Buscar

TRABALHO - ECONOMIA E MERCADO

Prévia do material em texto

ATIVIDADES - DISCIPLINA ECONOMIA E MERCADO
ATIVIDADE 01 - ECONOMIA CRIATIVA 
Em entrevista com Lalla Deheinzelin, uma das 100 mulheres no mundo que estão co-criando a nova sociedade e economia. Futurista dedes 1995 (uma das 3 top futuristas da América Latina e América Central), é também pioneira em Economia Criativa e Colaborativa e criadora da Fluxonomia 4D, ferramenta de gestão estratégica que combina Estudos de Futuro e Novas Economia. É também autora do livro Desejável Mundo Novo e coordena o movimento internacional Crie Futuros. 
Com base no exposto, pesquisar e responder:
1) Onde e como surgiu a Economia Criativa?
2) As pessoas acham que Economia Criativa é toda e qualquer atividade que envolva criatividade. Está correto? 
3) Quem pode aproveitar o que gera a Economia Criativa? 
4) De que forma a sociedade pode se beneficiar com a Economia Criativa? 
ATIVIDADE 02 - ECONOMIA: NEM TUDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODOS. 
Em economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de um recurso para atender a todas as pessoas que o desejam ou o demandam, se ele não for cobrado (tiver preço). Pense nos carros, por exemplo. Para muita gente, ter um carro é um sonho de consumo. Mas, se os automóveis fossem distribuídos a preço zero, faltaria carro para cobrir a demanda. 
Uma das soluções encontradas pela humanidade para lidar com a escassez de recursos é o sistema de preços. Ao se cobrar algo de valor (dinheiro, ouro, entre outros) em troca de recursos, bens ou serviços escassos, conseguimos adequar a demanda à oferta existente. Apenas aqueles dispostos a pagar o preço pelo bem em questão têm acesso a ele.
Por outro lado, existem recursos que não são escassos. São produtos que não precisam ser cobrados, porque estão disponíveis em quantidade suficiente para atender à demanda de todos. É o caso do ar respirável. Já parou para pensar por que ninguém precisa pagar para respirar? Simples: porque existe ar à vontade para todo mundo.
Fonte: Portal Politize
Com base no exposto, pesquisar e responder: 
1) Como evitar a escassez de recursos ou dos fatores de produção? 
2) Qual a importância do sistema de preços para a economia? 
3) Como evitar as chamadas externalidades e as consequências da degradação ambiental?

Continue navegando