Buscar

FILOSOFIA E ÉTICA PPP1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GABARITO: 
1) E - 2) C - 3) A - 4) A - 5) B
Vimos em nossos estudos que o tema da linguagem é de suma importância para a filosofia. Sobre esse assunto, leia a definição de linguagem a seguir.
"A linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca".
(ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2013. p. 43)
Essa definição contrasta com a definição de um dos mais importantes pensadores da linguagem, que foi Charles Sanders Peirce. É correto afirmar que, segundo este autor:
Opções de pergunta 1:
a) 
A linguagem é um sistema de ícones que deve substituir as coisas reais por representações que afetam o sujeito de conhecimento simbolicamente.
b) 
A linguagem é um sistema de ícones que representa os objetos por meio de índices.
c) 
A linguagem é um sistema de índices que serve para apresentar as semelhanças simbólicas do objeto e da representação.
d) 
A linguagem é um sistema de signos que serve para organizar a astrologia da linguagem.
e) 
A linguagem é um sistema de signos que deve ocupar o lugar das coisas, que deve substituir o objeto por uma representação.
Pergunta 2 (0.2 pontos) 
Salvo
Várias foram as condições históricas que tornaram possível o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga. Nesse sentido, podemos destacar o surgimento da moeda, do calendário, da vida pública, do alfabeto grego, das grandes viagens marítimas para buscar novas rotas comerciais e o surgimento da política. Todos esses acontecimentos foram determinantes para que o conhecimento filosófico surgisse na Grécia, por volta dos séculos VII e VI a.C.
Sobre o tema do surgimento da Filosofia na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
Opções de pergunta 2:
a) 
o surgimento da vida urbana trouxe várias mudanças na organização política das poleis, onde os gregos abandonaram a participação democrática e passaram a adotar um modelo político baseado no governo dos melhores, que eram os filósofos.
b) 
o surgimento do alfabeto foi determinante para a origem da Filosofia, pois foi com ele que os poetas gregos, como Homero e Hesíodo, conseguiram criticar os mitos e descrever os conceitos filosóficos com maior precisão.
c) 
o surgimento da vida pública e da política foi determinante para a origem da Filosofia porque fez com que as pessoas participassem da criação das leis da pólis (cidade-estado), e alguns conceitos abstratos, como justiça e bondade, passaram a exigir uma definição conceitual racional para convencer os cidadãos a votarem nas leis que fossem racionalmente melhores e mais justas.
d) 
o surgimento da moeda foi importante para a origem da Filosofia porque ajudou os cidadãos a pagarem os professores de Filosofia da época para ensinarem as habilidades exigidas por esse tipo de conhecimento.
e) 
as viagens marítimas foram importantes para a origem da Filosofia, pois, com elas, os filósofos podiam viajar para o Oriente em busca de novas definições conceituais próprias do conhecimento filosófico com outros povos, como os egípcios e os persas. 
Pergunta 3 (0.2 pontos) 
Salvo
Sócrates acreditava que todos já nascíamos com o conhecimento. Para extrairmos esse conhecimento de dentro de nós mesmos, ele criou um método que se utiliza do diálogo, uma ferramenta importantíssima para a experiência filosófica, uma vez que é por meio do diálogo que conseguimos "parir" o conhecimento de nosso interior e trazê-lo à luz.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que o método socrático de produção do conhecimento ficou conhecido como:
Opções de pergunta 3:
a) 
Método da maiêutica.
b) 
Método da ironia.
c) 
Método empírico.
d) 
Método dialético.
e) 
Método indutivo.
Pergunta 4 (0.2 pontos) 
Salvo
Leia o texto a seguir.
"Afinal, somos livres ou determinados? Quando nos referimos ao conceito de liberdade, podemos fazê-lo com base em diversas perspectivas. Há os que descreem da possibilidade de escolha livre e outros para quem uma pessoa livre é aquela que pensa e age por si própria, não é constrangida a fazer o que não deseja nem é escrava ou prisioneira de seu destino".
(ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2013. p. 191)
Considerando o texto apresentado e o que foi escrito no livro-texto sobre o tema da liberdade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) No mito de Édipo podemos perceber claramente a relação entre liberdade e determinismo, sendo que o personagem principal se mostra livre durante toda a narrativa mítica.
( ) A mitologia grega como um todo tinha como objetivo apresentar aos seus cidadãos uma visão determinista da realidade a partir da noção de predestinação divina.
( ) O mito de Édipo consegue nos mostrar como liberdade e determinismo estão entrelaçados na cultura grega e nos leva a refletir que as vezes pensamos estar agindo livremente, mas no fundo estamos sendo determinados por forças externas a nós.
( ) Os gregos defendem em seus mitos que sempre haverá liberdade no homem, basta que ele siga a vontade dos deuses.
A sequência correta é:
Opções de pergunta 4:
a) 
F, V, V, F.
b) 
F, V, F, V.
c) 
V, F, F, F.
d) 
F, V, V, V.
e) 
V, F, V, F.
Pergunta 5 (0.2 pontos) 
Salvo
Leia o texto a seguir com atenção.
"É possível ser feliz? Em que consiste a felicidade? Alguns mais pessimistas acham a felicidade um sonho impossível. Os problemas do cotidiano, os sofrimentos físicos e morais, a fome, a pobreza, a violência, o tédio são empecilhos severos. Para outros, como vemos na publicidade, a felicidade estaria nos momentos de consumo, longe do trabalho, com todo o conforto e prazer que o dinheiro pode lhes dar: um carro, um iate, roupas de marca, ausência de sofrimento, um doce 'nada fazer'. Por isso tantos esperam as férias, a aposentadoria ou o prêmio da loteria".
(ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2013. p. 68)
O conceito de felicidade, também conhecido entre os gregos como eudaimonia, foi objeto de estudo de vários filósofos e com sentidos que se aproximam ou se distanciam das concepções expostas no excerto apresentado.
Sobre a definição de felicidade (eudaimonia) para Aristóteles, é correto afirmar que:
Opções de pergunta 5:
a) 
a felicidade consiste em agir bem em tudo, seguindo as normas preestabelecidas pela sociedade.
b) 
a felicidade só pode ser alcançada por meio de ações virtuosas.
c) 
a felicidade só pode ser alcançada por meio da busca do prazer que o dinheiro pode nos proporcionar.
d) 
a felicidade só pode ser alcançada quando houver uma ausência de sofrimento no homem.
e) 
a felicidade consiste em um sonho impossível de ser alcançado pelos homens em sociedade.
GABARITO: 1) E - 2) C - 3) A - 4) A - 5) B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando