Buscar

Atividade 3 Práticas de Eng Soft

Prévia do material em texto

Tipos de Testes de Software
Teste de Usabilidade:
Esse teste é muito importante para avaliar a qualidade do software no quesito experiência do usuário. A finalidade desse teste é compreender o quão intuitivo e compreensível é a interface do programa para o usuário final. Nesse caso, é fundamental entender como o software será utilizado. Um exemplo bem simples é que nem sempre a aplicação é executada em primeiro plano, levando a equipe a construir uma interface que permaneça agradável quando for redimensionada.
Além disso, como os perfis de usuários podem variar a cada projeto, o teste de usabilidade é realizado com esses grupos de pessoas, de modo que elas opinem acerca da facilidade de uso, das questões visuais, entre outros detalhes que prejudicam a experiência de uso.
O teste de usabilidade vem com quatro benefícios que podem ajudar na decisão de escolha. Você pode utilizar o sistema com muita facilidade, os comandos são fáceis de memorizar, a segurança na hora do uso é reforçada e, os usuários dificilmente ficam insatisfeitos.
Teste de regressão:
Como o próprio nome diz, o teste de regressão é uma metodologia usada entre outras coisas, para evitar a recaída de um erro. Um exemplo comum de aplicação desse teste é quando o programador altera o código e procura identificar falhas até então existentes. Esse tipo de comprometimento pode acontecer em função de problemas anteriormente corrigidos em uma versão mais antiga. O teste de regressão é essencial para impedir que o sistema fique instável lodo após o update do próprio sistema. 
Durante o desenvolvimento do programa, é comum termos a situação de inclusão de uma nova funcionalidade pelo cliente ou encontrar um erro na lógica do código fonte. Independentemente do cenário, o desenvolvedor terá de fazer na programação. O único problema é que, em alguns casos, uma simples mudança pode comprometer toda a lógica já finalizada, revogando quaisquer testes básicos feitos no processo de produção. Para evitar imprevistos, é recomendado que se faça o teste de regressão, mesmo que a modificação seja pequena.
Esse teste vem benefícios interessantes, ele economiza o tempo de trabalho de uma forma bem simples, vários navegadores e dispositivos são desenvolvidos facilmente, em estágios iniciais as correções de bugs são mais baratas que em outros testes e, uma vez escritos eles podem ser abundantemente reutilizados.
Teste de segurança:
Esse teste é um dos testes mais importantes que existe quando falamos em software corporativo, porque afinal, a proteção dos dados é indispensável a toda e qualquer empresa que armazena informações no ambiente virtual.
Esse teste de segurança é realizado por uma equipe especializada em Segurança da Informação, responsável por avaliar se há falhas de segurança a partir dos procedimentos, tais como análise de vulnerabilidade, coleta de informações e violação de senha. Dessa maneira, o produto final só é entregue ao cliente quando os requisitos de segurança são devidamente preenchidos, garantindo à empresa que suas informações ficarão protegidas contra invasão cibernética. Esse tipo de teste verifica a segurança do software, no que diz respeito à proteção a ataques diversos que podem estar submetidos como hackers e vírus por exemplo.
O teste de segurança vem com três benefícios importantes, o sistema desse teste resiste a falhas durante a execução do teste, o sistema cumpre o esperado e definido nos requisitos e, o tempo de resposta é bem aceitável e adequado.

Continue navegando