiros fortes. Toda vez que ela entre em um ambiente que tenha cheiro de tinta, seja mofado ou tenha muita poeira, ela logo começa a espirrar e apresenta congestão nasal. O médico lhe solicitou que evitasse esses lugares e lhe receitou um antialérgico que é encontrado com facilidade e com preço acessível no mercado. Dentro das definições éticas, os meios de preservar a vida são todos os remédios, tratamentos e operações que oferecem benefício razoável para o paciente e que pode ser obtido e usado sem excessivo gasto, dor ou outros inconvenientes. Isto é representativo dos:
		
	
	meios extraordinários
	 
	meios ordinários
	
	meios publicitários
	
	meios políticos
	
	meios de comunicação de massa
	Respondido em 23/08/2019 18:35:06
	
Explicação:
Um procedimento padrão no tratamento de alguma enfermidade se traduz pela aplicação de medicamentos ou processos terapêuticos já amplamente testados, de acesso disponível e que possuem eficácia comprovada na produção de resultados. Este tipo de procedimento, chamamos de meios ordinários (comuns).
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do(a) _____________.
		
	
	Biovida
	
	Biopoluentes
	
	Biodança
	
	Biologia
	 
	Biodireito
	Respondido em 23/08/2019 18:35:37
	
Explicação:
O biodireito baliza regras para os procedimentos médicos e pesquisas envolvendo seres humanos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Oficialmente o primeiro registro da palavra "Bioética" deu-se em 1971, no livro "Bioética: ponte para o futuro", cuja autoria é de:
		
	
	Daniel Golleman;
	 
	Van R. Potter;
	
	Charles Darwin;
	
	Sigmund Freud;
	
	Oswaldo Cruz.
	Respondido em 23/08/2019 18:35:53
	
Explicação:
A autoria do livro que lança o termo bioética é de Van R. Potter.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experiência e uma competência normativa, em um contexto particular do agir que é definido pelo prefixo "bio". Poderíamos caracteriza-la melhor dizendo que é uma instância de juízo, mas precisando que se trata de um juízo prático, que atua em circunstâncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prática através de várias formas de institucionalização. Marque a opção correta sobrea pesquisa em bioética.
		
	
	A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
	
	A bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
	
	O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
	
	Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
	 
	Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
	1a Questão
	
	
	
	No século XIII Seminários Avançados em Doenças Tropicais e Controle de Vetores, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), pesquisadores debateram sobre o uso de nanotecnologia na área da biomedicina. Durante o evento, foi apresentado o pedido de patente de uma pesquisa do Inpa para o controle de doenças tropicais.  A pesquisadora Iryna Grafova, da Universidade de Helsink da Finlândia, e parceira nos estudos do Inpa, abordou em palestra o uso das nanopartículas no tratamento das doenças tropicais que ainda matam milhares de pessoas no mundo, anualmente. Segundo a pesquisadora, a utilização das nanopartículas para o tratamento de doenças tropicais apresenta vantagens sobre medicamentos que hoje são usados. Afirma que os medicamentos hoje utilizados têm eficiência limitada, apresentam severos efeitos colaterais e, por serem antigos, o parasita já está habituado e formou resistência quanto a droga. De acordo com as conclusões de Grafova, a eficiência do medicamento testado é 30 vezes mais elevada e confirma 100% da mortalidade de parasitas em relação ao medicamento antiparasita, Glucantime, usado em medicamentos tradicionais, de acordo com pesquisa já realizada em experimentos in vitro. (http://www.brasil.gov.br/editoria/meio-ambiente/2013/11/)
Neste caso narrado, mesmo que consideremos a possibilidade de eventuais riscos na concessão da patente do medicamento, podemos considerar estes riscos aceitáveis porque a pesquisa:
		
	
	não garante poder oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito.
	
	demonstra que o benefício esperado não é relevante e seu  benefício é igual ao da outra alternativa já conhecida.
	
	não demonstra finalidade relevante para os humanos.
	 
	demonstra queo benefício esperado tem importância e seu  benefício é maior que o de outra alternativa já conhecida.
	
	não oferece significativa possibilidade de prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito.
	Respondido em 23/08/2019 19:09:25
	
Explicação:
A Resolução 196/96, em sua parte V ¿ RISCOS E BENEFÍCIOS, considera-se que toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve risco. Complementa ainda, definindo que os danos podem ser imediatos ou tardios e individuais ou coletivos. Dessa forma, estabelece o entendimento de risco como a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa ou, indiretamente, à coletividade como consequência da mesma. Em maior ou menor grau, estes riscos só se tornam aceitáveis quando a finalidade da pesquisa o justificar pelos seguintes critérios básicos: 1-se a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito;2-se o benefício esperado for de grande importância ou se o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
		
	
	A universidade ganhará prestígio junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Federais.
	 
	É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
	
	A Universidade vai investir nos alunos e vai ganhar retorno financeiro.
	
	Todas as pesquisas desenvolvidas ganharão bolsa de incentivo do CNPQ.
	
	O reitor da universidade ganhará prestígio junto ao comité de bioética do Governo.
	Respondido em 23/08/2019 19:11:13
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No cenário das pesquisas biomédicas, e em termos de procedimentos eticamente necessários, há um preceito que se destaca. Ele implica em que, mediante a ausência de certeza científica da inexistência de riscos de danos, devem ser tomadas todas as medidas necessárias na prevenção de efeitos indesejáveis. Assim, a análise de riscos referentes a atividades científicas e tecnológicas que envolvam a possibilidade de danos às pessoas deve ser realizada, mesmo quando a existência de riscos não é ainda conhecida. A este preceito, damos o nome de:
		
	 
	Princípio da Precaução.
	
	Princípio Protetor.
	
	Princípio Cristão.
 
	
	Princípio do Duplo Efeito.
	
	Princípio Moral.
	Respondido em 23/08/2019 19:12:02
	
Explicação:
Nem sempre estamos cientes de todos os riscos envolvidos em um procedimento. Em 1994, no livro Éticas da Pesquisa Científica, a Dr.ª Kristin Sharder-Frechette ressalta que não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos são tão importantes em pesquisas científicas. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, ou simplesmente Rio 92,  ocorreu na Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1992 e, dentre outros aspectos voltados para o desenvolvimento sustentável, estabeleceu um documento chamado Agenda 21, no qual foi formalmente retomado o antigo preceito grego conhecido como Princípio da Precaução. Seu sentido original, reporta-se ao cuidado necessário para que seja possível antecipar danos à saúde ou à segurança das pessoas. Retomado como um princípio do direito ambiental, este conceito, no entanto, aplica-se a qualquer forma de análise de riscos referentes a atividades científicas e tecnológicas que envolvam a possibilidade de danos às pessoas. Segundo este conceito, mediante a ausência de certeza científica da inexistência de riscos de danos, devem ser tomadas todas as medidas necessárias na prevenção de efeitos indesejáveis.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao assistir um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial na televisão, Maria ficou impressionada com os horrores praticados pelo nazismo em nome da ciência. O documentário falava também a respeito do Código de Nuremberg, que dentre outras coisas, determinava que:
		
	 
	Toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos.
	
	Os sujeitos não deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais.
	
	Toda pesquisa deve ser desenvolvida sem o consentimento prévio de todos os sujeitos nelas envolvidos.
	
	Toda pesquisa deveria ser feita exclusivamente em seres humanos.
	
	Toda pesquisa deve garantir que haverá indução à participação dos sujeitos.
	Respondido em 23/08/2019 19:12:42
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1964, foi criado pela Associação Médica Mundial, um documento conhecido pelo nome de Declaração de Helsinque. Na parte referente à pesquisa clínica combinada com o cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento (pesquisas experimentais) desde que:
		
	
	Os sujeitos da pesquisa assinem termos de responsabilidade nos quais demonstram estar conscientes dos riscos e eximem o pesquisador de qualquer ocorrência.
	
	A pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para o progresso dos conhecimentos na área.
	
	Haja remuneração aos sujeitos da pesquisa para que possam assegurar que suas famílias sejam protegidas caso algo negativo ocorra.
	 
	Previamente consentidos e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia para o próprio paciente submetido ao procedimento experimental.
	
	Assegurem que não haverá riscos envolvidos para que o cientista e sua equipe.
	Respondido em 23/08/2019 19:14:33
	
Explicação:
Em 1947, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, uma corte formada por juízes dos Estados Unidos reuniu-se para julgar os crimes cometidos pelos médicos nazistas em campos de concentração. Este julgamento, mundialmente noticiado em função das atrocidades cometidas em nome da ciência por médicos do Estado Nazista, resultou na elaboração de um conjunto de preceitos éticos para a pesquisa clínica, conhecido como Código de Nuremberg (Nuremberg Code, 1949).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Código de Nuremberg é um marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Ele é um exemplo de:
		
	
	Ética na saúde pública com diretrizes básicas que os gestores devem seguir quando diante de conflito nas equipes multi e interdisciplinares.
	
	Como fazer pesquisas sem uma metodologia delineada. Desta forma o cientista por agira com maior liberdade em prol da saúde pública.
	
	Como proceder em julgamentos de guerra. O Código busca facilitar novas pesquisas permitindo uma série de liberdades aos voluntários médicos.
	 
	Como agir corretamente com os voluntários nas pesquisas dando todas as informações possíveis para que eles possam optar por participar ou não.
	
	Como ampliar as penalidades legais dos voluntários nas pesquisas quando estes procuram resultados rápidos com uso de drogas medicinais.
	Respondido em 23/08/2019 19:15:37
	
Explicação:
Apesar do conhecimento das crueldades que aconteciam nos campos de concentração e do Código de Nuremberg, continuaram ainda a realização de pesquisas com seres humanos que feriam os princípios éticos fundamentais. Foi criada então, em 1964 na Finlândia, a Declaração de Helsinki, que é dividida em: princípios básicos, pesquisa médica combinada com cuidados profissionais e pesquisa biomédica não-terapêutica envolvendo seres humanos (MELO; LIMA, 2004).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Declaração de Helsinque é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatóriossobre pesquisa biomédica. Este documento foi dividido em três partes principais. Na parte referente à PESQUISA CLÍNICA COMBINADA COM O CUIDADO PROFISSIONAL, o documento destaca primordialmente:
		
	 
	a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento pesquisas experimentais, desde que previamente consentidos, e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia do próprio paciente.
	
	a não obrigação do médico pesquisador em se responsabilizar pela saúde do paciente no qual os procedimentos experimentais são efetuados. 
 
	
	a não responsabilidade dos pesquisadores na referência à saúde dos sujeitos envolvidos na pesquisa ao longo da mesma.
	
	a pouca relevância dos aspectos morais envolvidos nos procedimentos e experimentos científicos e na necessária proporcionalidade entre os riscos envolvidos e os benefícios advindos destas pesquisas.
	
	a não prioridade nos princípios gerais da Bioética, considerando irrelevantes os aspectos morais envolvidos nos procedimentos e experimentos científicos.
 
	Respondido em 23/08/2019 19:16:40
	
Explicação:
A Declaração de Helsinque é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica. Este documento foi dividido em três partes principais. Na parte referente à pesquisa clínica combinada com o cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento, desde que previamente consentidos, e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia do próprio paciente.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É considerado o documento mais atual e importante no que diz respeito aos processos regulatórios envolvendo pesquisas com seres humanos. Que documento é esse?
		
	
	Declaração de Alma-Ata;
	 
	Declaração de Helsinque;
	
	Código de Nuremberg;
	
	Carta de Ottawa;
	
	Lei 8080/90.
	Respondido em 23/08/2019 19:18:06
	
Explicação:
Quase vinte anos depois do Código de Nuremberg, foi feito um documento mais elaborado e detalhado sobre as pesquisas envolvendo seres humanos, trazendo as questões éticas de maneira mais clara. Tal documento é a Declaração de Helsinque.
	1a Questão
	
	
	
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	Respondido em 06/09/2019 14:44:38
	
Explicação:
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é responsável pelo controle e monitoramento do processo doação de órgãos e tecidos e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de captação e distribuição de tecidos, órgãos e partes retiradas do corpo humano para fins terapêuticos.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte LEI Nº 9.434, DE 4 DE FEVEREIRO DE 1997.Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O princípio que afirma que qualquer coleta de tecidos ou órgãos tem de passar pelo consentimento do doador, denomina-se:
		
	
	Princípio da confiabilidade
	 
	Princípio da autonomia
	
	Princípio da verdade
	
	Princípio da percepção
	
	Princípio do entorpecimento
	Respondido em 06/09/2019 14:45:11
	
Explicação:
O princípio de autonomia faz menção exatamente ao fato de se retirar órgãos e/ou tecidos somente com a autorização do doador.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
		
	
	Direitos estratégicos
	
	Direitos integrais
	 
	Direitos fundamentais
	
	Direitos filiados
	
	Direitos exclusivos
	Respondido em 06/09/2019 14:45:33
	
Explicação:
Desde a doação de um órgão, até que este seja transplantado, estão vinculados alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor, como o direito à vida, a formação dos direitos de personalidade, a integridade física e o direito ao próprio corpo, a liberdade de consciência e o poder de disposição do próprio corpo. 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A doação de órgãos realizada através da vontade expressa do doador quando em vida é denominada:
		
	
	Involuntária.
	 
	Voluntária.
	
	Religiosa.
	
	Sentimento Humanitário.
	
	Compulsória.
	Respondido em 06/09/2019 14:45:45
	
Explicação:
As formas de obtenção de órgão são comumente distribuídas pelas seguintes modalidades: Doação voluntária; Consentimento presumido e Manifestação compulsória. A doação voluntária é aquela realizada através da vontade expressa do doador quando em vida. Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se a pessoa tivesse assim procedido. A partir daquele ano, a legislação brasileira substituiu a doação voluntária pelo consentimento presumido.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A doação de órgãos realizada através da vontade expressa do doador quando em vida é denominada:
		
	
	Compulsória.
	
	Religiosa.
	
	por Consentimento Presumido.
	
	Involuntária.
	 
	Voluntária.
	Respondido em 06/09/2019 14:46:33
	
Explicação:
As formas de obtenção de órgão são comumente distribuídas pelas seguintes modalidades: Doação voluntária; Consentimento presumido e Manifestação compulsória. A doação voluntária é aquela realizada através da vontade expressa do doador quando em vida. Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se a pessoa tivesse assim procedido. A partir daquele ano, a legislação brasileira substituiu a doação voluntária pelo consentimento presumido. Por esta últimsa, presume-se que todo cidadão é um doador em potencial, a menos que tenha expressado vontade contrária. Assim, se não há manifestação explícita da negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder à retirada dos órgãos. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução 1480/97, alterou o critério de morte, que anteriormente estava vinculado à falência cardiorrespiratória, para:
		
	 
	Morte Encefálica.
	
	Morte por Parada Cardíaca.
	
	Morte por Suicídio.
	
	Morte por Insuficiência Renal.
	
	Morte por Acidente de Trânsito.
	Respondido em 06/09/2019 14:46:45
	
Explicação:
O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução 1480/97, alterou o critério de morte, anteriormentevinculado à falência cardiorrespiratória, para Morte Encefálica, que consiste na completa e irreversível perda de todas as funções do cérebro, em razão da parada de circulação do sangue no mesmo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo (e às suas partes) os mesmos princípios da dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa". A partir dos princípios éticos gerais que fundamentam a doação de órgãos, qual princípio tal definição está relacionada?
		
	
	Princípio da solidariedade
	
	Princípio da gratuidade
	
	Princípio da totalidade
	
	Princípio da autonomia
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	Respondido em 06/09/2019 14:47:24
	
Explicação:
O princípio da intangibilidade corporal, que reflete a pertença do corpo à identidade pessoal, e como tal, merecedor da dignidade e da indisponibilidade inerente à pessoa humana.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marta e Mônica são gêmeas. Marta tem problemas renais e precisa de um transplante urgente. Sua irmã quer ser doadora, mas como ambas tem a mesma genética e Mônica também apresenta problemas renais, embora mais leves do que sua Irma, o médico não liberou o processo de doação, mesmo elas sendo compatíveis. A decisão do médico está pautado no Princípio:
		
	
	Da terminologia
	
	Da dissociação
	
	Da remoção
	 
	Da totalidade
	
	Do doador
	Respondido em 06/09/2019 14:47:54
	
Explicação:
O princípio da totalidade, acredita que sendo o corpo um todo, cada parte do mesmo deve ser avaliada de acordo com o todo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	1a Questão
	
	
	
	Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioética e reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
		
	
	Ilícitas ética e moralmente, preservando o entendimento do documento Donum Vitae editado em 1987.
	 
	Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação in vitro.
	
	Lícitas desde que não haja o contato sexual como a fecundação ¿in vitro¿ e moralmente ilícitas quando estas tecnologias implicam em atos sexuais desvinculados do matrimônio.
	
	Lícitas desde que se utilizem de tecnologias de inseminação artificial sem que seja necessário o contato sexual entre as partes.
	
	Lícitas na medida em que preservarem o ato sexual procriativo entre casais oficialmente instituídos e moralmente ilícitas quando efetuado por pessoas sem o vínculo matrimonial estabelecido.
	Respondido em 06/09/2019 16:02:05
	
Explicação:
LEI Nº 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005.
Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados ¿ OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança ¿ CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ¿ CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança ¿ PNB, revoga a Lei no 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória no 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5o, 6o, 7o, 8o, 9o, 10 e 16 da Lei no 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	Respondido em 06/09/2019 16:02:37
	
Explicação:
A doação de esperma para bancos é regulada por anonimato. Nem as receptoras conhecerão o pai, nem os doadores conhecerão os filhos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Atualmente o aborto ainda é uma questão muito discutida. Dados revelam que cerca de um milhão de abortos clandestinos são realizado anualmente no Brasil. A esse respeito é correto afirmar que:
		
	
	O aborto clandestino é sempre realizado em condições salubres, com total higiene e segurança.
	
	Casos em que a gravidez é indesejada mediante condições socioeconômicas extremamente desfavoráveis, o aborto é permitido.
	
	Uma adequada política de controle e planejamento familiar contribui para o aumento dos números de aborto.
	
	O aborto para todos os casos de gravidez é legalizado no Brasil.
	 
	O aborto é legalizado em casos de estupro, risco de vida materno e anencefalia.
	Respondido em 06/09/2019 16:03:06
	
Explicação:
No sentido inverso da reprodução como criação da vida, o aborto se associa a ela pelo enfoque conceitual ou ideológico do princípio da vida humana e de quando a interrupção gestacional é simplesmente um procedimento clínico e quando passa a ser um crime contra a vida.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um casal decidiu manter material criopreservado para posterior reprodução assistida, no entanto, o marido faleceu sem deixar autorização prévia para utilização do material e a esposa está querendo utilizá-lo para engravidar e manter a memória do marido consigo. De acordo com a legislação vigente:
		
	
	O importante para a legislação é que a esposa mantenha seu estado de saúde psicológica, portanto a lei permite que o material seja utilizado sem prévia autorização.
	
	A esposa pode utilizar o material criopreservado sem problemas, pois a legislação não é específica quanto a isto.
	
	Não é permitido preservar embriões em criogenia, portanto, o casal está agindo contra a lei e a esposa, mesmo que tivesse uma autorização prévia do marido, jamais poderia utilizar o material criopreservado.
	 
	É preciso autorização prévia específica do (a) falecido (a) para o uso do material biológico criopreservado.
	
	É importante que a esposa esteja de posse do material criopreservado, com total acesso e condições para realizar os procedimentos necessários, independente de autorização para utilização do mesmo.
	Respondido em 06/09/2019 16:05:30
	
Explicação:
Ainda nos casos de material genético congelado, onde existe uma união legal, a mulher só pode fazer uso do materialse existir autorização prévia do marido para uso do material.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	Respondido em 06/09/2019 16:06:46
	
Explicação:
A tecnologia tem sido muito produtiva para os avanços no tratamento de doenças, bem como a própria reprodução assistida. Contudonão há uso da tecnologia sem o cuidado com a ética.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
		
	
	A máquina a ser desenvolvida
	 
	O uso que se fará dela
	
	O tipo de tecnologia fabricada
	
	O momento de execução da máquina
	
	A manutenção da máquina.
	Respondido em 06/09/2019 16:07:22
	
Explicação:
O fato é que novas tecnologias implicam em novas ferramentas que podem alterar hábitos, eliminar ou transformar comportamentos, inaugurar novas possibilidades e uma série infindável de ações que se transformam em função delas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Muitas são as propostas para que um apanhado de tecnologias possa trazer novas possibilidades a vida humana com saúde, porém, muitas também trazem danos a condição de vida do homem. Devemos focar nos benefícios que a tecnologia pode trazer e não_____ Qual alternativa que melhor preenche a lacuna?
		
	
	Com os resultados que ela pode proporcionar ao paciente
	
	Com a instituição que fará uso dela.
	
	Com o paciente que fará uso dela
 
	
	Com o material que ela utilizará
	 
	Com o uso que se fará dela.
	Respondido em 06/09/2019 16:08:53
	
Explicação:
O fato é que novas tecnologias implicam em novas ferramentas que podem alterar hábitos, eliminar ou transformar comportamentos, inaugurar novas possibilidades e uma série infindável de ações que se transformam em função delas.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O conjunto de técnicas para o tratamento da infertilidade conjugal que envolvem a manipulação em laboratório de, pelo menos, um dos gametas, espermatozóides ou óvulos, recebe o nome de:
		
	
	Infertilidade.
	
	Aborto Espontâneo.
	
	Bebê de Proveta.
	 
	Reprodução Assistida.
	
	Gestação de Substituição.
	Respondido em 06/09/2019 16:08:11
	
Explicação:
O conjunto de técnicas para o tratamento da infertilidade conjugal, que envolvem a manipulação em laboratório de, pelo menos, um dos gametas, espermatozoides ou óvulos, recebe o nome de Reprodução Assistida.

Continue navegando