Buscar

A1 - EAD (Antropologia e Cultura Brasileira)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 – EAD : Antropologia e Cultura Brasileira
Aluna: Isabella Ramalho – RA: 21243900
A cultura brasileira é resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. 
A diversidade cultural é consequência da grande extensão territorial e as características originais de cada região do país.
O homem branco é um dos grupos que fez parte dos diversos grupos que chegaram no país durante a época colonial. Foram os colonizadores que iniciaram a formação inicial da população brasileira. Isso decorreu do processo de miscigenação entre índios e africanos, durante três séculos os portugueses eram os únicos europeus que podiam entrar e sair do Brasil livremente.
A formação da nossa cultura se resultou na integração de elementos da cultura indígena, do português colonizador, do negro africano, e também os diversos imigrantes. 
A cultura indígena teve uma influenciaram muito culturalmente e socialmente. Contribuiram também para o grupo ético – Caboclo (mestiço de branco e índio). Eles contribuíram também com o vocabulário, folclore, algumas comidas são mais presentes na região norte. 
A cultura portuguesa foi uma das que mais influenciou a formação da cultura brasileira, como a língua que falamos, religião católica, festas e procissões. As lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), as cantigas de roda (peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc.) permanecem vivas na cultura brasileira.
O negro africano foi trazido a força para o Brasil para efetuar o trabalho escravo durante muito tempo então algumas raízes foram introduzidas como ritos religiosos, dialetos, usos e costumes, características físicas etc. Salvador no nordeste foi um dos estados que mais recebeu negros e onde foi mais enraizado as suas culturas. 
Como os “trajes das baianas”, turbante, saias rendadas, braceletes, colares e a capoeira e os instrumentos da música como tambor, atabaque, cuíca, berimbau e etc.
Os negro tiveram grande contribuição em nossa cultura, com comida, dança e manifestações religiosas. 
Os conflitos étnicos são divergências entre indivíduos, grupos ou sociedades com propriedades religiosas, raciais, políticas, culturais e territoriais diferentes. A chegada dos colonizadores motivou o choque entre culturas indígenas e europeias.

Continue navegando