Buscar

AV PARCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

USO LEGITIMO DA FORÇA
		1.
		Analise o seguinte exemplo: O encarregado de aplicar a lei observa uma pessoa praticando um roubo, armado com uma faca, e no momento da abordagem o assaltante investe contra o guarda que usa seu bastão para desarmá-lo, acertando-o no pulso, em seguida, dá-lhe uma chave de braço, jogando o sujeito no chão para que possa algemá-lo. A partir do caso em questão, em conjunto com o que foi absorvido em aula, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	O profissional de segurança pública agiu corretamente, amparado pela lei das polícias estaduais, este pode fazer uso da força da forma que o convir.
	
	
	O profissional de segurança pública agiu errado, pois amparado pela legítima defesa, ele deveria aguardar reforços para que não houvesse a necessidade de utilizar a algema com o indivíduo em conflito com a lei.
	
	
	O profissional de segurança pública agiu errado, amparado pela legítima defesa, não deveria ter utilizado a força de forma gradativa.
	
	
	O profissional de segurança pública agiu corretamente, amparado pela legítima defesa, utilizando a força de forma gradativa.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Tendo o Brasil assinado certo tratado sobre Direitos Humanos, o mesmo foi aprovado em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. Podemos afirmar que o documento ingressa na legislação nacional com o status de
	
	
	
	
	Decreto.
	
	
	Emenda Constitucional.
	
	
	Resolução.
	
	
	Lei infraconstitucional.
	
	
	Portaria.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Analisando o modelo FLECT, Fulano, Guarda Municipal, observa que, diante de uma pessoa que coopere com a abordagem realizada por ele, tão somente deve-se usar Comandos Verbais. ¿Mas se a pessoa não cooperar. Ficar imóvel... Como devo proceder?¿, pergunta o GM ao seu instrutor de ¿Uso da Força¿. Uma correta orientação será
	
	
	
	
	Usar o bastão tipo tonfa para imobilizar o cidadão.
	
	
	Interromper a abordagem e deixar o cidadão ir embora.
	
	
	Usar espargidor de gás pimenta contra a pessoa, cuidando para que a distância mínima para o uso seja respeitada.
	
	
	Usar arma potencialmente letal contra o cidadão.
	
	
	Valer-se do controle de contato, isto é, tocar com a mão no indivíduo abordado, direcionando-o a fazer o que lhe é solicitado.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A Portaria Interministerial 4226, elaborada em 31 de dezembro de 2010, em conjunto, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República afirma em sua diretriz 2 que o uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer a alguns princípios. Não é um deles:
	
	
	
	
	Ética.
	
	
	Necessidade.
	
	
	Conveniência.
	
	
	Proporcionalidade.
	
	
	Legalidade.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Teríamos no uso seletivo da força, 3 elementos principais de ação. Um deles seriam as táticas. Podemos afirmar que se tratam de:
	
	
	
	
	Armas e equipamentos disponibilizados, os procedimentos, o que foi objeto de treinamento no curso preparatório do agente da lei, etc.
	
	
	Utilização dos instrumentos nas estratégias desenvolvidas pela organização para prevenção e repressão do comportamento que afeta a ordem pública.
	
	
	Como o agente da lei age e/ou reage diante da ação do abordado, considerando-se a velocidade com que responde às atitudes do suspeito.
	
	
	Modelos gráficos que apontam para a atuação do operador de segurança.
	
	
	Níveis de uso da força conjugados aos tipos de reação dos abordados.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Fulano, Guarda Municipal, deseja comprar armamento não letal para seu uso particular. Ele poderia? Sob qual embasamento?
	
	
	
	
	Sim, de acordo com o artigo 146 do Decreto 3.665 de 20 de novembro de 2000 - O Comandante do Exército poderá autorizar a aquisição, na indústria, de armas, munições e demais produtos controlados de uso restrito, por pessoas físicas de categorias profissionais, para uso próprio, que comprovem sua necessidade.
	
	
	Sim, de acordo com o parágrafo 9º do artigo 145 do Decreto 3.665 de 20 de novembro de 2000 - A aquisição de armas, munições, viaturas blindadas, coletes a prova de balas e demais produtos controlados, pelas Forças Auxiliares, obedecerá as disposições do Anexo XXVI a este Regulamento.
	
	
	Não, de acordo com o artigo 16 da Lei 10.826/03 que considera crime possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
	
	
	Não, de acordo com o artigo 113 do Decreto 3.665 de 20 de novembro de 2000 - As armas, munições, acessórios e equipamentos de uso restrito não podem ser vendidas no comércio.
	
	
	Sim, de acordo com o artigo 145 do Decreto 3.665 de 20 de novembro de 2000 - A aquisição, na indústria, de armas, munições, acessórios, equipamentos e demais produtos controlados de uso restrito, por parte de órgãos de governo no âmbito federal, estadual ou municipal, não integrantes das Forças Armadas, para uso dessas organizações, dependerá de autorização do D Log.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O Policial Rodoviário Federal Sicrano vê-se diante de uma grande manifestação que fecha a rodovia federal X. Ao se aproximar do grupo de pessoas, percebe que eles avançam agressivamente em sua direção, gritando que vão bater nele. Diante do grande número de pessoas e ciente de que está portando um espargidor de gás pimenta e uma pistola elétrica, qual atitude Sicrano deve adotar, caso a verbalização não funcione e não haja a opção de recuar?
	
	
	
	
	Usar o espargidor de gás pimenta, uma arma não letal incapacitante que atingirá somente uma única pessoa.
	
	
	Usar a pistola elétrica, uma arma não letal incapacitante que causará incômodo a todos os agressores.
	
	
	Usar a pistola elétrica, uma arma não letal debilitante e que poderá atingir a um número maior de pessoas.
	
	
	Usar o espargidor de gás pimenta, uma arma não letal incapacitante que fará com que todos os agressores desmaiem.
	
	
	Usar o espargidor de gás pimenta, uma arma não letal debilitante e que poderá atingir a um número maior de pessoas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Durante a retomada de um prédio ocupado ilegalmente por cidadãos, a equipe da Policia Militar é alvo de ataque de pedras por parte dos ocupantes. O Comandante da equipe determina que sejam lançadas granadas fumígenas lacrimogêneas nos apartamentos. Você, aluno do CST em Segurança Pública, apresenta as seguintes considerações: I ¿ Durante o seu funcionamento, o artefato gera calor intenso, podendo provocar chamas em contato com materiais de fácil combustão. II ¿ A saturação pelo gás em ambiente fechado pode ser um grande risco para terceiros, pois o gás lacrimogêneo, em alta concentração, ocupa o espaço do oxigênio, tornando o ambiente perigoso para crianças, idosos, pessoas com problemas cardíacos e/ou respiratórios. III ¿ O equipamento usado pela equipe a protege das pedras, não havendo risco a integridade física dos agentes. Diante do exposto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Após aprender sobre as técnicas de combate corpo-a-corpo, Fulano decide implementar tal treinamento em sua instituição de segurança pública. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	As técnicas devem ser treinadas com regularidade, no mínimo 1 vez por mês.
	
	
	Não há necessidade de treinamento com regularidade. Importa a intensidade de cada treinamento.
	
	
	As técnicas devem ser treinadas comregularidade, no mínimo 2 vezes por semana.
	
	
	As técnicas devem ser treinadas com regularidade, no mínimo 1 vez por quinzena.
	
	
	O que mais importa é o conhecimento de que deve haver treinamento, não o treinamento em si.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Fulano, Guarda Municipal, participa ativamente da segurança de uma manifestação que ocorre no centro da cidade. Ele observa que os manifestantes estão caminhando tranquilamente na parte da via que lhes foi liberada por seu Comandante. Em dado momento, um colega de Fulano efetua disparos de munição de borracha a uma distância de 3 metros de um manifestante, alegando que o mesmo olhara com ¿cara feia¿ para ele. Podemos afirmar que
	
	
	
	
	O colega de Fulano observou os aspectos legais e os aspectos atinentes aos gradientes do uso da força. Entretanto, não observou os aspectos técnicos na utilização da arma de menor potencial ofensivo.
	
	
	O colega de Fulano observou os aspectos legais, os aspectos atinentes aos gradientes do uso da força e os aspectos técnicos na utilização da arma de menor potencial ofensivo.
	
	
	O colega de Fulano não observou os aspectos legais. Entretanto, observou os aspectos atinentes aos gradientes do uso da força e os aspectos técnicos na utilização da arma de menor potencial ofensivo.
	
	
	O colega de Fulano não observou os aspectos legais, os aspectos atinentes aos gradientes do uso da força e os aspectos técnicos na utilização da arma de menor potencial ofensivo.
	
	
	O colega de Fulano não observou nem os aspectos legais, nem os aspectos atinentes aos gradientes do uso da força. Entretanto, observou, os aspectos técnicos na utilização da arma de menor potencial ofensivo.

Continue navegando