Buscar

TRABALHO AVALIATIVO DOC 1 (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA
Resenha Crítica
 Luana de Fátima de Paula
 Trabalho da disciplina Gestão dos tributos na formação de preços e custos 
 Tutor: Prof.ª Mariana Teixeira de Souza
 Belo horizonte-MG
 2020
 ATIVIDADE AVALIATIVA
Na primeira aula foram abordados termos contábeis, que às vezes nos confundimos, achando que tem os mesmos significados, como, gastos, despesas, custos. O propósito dessa aula foi de esclarecer que existe de diferenças entre esses termos no momento de fazer o balanço e classificar cada item mesmo que em nossa “cabeça” se trata tudo de custos, pois vimos que cada um desses gastos tem uma classificação diferente, por exemplo: 
- custo: são consumos ligados diretamente na produção
 -despesas: São gastos que estão relacionados à administração, vendas e financiamentos.
Ou seja, despesas são gastos que não estão ligados a produção do bem, os custos são gastos ligados diretamente ou indiretamente ligados a produção do bem, entende-se que, até o momento em que o item não está pronto par ser vendido, se trata de custos, e após, despesas.
Na aula dois, a continuação das terminologias contábeis, desmembrando todos os custos e as suas classificações, como devem ser calculados e inseridos no momento de contabilizar. Aprendemos os custos indiretos de fabricação (gastos que estão ligados à produção indiretamente), por exemplo, materiais que não são usados na produção do bem ou serviço, mas é necessário para manter a produção, como água para limpeza, para os funcionários beber, energia elétrica entre vários outros. Essa aula tem a finalidade de ensinar como se deve calcular esse tipo de custo, como calcular a depreciação das máquinas que são usadas para produzir e quais métodos pode ser utilizado para fazer esses cálculos, como calcular o custo de aquisição inserindo os tributos que devem ser contabilizados. Também aprendemos como fazer os cálculos de mão de obra direta, como salários, horas extras, adicional noturno, INSS, férias, FGTS e décimo terceiro salário. Com essa aula, tomamos a ciência de que se, não forem feitos todos esses cálculos, pode ter uma inviabilidade econômica, colocando os valores abaixo do custo que realmente tem.
Aula 3, abordados os temas de apuração de resultados contábeis tanto financeiro quanto gerencial, e quais as suas diferenças, explicando que, a contabilidade financeira é para apuração do balanço, seguindo normas legais a qual toda empresa deve fazer, ficando explicito para todas as partes interessadas, como acionistas, por exemplo, já a contabilidade gerencial, são informações mais detalhadas dentro do próprio balanço que serve para tomadas de decisão, informações utilizadas internamente pelos administradores, executivos e gerentes, para retorno interno, como por exemplo, aumentar ou não o preço de um produto ou serviço. Vimos sobre método de custeio por absorção; todos os custos são calculados distribuídos entre todos os produtos fabricados, os custos são separados das despesas, esse método é o mais comum existente. Aprendemos a fazer os cálculos pelo método de absorção.
Métodos de rateios e seus critérios: Cada empresa pode fazer conforme a sua visão, não exige que siga uma regra ou algo do tipo.
Departamentalização: Na aula 4, estudamos sobre a divisão em seguimentos (departamentalização), ondem podem ser divididos em departamento de produção, onde são feitos os produtos, que são contabilizados diretamente ao custo de produção, e departamento de serviços, não estão ligados diretamente na produção do bem e tem a finalidade de auxiliar os departamentos de produção, ou seja ligada indiretamente na produção. A departamentalização tem o intuito de melhorar o controle dos custos, separando-os, assim, deixando mais os custos do produto mais precisos possível, como por exemplo, os critérios de rateio. Pelo que vimos, acredito que com a departamentalização, consiga diminuir alguns custos com mais facilidade, pelo fato de estar separado e ter uma área responsável ligado diretamente a determinados custos. O objetivo dessa aula é de fazermos uma analise criteriosa sobre os custos indiretos de fabricação, mostrando que com a departamentalização eles são mais bem empregados, e aprendermos a fazer o rateio dos custos corretamente.
Tributos: Aula de número 5, com o objetivo de nos informar sobre, o que são os impostos e tributos, como são calculados, quais os tipos de tributos existentes, quais as suas alíquotas. O que é fator gerador e suas definições. Por exemplo: Regime cumulativo e não cumulativo de imposto ou tributo, no regime cumulativo, o imposto ou tributo é atribuído em todos os processos de produção ou vendo de um produto até chegar no seu consumidor final, no regime não acumulativo, é inserido após esses processos citados no exemplo acima, não incide sobre os mesmos impostos. Aprendemos a importância dos tributos e suas diferenças; como tributos diretos; que se trata de tributo designado diretamente ao contribuinte, não podendo fazer o repasse do mesmo para outro. Tributos indiretos; que é o tributo que pode ser repassado, a contribuinte paga, mas solicita o retorno por meio legal. Vimos exemplo prático de como pode ser feito o repasse de tributos indiretos, sua resolução as alíquotas de cada um. Revisamos o que é fato gerador, o que é necessário para que o mesmo aconteça.
Impactos na formação de preços e custos e tributos previdenciários e trabalhistas, na aula 6 são os temas falados, revisamos, folha de pagamentos, salário e remuneração e suas diferenças. A importância dessa matéria, é que aprendemos sobre os encargos que são cobrados sobre os salários, quais as obrigações fiscais da empresa, junto à previdência e ao colaborador, como e quando deve ser feito os repasses a previdência, a lei descrita referente a esse tributo e seus regulamentos, o pagamento do FGTS depositando todos os meses no fundo para o colaborador e inserir essas informações na folha de pagamento. Aprendemos sobre a previdência social, que é responsável por, arrecadar, fiscalizar e lançar esses recolhimentos no INSS, garantindo assim, futuramente a aposentadoria desses contribuintes. Revisamos também a desoneração da folha de pagamento, que, foi criado um novo tributo para que isso ocorresse; contribuição previdenciária sobre receita bruta (CPRB), que é aplicação de uma alíquota sobre a receita bruta do mês. Essas são informações necessárias que precisamos ter, para termos uma base para fazer cálculos corretos e não sofrermos uma inviabilidade econômica. Na aula 7, seguimos a continuação da aula 6, iniciando sobre SAT (Seguro de acidente de trabalho), que é composto pelo risco de acidente de trabalho (RAT), que tem a função de destinar o benefício aos atingidos por doença ou acidente. Aprendemos sobre diversos órgãos como (RAT) riscos ambientais do trabalho, que mede o percentual risco da atividade econômica da empresa tendo base a qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrente do grau de incidência de capacidade laborativa, informado as alíquotas de acordo com o grau, se mínimo ou máximo. Conhecemos sobre a FAP, que mede o desempenho da empresa, dentro da sua atividade econômica, relacionando aos acidentes de trabalho ocorrido em um período e como é feito os cálculos. Revisamos informações como, salário família, que é direito do trabalhador que tem o salário até R$1.212,64 e que tem filhos de até 14 anos, aprendemos sobre imposto de renda retido na fonte e sua base de cálculo.
Na ultima aula, de número 8, revisamos os tributos internacionais, bem como, importação, exportação, fator gerador da importação e suas alíquotas. Objetivo dessa aulaé informar sobre como são cobradas as tarifas aduaneiras, que se trata é de competência do Estado (Governo Federal), porque se trata de relacionamento do país com o exterior. Aprendemos que foi criado um regulamento aduaneiro para diferir o elemento espacial do fato gerador, que é a entrada da mercadoria em território aduaneiro, para que o fato gerador ocorra, deve conter o registro da declaração que foi submetida a despacho para consumo, para que assim se concretize o fato gerador. Conhecemos as duas espécies de alíquotas existentes, alíquota específica, que é o valor em moeda multiplicado por uma unidade de medida, para determinar qual o valor de tributo deve pagar; a segunda espécie é a ad valorem, um percentual é aplicado sobre uma base de cálculo, determinada sobre a moeda de onde é gerado o total de imposto que deve ser pago; aprendemos sobre os impostos de exportação e quais os impactos eles podem causar dentro de cada país, tem as mesmas alíquotas da importação.
Importação: Tema pouco falado na mídia brasileira, poucas pessoas com conhecimento na área tanto de importação quanto exportação, mas que trazem grandes impactos para o país. No dia 18/03/2020 foi noticiado no jornal O GLOBO, que governo iria zerar tarifas de importação de máscaras, respiradores artificiais e álcool em gel e a medida deve vigorar até 30 de setembro deste ano (2020), foi tomada essa medida, devido a alta nos preços dos produtores brasileiros, devido ao COVID19 (novo corona vírus), que junto trouxe uma crise, pois a falta desses produtos acaba aumentando a demanda em curto prazo de tempo, mas como a oferta é pouca, não entra em equilíbrio. Entendo que isso seja bom para o consumidor final, pois, cria uma concorrência e a produção brasileira será obrigada a abaixar os preços, fazendo com que o mercado entre em equilíbrio.
Referência:
https://oglobo.globo.com/economia/governo-zera-tarifas-de-importacao-de-mascaras-respiradores-artificiais-alcool-em-gel-24312165
1.

Continue navegando