Buscar

Economia - Avaliação Final (Objetiva)

Prévia do material em texto

1.
	Através dos mecanismos da contabilidade social, é possível mensurar o desempenho econômico de um país. Dentre os agregados macroeconômicos medidos pela contabilidade social está o Produto Nacional Bruto (PNB). Sobre o PNB, analise as sentenças a seguir:
I- Na contabilização do Produto Nacional Bruto, leva-se em consideração o valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de território econômico de um país. Isso independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras.
II- Na contabilização do Produto Nacional Bruto (PNB), leva-se em consideração o resultado das contas da Renda Líquida dos Fatores Externos.
III- No cálculo do Produto Nacional Bruto (PNB) do Brasil, por exemplo, leva-se em conta o que foi produzido apenas pelas empresas brasileiras, tanto aquelas instaladas em território nacional quanto aquelas instaladas em outros países (mas que pertencem aos brasileiros).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Nas primeiras décadas do século XX, começava-se a praticar nas atividades econômicas dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. Deste modo, polarizaram-se duas grandes tendências econômicas. Logo após a crise de 1929, começou uma nova era, na qual novas teorias econômicas procuravam uma aproximação entre esses dois grandes pensamentos econômicos - o socialismo e o capitalismo - atingindo, assim, uma nova visão do sistema capitalista, mas com sensibilidade social. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado desta mistura dos sistemas econômicos é uma convergência, na qual existem direitos sociais, respeito ao trabalhador e é aceita a propriedade privada dos meios de produção.
(    ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado não tem nenhuma intervenção na economia.
(    ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado intervém nas decisões econômicas, em especial nas questões sociais.
(    ) O resultado desta mistura é a definição que o valor de uma mercadoria ou serviço depende, principalmente, da utilidade e a raridade, quanto especial esse produto pode ser.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O Balanço de Pagamentos é uma ferramenta contábil que serve para classificar e registrar todas as transações econômicas e financeiras de um país com o resto do mundo. Sobre o BP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Entre essas contas, temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
(    ) Uma dessas contas é a Balança Comercial, que mede os ingressos e as saídas de dólares do país, decorrentes das exportações e importações.
(    ) A Balança de Serviços mede somente a entrada de dólares, decorrentes das importações e exportações de serviços. 
(    ) No comércio internacional, se um país está gastando menos dólares do que ele arrecada, isso gera um saldo negativo na Balança Comercial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Acerca da demanda e procura, utiliza-se o conceito de elasticidade com o objetivo de medir a sensibilidade, seja da demanda ou da procura, com relação aos preços praticados pelo mercado sobre um determinado produto ou serviço. Sobre a Elasticidade da Procura, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando o consumo de um produto cai muito, em conjunto com uma elevação pequena nos preços, afirma-se que ele apresenta uma procura inelástica. 
II- Quando o consumo de um produto permanece praticamente inalterado, mesmo com uma elevação significativa nos preços, a sua procura é considerada elástica. 
III- Normalmente, os produtos essenciais, para os quais não existem substitutos próximos, apresentam procura inelástica. 
IV- Os produtos supérfluos costumam apresentar procura inelástica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
	 b)
	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
	 c)
	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
	 d)
	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequenaquantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
	7.
	Além das políticas macroeconômicas, temos as estruturas de análise macroeconômicas. Estas estruturas se dividem em cinco mercados: mercado de bens e serviços; mercado de trabalho; mercado monetário e de títulos; e mercado de divisas. Entender as particularidades e o funcionamento de cada um destes mercados é fundamental para entender macroeconomia e como ela nos afeta no dia a dia. Com relação aos mercados e seu funcionamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O mercado de bens e serviços é o responsável por determinar o nível de produção agregada e o nível geral de preços. São quatro grandes setores que fazem parte deste mercado: os consumidores, as empresas, o governo e o setor externo. 
(    ) O mercado monetário é onde são realizadas as operações financeiras. Como todas as transações da economia são feitas por intermédio do uso de moeda serve, inclusive, como instrumento de política monetária.
(    ) O mercado de títulos é onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. A variável importante, neste caso, é a taxa de câmbio.
(    ) O mercado de divisas é onde o governo realiza a venda de títulos públicos. A variável importante, neste caso, é o preço dos títulos (normalmente este mercado é analisado juntamente ao mercado monetário). 
   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	O Fluxo Circular de Renda é utilizado para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Na inter-relação do fluxo monetário, as famílias e as empresas fazem a troca de bens e serviços por meio do dinheiro. Com base nos conceitos dos fluxos econômicos, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se que as empresas sejam as proprietárias dos recursos produtivos.
II- As famílias pagam remunerações às empresas pelo uso dos recursos produtivos.
III- No fluxo real, os produtos e os serviços fabricados nas empresas são adquiridos pelas famílias.
IV- A relação entre empresas e famílias ocorre tanto no mercado de fatores de produção quanto no mercado de bens e serviços. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	Toda economia funciona a partir de um conjunto de normas e regras, leis e regulamentos denominados de sistema econômico. De maneira geral, os sistemas econômicos podem ser classificados em dois grandes grupos: sistema socialista ou de economia planificada e sistema capitalista ou de economia de mercado. Cada um desses sistemas possui características específica. Com relação às características de cada um dos sistemas, analise as sentenças a seguir:
I- No sistema capitalista, a economia é baseada no mercado. 
II- No sistema socialista, a economia é planificada pela sociedade.         
III- No sistema socialista, a propriedade é privada. Terras, fábricas, bancos, empresas pertencem aos empresários.  
IV- No sistema capitalista, o proletariado trabalha para a sociedade.   
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir: 
I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas tenderão a ser menores.
II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em produzir. 
III- Se o preço de um produto no mercado for menor do que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir. 
IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menores os preços, maior será a quantidade ofertada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2012) A tabela anexa [Taxa de rotatividade por setores de atividade econômica, 2007-2009] apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.
Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes:
I- A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II- O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III- As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV- A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, II e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	II, III e IV.
Anexos:
tabela, taxa de rotatividade por setores, 2007-2009
	12.
	(ENADE, 2015) As taxas de emprego para mulheres são afetadas diretamente por ciclos econômicos e por políticas de governo que contemplam a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. O gráfico anexo [taxa percentual de emprego para mulheres de 2000 a 2011] apresenta as variações das taxas percentuais de emprego para mulheres em alguns países, no período de 2000 a 2011. Com base no gráfico, conclui-se que, de 2000 a 2011, a taxa de emprego para mulheres:
	 a)
	Manteve-se constante na Itália.
	 b)
	Atingiu, na Grã-Bretanha, seu valor máximo em 2011.
	 c)
	Aumentou mais na Alemanha que nos demais países pesquisados.
	 d)
	Manteve-se crescente na França e no Japão.
Anexos:
Grafico, taxa percentual de emprego

Continue navegando