Buscar

TRABALHO SOCIOLOGIA - MAX WEBER

Prévia do material em texto

COMO ANALISAR A PANDEMIA DO CORONAVIRUS NO BRASIL?
Por: Max Weber
A sociedade enfrenta um período de reflexão profunda dos meios de produção causada pelo COVIDD-19, e por conta disso a sociedade está aprendendo o valor da ação social e como é complexa a sociedade que vivemos.
Podemos observar que toda ação proposta pela sociedade nesse período tem uma finalidade a ser alcançada. O isolamento social proposto pela OMS (Organização Mundial de Saúde) poderia ser descrito por um “tipo ideal” para combate e proliferação do vírus, porque possibilitaria os demais campos de pesquisa fazer uma análise sobre os reflexos dessa medida para com a sociedade, analisando diversos fatos reais como desvios do ideal.
Em contrapartida, a postura do então presidente do Brasil demonstra um tipo de dominação que negligência esse tipo ideal e que divide opiniões da sociedade pela forma como ela está sendo feita. Segundo o Chefe de Estado, o isolamento traria prejuízos para economia e consequentemente aumentaria o desemprego. Dessa forma, ele rejeita a medida adotada pela OMS e ainda sugere o uso de um medicamento, a “cloroquina”, no tratamento do COVID-19, por entender através de informações de seus subordinados sobre a possível eficácia do medicamento. Com essa atitude, a população fica dividida sobre a dominação: carismática, legal ou tradicional, por aquele que detém o poder.
Outro ponto a observar é que fazendo uma crítica a Karl Marx sobre o capitalismo por de trás do isolamento social e como ele atinge as camadas mais pobres. Weber nesse sentido, rejeita a hipótese do materialismo dialético de Marx porque acredita que dentro dessa catástrofe todos estão prejudicados, não havendo uma separação tão grande de quem era mais afetado pela crise causada pelo Coronavírus. 
Nesse sentido, temos uma crítica ao modelo de isolamento proposto, com base na Teoria Burocrática, porque essa medida não se leva em conta as necessidades especificas de cada pessoa e se estabelece por meio de regras e padrões extremamente políticos. Esse processo pode causar um pensamento racionalizante na população se considerarmos que os reflexos desse isolamento têm dividido opiniões. Por fim, o modelo de sociedade que adota tal sistema pode ser considerado um com base na racionalidade formal, por considerar que esses meios de organizações burocráticas tornem o seu trabalho previsível e calculável, possivelmente com a finalidade de atingir o fim dessa pandemia.

Continue navegando