Buscar

av1 microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina : Microbiologia e Imunologia 
SDE 5098 – Turma: 3045
Professora: Christiane Marques
AV1 -2020.1
Aluno: Thyara Barbosa da Rocha
Matrícula: 201908152151
OBS: - As respostas devem ser anexadas no sava na aba específica. 
 - Usar fonte Arial ou Times New Roman, fonte 12, espaço simples.
1- O tratamento de infecções bacterianas foi possível com a descoberta dos antibióticos, substâncias estas capazes de matar bactérias. Como exemplos de mecanismos de ação dos antibióticos, podemos citar a inibição a enzima responsável pela separação das fitas do DNA. Sendo que, as bactérias possuem mecanismos de resistência aos antimicrobianos. Dentre os mecanismos de resistência escolha um e disserte sobre ele. (1,0)
Resposta: Produção de enzimas que degradam ou modificam antibióticos. As principais enzimas que degradam antibióticos são denominadas beta-lactamases, e como o próprio nome diz, atuam catalisando a hidrólise do anel beta-lactâmico, levando à perda da ação do antimicrobiano sobre a bactéria que continua fazendo a biossíntese de sua parede celular.
2- Relacione as colunas abaixo: 
Coluna 1: Processo
1. limpeza
2. descontaminação
3. desinfecção
4. esterilização
Coluna 2: Descrição
( ) Processo de eliminação e destruição de microrganismos, patogênicos ou não, em sua forma vegetativa. 3
( ) Processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfícies. 2
( ) Remoção de sujidade visível, orgânica e inorgânica, com água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies. 1
( ) Processo de destruição de todos os microrganismos, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los através dos testes-padrão. 4
Indique a sequência correta: (1,0)
Resposta: 3 – 2 – 1 - 4
3- Algumas espécies de bactérias são mais patogênicas do que outras pois possuem mecanismos de evadir a resposta imunológica ou maior capacidade de adesão a tecidos. Sobre os mecanismos de patogenicidade. Descreva um deles. (1,0)
Resposta: Multiplicação no tecido do hospedeiro. Normalmente a quantidade de células do agente que 
penetrou é pequena para produzir sintomas diretamente, fase que se chama período de incubação. A sobrevivência depende da disponibilidade de nutrientes no tecido infectado do hospedeiro. A produção e ação de enzimas produzidas pelas bactérias faz liberar nutrientes. Há alguns fatores limitantes do crescimento nos tecidos como , por exemplo, tensão de O2 e ferro livre.
4- As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. Mas, também pode realizar recombinação genética o que irá permitir variabilidade genética, que ocorre a partir de DNA livre no ambiente que será incorporado ao DNA de outra bactéria. De quais tipos de reprodução e recombinação genética está descrito na primeira e segunda frase, respectivamente? (1,0)
Reposta: cissiparidade ou fissão binária e transformação.
5-Há duas maneiras pelas quais podemos classificar uma bactéria observando-a ao microscópio de luz: morfologia e tipo de Gram. As bactérias que crescem em meio de cultura Agar Manitol salgado apresentam: (1,0)
a) Qual morfologia? 
Resposta: o estafilococos é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa e que cresce em formato de cachos de uva.
b) Tipo de Gram?
 Resposta: Gram positiva.

Outros materiais