Avaliação I - Empreendedorismo
1 pág.

Avaliação I - Empreendedorismo


DisciplinaEmpreendedorismo34.389 materiais420.249 seguidores
Pré-visualização1 página

Disciplina: Empreendedorismo (ADM63)

Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX (Cod.:512496) (peso.:1,50)

Prova Objetiva: 19084032


1. Faz parte do cotidiano dos empreendedores tomarem decisões em ambientes com alto grau de insegurança, riscos, pressão temporal e uma parcela considerável de emocionalidade. Com relação a esse ambiente, a tomada de decisão de um empreendedor envolve: 1) execução; 2) adaptação de modo cognitivo; e 3) aprender com o fracasso. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

(   ) A efetuação é quando os empreendedores são treinados de forma a pensar de forma racional e se não fazem dessa forma são advertidos. E é isso que difere o empreendedor dos líderes empresariais que pensam de maneira alternativa com relação a essa advertência, buscando transformá-la em oportunidade.

(   ) A adaptabilidade cognitiva reflete na consciência metacognitiva do empreendedor, possibilitando a reflexão, o entendimento e o controle do pensamento.

(   ) Aprender com o fracasso é comum entre os empreendedores, já que a falta de experiência pode ocasionar insucesso, mas não necessariamente é causada por ele.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - F.                              b) F - F - V.

c) V - V - V.                              d) F - V - V.

 

2. Saras Sarasvathy, professora da Universidade de Virgínia (EUA) realizou uma ampla pesquisa com 30 fundadores de companhias de tamanhos e de indústrias variadas em 17 estados nos Estados Unidos para tentar entender os processos por trás da resolução de problemas e da transformação de ideias, chegando a princípios baseados numa lógica de racionalidade que ela chamou de raciocínio effectuation ou efetuação em português. Sobre o princípio da efetuação no empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- O processo de efetuação, significa que os empreendedores fazem uso do que têm (o que conhecem, o que são, e quem conhecem) e escolhem os possíveis resultados.


PORQUE


II- Os empreendedores sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado e se concentrar nos meios para alcançá-lo.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2018.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

3. O intraempreendedorismo ocorre quando o processo empreendedor se desenvolve internamente, ou seja, dentro da organização. Dessa forma, independente do porte da organização, ela pode estimular e desenvolver ações empreendedoras com seus empregados. Com relação à geração e à retenção de profissionais intraempreendedores nas organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( F ) Incentivar o intraempreendedorismo dentro da organização faz com que a empresa se torne mais burocrática e menos competitiva.

( V ) Quando a empresa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer com que suas ideias se realizem, o intraempreendedorismo ganha força.

(   ) Os intraempreendedores fazem toda a diferença dentro da organização, todavia oferecer premiações faz com que a ação empreendedora seja desestimulada.

( V ) O estímulo ao intraempreendedorismo se concretiza quando a empresa oferece patrocínio e liberdade de ação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.                      b) V - V - F - F.

c) F - V - F - V.                      d) F - F - V - V.

 

4. O modo tradicional com que se administra uma empresa com relação ao modo empreendedor possui diferenças consideradas muito distintas. Essas diferenças ficam ainda mais evidentes quando se trata de segurança e utilização de estruturas. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- No modo de administração tradicional, o gestor adquire a produto ou máquina que precisa e aí é feita sua utilização.

II- No modo de administrar empreendedor considera-se como pressuposto a utilização compartilhada.

III- Tanto o modo de administrar tradicional como o modo empreendedor consideram a utilização compartilhada. Pode-se exemplificar: quando necessita de uma máquina para realizar apenas uma operação, busca-se parceria com alguém que a detenha e a utilize, e isso faz com que não seja preciso contabilizar o imobilizado.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a afirmativa I está correta.      b) As afirmativas II e III estão corretas.

c) Somente a afirmativa III está correta.    d) As afirmativas I e II estão corretas.

 

5. Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:

a) A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.

b) A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis.

c) Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior.

d) A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.

 

6. O estudo do GEM (2014) mostra que o empreendedorismo no Brasil são negócios simples e que objetivam principalmente a complementação da renda familiar. Esse mesmo estudo afirma que estes negócios são pouco inovadores e com poucos funcionários, o que gera um impacto limitado na geração de campo de trabalho e desenvolvimento de produtos e serviços. O que não deve ser desvalorizado, pois representam "45 milhões de brasileiros envolvidos com a atividade empreendedora e com impacto positivo para o contexto socioeconômico do país" (GEM, 2014, p. 33). Tendo esse texto como referência e considerando a importância do empreendedorismo para a sociedade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- O empreendedorismo é um dos responsáveis por produzir as riquezas de um país.


PORQUE


II- Além do ganho individual, facilitando a expansão econômica dos empreendedores, as atitudes empreendedoras também podem produzir bem-estar social apresentando solução para problemas da sociedade, já que empreender é muito mais do que simples abrir um negócio, a inovação também deve estar presente.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Mariade Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.

a) As asserções I e II são proposições falsas.

b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

7. Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o empreendedorismo e a administração, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.

a) A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.

b) A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes era utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.

c) A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.

d) A administração não deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros, pois não são consideradas empresas.

 

8. O processo de intraempreendedorismo acontece no ambiente interno da organização, sem ter a necessidade de criar um novo negócio. É o processo de desenvolvimento de seus colaboradores, assim é possível que os colaboradores façam com que suas ideias se realizem. Segundo Lozinsky (2010, p. 53), "Uma pessoa motivada por alcançar objetivos desafiantes pode demonstrar que seu trabalho e o de seus colegas ou subordinados representa a melhor prática". Quais são as características dos intraempreendedores?

FONTE: LOZINSKY, Sergio. Implementando empreendedorismo na sua empresa: experiências e ideias para criar uma organização empreendedora (Intrapreneurship). São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.

a) Evita trabalhar em equipe; centralizador; evita capacitação dos colaboradores.

b) Realização de sonhos pessoais; ser indiferente; estilo de gerente-chefe.

c) Assumir altos riscos sozinho; trabalhar sozinho; centralizador.

d) Liderança; criatividade; enfrentar dificuldades.

 

9. O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( F ) O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.

( V ) O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status.

( V ) O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente.

( F ) O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.                      b) F - V - F - V.

c) V - V - F - F.                      d) F - F - V - V.

 

10. Para empreender não basta ter uma ideia. Para se tornar um empreendedor é necessário algumas características. Diversas são as instituições e pesquisadores que definem as características empreendedoras. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( V ) São visionários, pois sabem como será o futuro para seu negócio, além de possuir habilidade para implementar seus sonhos.

( F ) Possuem dificuldade em se organizar, geralmente não sabem como obter e alocar os recursos materiais, humanos e financeiros de forma racional.

( V ) Os empreendedores cultivam certo inconformismo diante da rotina, são muito dinâmicos e implementam suas ações com total comprometimento.

( V ) Possuem uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto aos clientes, aos fornecedores e a entidades de classe.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - F.                      b) F - F - F - V.

c) V - F - V - V.                      d) F - V - F - F.