Buscar

Relatório TGP da aula do dia 20

Prévia do material em texto

Relatório da aula do dia 20/04/2020
Em um primeiro momento foi dito como será as avaliações, em um segundo momento foi relembrado os preceitos de jurisdição e após isso foi seguido para o âmbito da ação e do processo, abaixo os meus tópicos de cada assunto
Ação = é o direito público de exigir do Estado a jurisdição
· Teorias:
A. Clássica/ imanentista/ civilista= é o direito de pedir o que é devido, pressupõe a violação de um direito pois não há ação sem direito. 
B. Ação como um direito humano autônomo e concreto a tutela jurídica/ concretista = Ação como um dir. autônomo (sem vinculo com direito material) de exigir do Estado a proteção jurídica, mas só existiria direito se houvesse uma sentença favorável no caso concreto e ainda exigia que se tivesse direito ao que se pede
C. Ação como direito autônomo e abstrato a tutela jurídica/ teoria abstrato = direito autônomo (sem vinculo com o direito material) abstrato (independe do sucesso da demanda) não se sabe o resultado do processo, não se tem garantia, mas o autor fez seu papel de exigir do Estado a proteção. 
Processo = é o meio necessário para o legitimo exercício do poder é entendido como uma ordem de fatos atendendo ao disposto na constituição (devido processo legal) 
· Autos: caderno onde consta os atos processuais 
· Procedimento processual= sucessão de atos processuais 
· Relação jurídica de direito processual= só existe em caso de lide 
· Teorias sobre a natureza jurídica do processo= 
A. Contrato= Tem o processo como um contrato entre partes, resultando assim da vontade das partes 
B. Quase contrato= ao menos uma das partes atua com vontade, ainda enxerga o processo como um contrato entre partes 
C. Relação jurídica= entende o processo como uma relação jurídica entre partes (sujeitos) possui dois planos jurídicos, o do direito material (que se discute nele) e o do direito processual (na qual se discute o material). Se difere da relação de direito material por causa de seus sujeitos, objetos e pressupostos. 
D. Situação jurídica= é contraria a ideia de processo como relação jurídica porque nessa percepção é vista como varias relações jurídicas e não apenas uma. 
E. Instituição jurídica= trabalhava em um âmbito sociológico pois via o processo como uma organização jurídica com uma finalidade especifica. 
F. Teorias constitucionalista= é um procedimento com contraditório seguindo a constituição.

Continue navegando