Buscar

RESUMO- A importância de Comportamentos Empreendedores em Época de Crise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

‘’A importância de Comportamentos Empreendedores em Época de Crise’’
Diante da atual situação econômica do país indivíduos estão buscando meios alternativos para inserção no mercado de trabalho, e um desses meios está relacionado ao ambiente empreendedor, ou seja, ser dono do próprio negócio. O empreendedorismo possibilita que o profissional por meio de suas ideias inovadoras consiga atender as necessidades do seu público alvo, promova a geração de novos empregos e consequentemente atenda as suas próprias necessidades pessoais e profissionais. Compreendendo a importância do processo empreendedor, este presente artigo teve como objetivo identificar como o empreendedorismo pode ser visualizado como uma estratégia de negócio para os indivíduos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, em especial nos momentos de crise econômica e social que vivenciam na região ou no país onde residem. Os resultados apontaram que o empreendedorismo é uma grande oportunidade para driblar a crise e entrar no mercado de trabalho, mas para isso o empreendedor precisa ser criativo, inovador, persistente, organizado, comunicativo, líder. O empreendedor precisa planejar e organizar o seu negócio e saber se relacionar com as pessoas.
Devido às drásticas mudanças que o mundo tem passado tanto no âmbito social como profissional, os indivíduos estão buscando novas alternativas de trabalho e novas ideias com o intuito de resolver problemas relacionados ao seu dia a dia. Essas alternativas se relacionam a novos produtos e/ou serviços, ou reinvenções capazes de satisfazer as necessidades humanas, ou seja, esses indivíduos procuram propor soluções para situações que muitas vezes eram vistas de maneira diferente, mas se observadas em outros “ângulos” poderão ser resolvidas com mais eficiência. Assim tem como objetivo identificar como o empreendedorismo pode ser visualizado como uma estratégia de negócio para os indivíduos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, em especial nos momentos de crise econômica e social que vivenciam na região ou no país onde residem.
Atualmente, o empreendedor que pretende se manter diante das dificuldades do mercado, precisa buscar alternativas inovadoras para atingir os objetivos pré-definidos e possuir habilidades para enfrentar os riscos, mesmo aqueles que geralmente não sendo esperados.
Os empreendedores têm como características principais a inovação, a liderança, a resiliência, ou seja, uma alta capacidade para suportar contrariedades e manter a integridade emocional, superando os desgastes causados pelo ambiente competitivo e estresse causado pela pressão da concorrência e das constantes adaptações e inovaçôes.
O empreendedor antes de colocar em prática o seu negócio é necessário que ele faça uma auto avaliação de si, ou seja, ele deve analisar se está disposto a se entregar ao seu novo projeto; identificar seus pontos fracos e fortes, pois eles estão interligados ao sucesso ou fracasso do empreendimento. Ao dedicar o seu tempo a criação, ao planejamento, desenvolvimento do seu produto/serviço, e acompanhamento da sua evolução, o indivíduo estará assumindo riscos financeiros e psíquicos, mais conseguirá receber como retorno da sua dedicação, resultados positivos que serão cruciais para a permanência do empreendimento no mercado consumidor.
Compreende-se assim que não é possível ser um empreendedor somente com formação acadêmica. Somente a teoria adquirida em uma sala de aula não é suficiente para que um indivíduo se torne um empreendedor de sucesso, é necessário possuir as características destacadas anteriormente, além da busca incessante por novos conhecimentos, sejam teóricos ou práticos; se atualizar de acordo com mercado que está inserido, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
No momento de crise ser empreendedor tem as suas vantagens, mas também as desvantagens, assim considera-se importante que o indivíduo que deseja adentrar no universo do empreendedorismo esteja atento a essas situações. destaca que ao montar seu próprio negócio o empreendedor assume a responsabilidade e os riscos pelo seu desenvolvimento e sobrevivência, assim como pelo desenvolvimento e sobrevivência de todos os que estão direta ou indiretamente atrelados a esse negócio. Mas em compensação usufrui de muitas vantagens quando consegue a partir do planejamento antecipado, atingir os objetivos pré-determinados.
A crise econômica cria oportunidades ao mesmo tempo que impõe dificuldades para o empreendimento, assim para que o empreendedor consiga perceber e aproveitar as oportunidades, o autor destacou algumas dicas importantes, conforme segue: 
1º Estudar o Mercado: o empreendedor precisa buscar novos conhecimentos com especialistas; fazer pesquisas mercadológicas; e verificar onde está o problema que poderá ser transformado em uma boa oportunidade para o seu negócio. 
2º Estar uma passo à frente: é necessário que o empreendedor identifique os produtos ou serviços que as pessoas ainda não sabiam que iriam precisar, ou seja, o empreendedor precisa inovar para estar à frente de seus concorrentes e das necessidades de seus clientes. 3º Investir em novidades e diferenciais: o empreendedor precisa buscar vantagens competitivas que sobressaia em meio a concorrência. 
4º Trabalhar no que gosta: para obter resultados satisfatórios e até superar as crises que circundam o mercado de consumo, o empreendedor precisa trabalhar ou fazer aquilo que gosta ou que aprendeu a gostar. Conversar com pessoas que trabalham no mesmo ramo pode ser uma boa ideia para buscar informações e aprimorar o negócio.
Com as dificuldades que o empreendedor encontra, principalmente em tempo de crise, começam quando falta mão de obra qualificada; tem que pagar impostos do seu negócio, que no Brasil não são tão acessíveis e motivadores; assume o peso da responsabilidade com os envolvidos direta e indiretamente no negócio; e está inseguro com relação ao futuro do empreendimento. nem toda crise pode gerar prejuízos, já que, em muitos casos, essa situação poderá proporcionar épocas de grandes oportunidades de negócios para os empreendedores. 
Assim, mesmo com tempos de crise o empreendedor precisa estar atento às novas oportunidades para o seu negócio; compreender que existem as vantagens e as desvantagens no processo empreendedor, mas é necessário observar as desvantagens e transformá-la em algo produtivo. Assim, a crise pode ser benéfica para o empreendimento, cabe ao empresário analisar estrategicamente uma melhor maneira para trabalhar e obter sucesso. 
As estratégias empreendedoras são consideradas formas de reconhecer oportunidades, ou seja, quando o empreendedor planeja estrategicamente o seu negócio estará sempre a frente das necessidades dos clientes. destaca que criar novas oportunidades significa olhar para o negócio e repensar as estratégias utilizadas em tempos de tranquilidade, transformando-as em táticas mais agressivas para manter a empresa no rumo certo durante a turbulência causada por uma forte recessão. Pensar estrategicamente é permanentemente inovar o negócio.
Quando a empresa estabelece um planejamento estratégico ela já está se preparando para correr riscos e buscar soluções para mantê-la na trilha do sucesso. Portanto, é de fundamental importância que o empreendedor tenha estratégia claras e sólidas, ou seja, ele precisa elaborar planos capazes de auxiliá-lo no alcance resultados condizentes com a missão, visão e valores da empresa.
Com relação às características que o empreendedor deve possuir, os entrevistados pontuaram que eles precisam ser: pessoas com iniciativa; persistentes; criativas; organizadas; que tenham capacidade de planejamento; que saibam correr riscos moderados; que tenham espírito de liderança; que saibam se relacionar com as pessoas; e que sejam comunicativas sempre.
Ser um empreendedor em tempo de crise pode ser desafiador, mas para os empreendedores que realmente acreditam no produto ou serviço que irão comercializar, algumas estratégias podem e devem ser aplicadas nesse período paraque o empreendimento seja sustentável e produtivo.
Além disso, outros fatores levam uma pessoa ao processo empreendedor, como: ser dono do próprio negócio; não ser gerenciado por terceiros; trabalhar com aquilo que gosta e que é valorizado; independência financeira; realização de sonhos; testar a capacidade de administrar um negócio; abertura para expor as ideias e ser criativo; sucessão familiar; oportunidade de negócio.
Mas não adianta o indivíduo querer simplesmente empreender sem conhecer o negócio que deseja inserir no mercado, sem o devido planejamento e organização dos recursos. Se em tempos “normais” não planejar o negócio é um erro, em tempos de crise abrir um negócio sem o devido planejamento é uma catástrofe. é imprescindível que o empreendedor tenha noção do ramo que escolheu empreender; foco na administração do negócio; conheça o mercado consumidor para captá-lo e conquistá-lo para o empreendimento; estabeleça metas concretas; esteja em sintonia com a situação financeira e social do local e do país onde pretende iniciar o empreendimento; foco na qualidade e eficiência dos processos; faça parcerias, inclusive e principalmente com seus colaboradores.
Conheça os concorrentes; divulgue o negócio, utilizando em especial o marketing “ que acontece quando o cliente é bem tratado e tem as suas necessidades atendidas; esteja sempre com o setor financeiro organizado; inove os processos; planeje sempre as suas ações; tenha atenção especial ao setor de estoque evitando compras desnecessárias; reduza os custos, mas com foco na qualidade; evite desperdícios; e esteja sempre atento a viabilidade do negócio. Enfim, empreender é propor soluções para os problemas que as pessoas encontram diariamente. Mas para perceber os problemas que precisam ser solucionados, propor ideias criativas e inovadoras, é necessário que o indivíduo possua algumas característica sendo elas: ter iniciativa; ser persistente, criativo e organizado; seja capaz de planejar e esteja preparado para correr riscos; que seja comunicativo; e consiga se relacionar e liderar pessoas.

Continue navegando