Buscar

Exercicio+2_entregar+ate+30_05 pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA – CAMPUS CIDADE NOBRE
CURSO/HABILITAÇÃO:ENFERMAGEM
NATUREZA DO TRABALHO: ATIVIDADE AVALIATIVA
DISCIPLINA: TOPICOS ESPECIAS DE ENFERMAGEM II
PROFESSOR(A): MAYARA RIBEIRO
TURMA: NOTURNO 
DATA: 30/05/2019 VALOR: 1.250 PTS NOTA:_________
	
ALUNO(A): Bárbara Aline Araújo Coelho 
1. Um enfermeiro, preocupado com as taxas de infecção hospitalar apresentadas nas unidades ambulatoriais, no centro cirúrgico e na clínica cirúrgica, decidiu acompanhar de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a diminuição dos riscos de infecção hospitalar. Diante da situação hipotética apresentada, marque V ou F os itens subseqüentes.
a) ( F ) O enfermeiro deve considerar infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que se apresentar 72 horas após a admissão do paciente e registrar como infecção comunitária qualquer infecção cuja manifestação ocorra antes de se completarem as 72 horas de admissão.
b) ( F ) Considere que o enfermeiro tenha encontrado um caso de infecção em que o paciente, estando clinicamente bem, tenha sido internado para cirurgia eletiva, que o quadro tenha evoluído satisfatoriamente durante o ato operatório e que tenha ocorrido infecção urinária clinicamente manifestada no segundo dia após a cirurgia. Nessa situação, se o caso for registrado como infecção hospitalar, esse registro estará incorreto, uma vez que se trata de um quadro de infecção comunitária.
c) ( V )O enfermeiro pode realizar corretamente vigilância epidemiológica utilizando os métodos transversais, que consistem na avaliação de todos os pacientes internados no hospital, ou em determinada unidade, por um período de tempo.
d) ( V )Entre as medidas consideradas corretas nesse caso, encontram-se as atividades educativas — que incluem a lavagem das mãos, o estabelecimento de critérios para indicação, realização e manutenção dos procedimentos invasivos e o emprego adequado de antibióticos.
e) ( F ) Se, no hospital, forem observadas altas taxas de infecção hospitalar, elas devem ser interpretadas pelo enfermeiro como má qualidade de assistência médica e de enfermagem, o que exige treinamento imediato da equipe.
2) O desenvolvimento de uma infecção, acontece em um ciclo que depende dos elementos que compõem a
cadeia de infecção, sobre eles, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Reservatório é o local onde o patógeno pode sobreviver, porém pode ou não se multiplicar.
II - Os agentes infecciosos incluem bactérias, vírus, fungos e protozoários.
III - Os microorganismos saem para contaminar outros hospedeiros, através da água, considerada porta de
saída.
IV - A cadeia de infecção é composta pelo contato, ar, veículos e vetor.
a) Estão corretas I e II; 
b) Estão corretas I, II, III, IV; 
c) Está correta apenas IV;
d) Estão corretas III e IV; 
e) Está correta apenas III.
3) Em torno de 10 a 15% dos pacientes cirúrgicos desenvolvem infecções nosocomiais. Assinale a opção INCORRETA em relação as infecções hospitalares.
A) A lavagem das mãos é essencial no controle das IH
B) Os efeitos anestésicos e o desgaste cirúrgico reduzem a resistência do corpo a infecções.
C) Os organismos encontrados nas infecções hospitalares são também disseminados por profissionais de saúde.
D) O uso de tubos e cateteres dificulta o desenvolvimento de processo infeccioso.
E) A hospitalização pode expor os pacientes a agentes infecciosos.
4) A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções
em serviços de saúde. Porém, a falta de adesão dos profissionais a esta prática é uma realidade que vem sendo constatada ao longo dos anos e tem sido objeto de estudos em diversas partes do mundo. Julgue as afirmativas sobre este tema e responda:
I. A microbiota normal da pele é dividida em residente, comensalista e transitória.
II. Em geral, os microrganismos são transmitidos por contato direto ou indireto, no ambiente da assistência à saúde
e é consenso que a transmissão por contato desempenha o papel mais importante nesta dinâmica de transmissão.
III. A importância da higienização das mãos na prevenção da transmissão das infecções hospitalares é baseada na capacidade da pele para abrigar microrganismos e transferi-los de uma superfície para a outra.
IV. A microbiota residente é de fácil remoção mecânica, formam colônias de microrganismos que se multiplicam e promovem desequilíbrio das defesas do hospedeiro.
V. A microbiota Comensalista é composta por microrganismos que invadem e colonizam a superfície da pele. Normalmente é formada por bactérias gram negativas, como enterobactérias, Pseudomonas, bactérias aeróbicas formadoras de esporos, fungos e vírus, possuem elevado potencial patogênico.
As afirmativas corretas são:
(A) I, III e V; (B) II e III; (C) II e IV; (D) I, III, IV e V.
5) Assinale a alternativa correta.
(A) A higienização antisséptica das mãos está recomendada em caso de precaução de contato para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.
(B) O uso de luvas de procedimento substitui parcialmente a lavagem das mãos.
(C) Recomenda-se a degermação da pele antes e após o contato com o paciente.
(D) O uso de preparação alcoólica para higienização das mãos está recomendado antes do preparo e da manipulação de medicamentos.
(E) A higienização antisséptica das mãos está recomendada a todos os profissionais de saúde ao iniciarem e finalizarem o turno de trabalho.
6. Um paciente de 35 anos de idade foi admitido no pronto-socorro (PS) de um hospital de pequeno porte em um município próximo a uma estrada federal. O paciente foi vítima de um acidente de trânsito envolvendo seu carro e dois caminhões, mas foi resgatado com vida. Segundo exame médico e análise de exames diagnósticos por imagem, não houve fratura ou acometimento de órgãos internos. Na coleta de dados feita pelo enfermeiro, verificou-se que o paciente estava consciente, mas com grande número de feridas sangrantes com sinais de presença de poeira, pedaços de vidro e terra, e sinais vitais fora dos parâmetros normais. Com base na situação apresentada e considerando que, para a adequada execução do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (Portaria nº 2.616/1998), os hospitais públicos e privados devem constituir o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o enfermeiro do PS deve, mediante a Resolução COFEN nº 358/2009, implementar como intervenção no caso 
I. a realização imediata de higienização do paciente e o uso de curativos.
II. a implantação de atividades para minimizar os fatores de risco de infecção devido a prejuízo na integridade da pele e procedimentos invasivos realizados.
III. o monitoramento de sinais flogísticos nas feridas.
IV. o monitoramento de temperatura, pois, se for identificada infecção nas primeiras 48 horas, o fato deverá ser notificado ao SCIH como infecção comunitária.
É correto o que se afirma em: 
A I, apenas.
B I e II, apenas.
C I, II, III e IV.
D III e IV, apenas.
E II, III e IV, apenas.
7. Maria, supervisora de enfermagem da clínica médica, notificou a chefe de unidade Alice de que, apesar de todos os seus esforços pessoais e profissionais, a equipe de enfermagem persistia desrespeitando a privacidade dos clientes nos procedimentos de higiene corporal, fazia os curativos com a mesma luva usada no banho e apresentava alto índice de absenteísmo. Diante dessa situação, Alice transferiu Maria para outro setor, e comunicou à equipe sua decisão de proceder a uma auditoria prospectiva para avaliar se a equipe aplicava corretamente os seguintes princípios de enfermagem:
(A) atendimento às necessidades individuais do cliente, aplicação de normas de biossegurança, prevenção de infecção hospitalar, reconhecimento da liderança.
(B) proteção de danos biológicos e pessoais do cliente, respeito à autoridade, organização do processo de trabalhoe aplicação das normas de segurança.
(C) reconhecimento da liderança, organização do processo de trabalho, controle do absenteísmo e das normas de biossegurança.
(D) proteção de danos trabalhistas e pessoais, utilização de equipamentos de proteção individual e manutenção das funções fisiológicas do paciente.
(E) respeito aos direitos do paciente hospitalizado, controle rígido da freqüência, organização do processo de trabalho.
8. Um homem com 67 anos de idade, com hiperplasia prostática benigna (HPB) é acompanhado pela equipe de um hospital-escola. O paciente utiliza sonda vesical de demora (SVD) há seis meses, tendo recebido orientações a respeito dos cuidados necessários. Apresentou duas vezes infecção urinária (no 1º e no 5º mês de uso da sonda), ocasionada pelo mesmo agente etiológico e tratada em domicílio. Há três dias, foi internado no hospital escola e submetido a prostatectomia radical. No 2º dia de pós-operatório foi constatado aumento da temperatura corporal, com temperatura axilar de 38,5 °C, além de turvação da urina. O aparecimento dos sinais flogísticos sugere a presença de infecção
A cruzada, visto que o quadro atual, associado à complicação das infecções anteriores, apenas se manifestou após a admissão hospitalar.
B comunitária, dado o quadro de infecção anterior e a impossibilidade de relacioná-la a qualquer procedimento realizado no hospital-escola.
C comunitária, já que os sinais flogísticos apareceram durante a internação do paciente, enquanto recebia cuidados exclusivos dos profissionais do hospital-escola.
D hospitalar, visto que os sinais flogísticos apareceram nas primeiras 72 horas de internação, associados a procedimentos realizados após a admissão hospitalar.
E hospitalar, dado o aparecimento dos sinais flogísticos após 48 horas de internação, e, possivelmente, está relacionada ao tratamento domiciliar das primeiras infecções.

Continue navegando

Outros materiais