Buscar

Questôes inovação tecnologica1 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Percebemos que o conhecimento sempre foi o ativo mais importante de uma organização, entretanto, somente há pouco tempo as instituições tornaram-se conscientes do valor desse recurso para seu desenvolvimento. Assinale a única alternativa incorreta sobre os processos de gestão do conhecimento 
 
	
	
	
	
	Imitação
	
	
	Criação
	
	
	Difusão
	
	
	Aquisição
	
	
	Transferência
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 1 os principais processos de gestão são : Criação, Aquisição ,Transferência , Difusão e apropriação
	
	O grande desafio das empresas é transformar o conhecimento tácito de seus colaboradores em conhecimento explícito, identificado onde e como está armazenado o conhecimento, com todos os seus atributos, e como recuperá-lo.
· A esta transformação dá-se o nome de:
	
	
	
	Internalização.
	
	
	Externalização.
	
	
	Compartilhamento.
	
	
	Combinação.
	
	
	Socialização.
	
Explicação:
A conversão do conhecimento tácito em explícito se chama externalização
	Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I) O conhecimento tácito é aquele que está presente somente no cérebro humano.
II)  O conhecimento explícito é informal.
III) O conhecimento tácito não pode ser transmitido de forma sistematizada.
	
	
	
	Todas erradas.
	
	
	Apenas I, II.
	
	
	Apenas I, III.
	
	
	Apenas II, III.
	
	
	Todas corretas.
	
Explicação:
O conhecimento explícito é formal, registrado, disponível em diversas mídias.
	Para compreender o processo de criação do conhecimento é importante a utilização de categorias para os diferentes tipos de conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
I) Conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos.
II) Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato.
III) Conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado apenas em livros e manuais.
	
	
	
	Apenas I, II.
	
	
	Apenas I, III.
	
	
	Todas erradas.
	
	
	Todas corretas.
	
	
	Apenas II, III.
	
Explicação:
O conhecimento explícito pode ser armazenado em qualquer mídia. Ex. video, CD, etc
	
	
	Considere as seguintes afirmações:
I) O processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos.
II) É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos.
III) Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.
· A opção que melhor representa essas afirmações é:
	
	
	
	Combinação
	
	
	Socialização
	
	
	Especialização
	
	
	Internalização
	
	
	Externalização
	
Explicação:
A conversão de conhecimento explícito em explícito de forma sistematizada se chama combinação. O exemplo é de combinação.
	Existem várias diferenças entre o Conhecimento Tácito e o Conhecimento Explícito. Como o conhecimento tácito está representado?
	
	
	
	Está presente somente no cérebro humano.
	
	
	Está codificado em documentos e mídias.
	
	
	É formal e sistemático.
	
	
	Pode ser armazenado.
	
	
	Pode ser transmitido por meio de diferentes mídias.
	
Explicação:
Todo o conhecimento formalizado, disponível nas difrentes mídias e armazenado é explícito.
	No contexto do valor do conhecimento, os valores de produtos e serviços em uma empresa passam a depender não somente de seus ativos, mas também da base de conhecimento que a empresa possui, como:
I. Inovação
II. Gerenciamento de informações
III. Marketing
IV. Criatividade dos colaboradores
Dentre os itens acima, quais estão corretos?
	
	
	
	Todos
	
	
	Nenhum
	
	
	Apenas I, II e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas III e IV
	
Explicação:
Os valores de produtos e serviços em uma empresa passam a depender não somente de seus ativos, mas também da base de conhecimento que a empresa possui, como:
· Inovação;
· Gerenciamento de informações;
· Marketing;
· Criatividade dos colaboradores etc.
	O poder econômico e de produção estão relacionados à capacidade de criar e transferir conhecimento do que aos seus ativos tangíveis.
Os ativos intangíveis são a chave de sucesso das empresas. são eles:
(Assinale a alternativa CORRETA).
	
	
	Rede de comunicação e servidores.
	
	Sistemas Gerenciais e estratégicos.
	 
	Criatividade e inovação.
	
	Hardware e software.
	
	Instalação física e pessoal.
	Respondido em 27/03/2020 14:22:16
	
Explicação:
Na tela 4 da aula 1 temos : " Atualmente, o poder econômico e de produção de uma empresa estão mais diretamente relacionados à capacidade de criar e transferir conhecimento do que aos seus ativos tangíveis, como instalações, equipamentos etc. Os ativos intangíveis advindos desse processo, como criatividade e inovação, são a chave para o sucesso e a longevidade das empresas num cenário extremamente competitivo."
 
	
	
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento precisa:
	
	
	
	estabelecer condições abrangentes para criação e acúmulo somente de conhecimento grupal, desenvolvendo na espiral do conhecimento oportunidades que facilitem as atividades dispersivas para criação e acúmulo de conhecimento.
	
	
	estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral do conhecimento, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual.
	
	
	desenvolver a espiral do conhecimento utilizando somente conhecimentos tácitos, nunca implícitos. Isso oportuniza a criação e o acúmulo de conhecimento em nível grupal.
	
	
	deslocar seus funcionários para salas de aula presenciais ou de EaD, com o objetivo de formá-los primeiramente em cursos superiores.
	
	
	estimular a criatividade dos grupos de funcionários, sem que no entanto haja construção de conhecimento.
	
Explicação:
A interação entre os diversos conhecimentos dos colaboradores de uma empresa permite que “o conhecimento vai sendo construído passo a passo, garantindo a coerência com o que já se sabe, organizando os conceitos apreendidos, relacionando com fatos e situações reais." 
A criação do conhecimento é composto por fases e promovido em determinadas condições num tempo definido, como se fosse uma espiral – a espiral do conhecimento.
A aplicação da espiral do conhecimento traz para as empresas inúmeros benefícios em termos de produtividade, resultados e competitividade.
	José aprendeu a usar o computador apenas observando seu irmão mais velho, que trabalhava com planilhas. Mais tarde, estagiando em uma empresa, precisou socorrer uma secretária inexperiente, que tinha pouca experiência com planilhas. De um lado, a secretária Paula com pouco conhecimento em planilhas, de outro lado José, com muito conhecimento em planilhas, mas sem qualquer curso. José ajudou Paula, que por sua vez, mostrou a José como trabalhar com editor de textos. José observou com atenção e enfim, decidiu comprar o próprio computador. Considerando a situação retratada, identifique a fase do processo de criação do conhecimento, segundo a teoria proposta por Nonaka & Takeuchi:
	
	
	
	intenção
	
	
	transferência intelectual passiva
	
	
	criação de um arquétipo
	
	
	caos criativo
	
	
	compartilhamento do conhecimento tácito
	
Explicação:
O conhecimento tácito é transmitido através de demonstração, observação, imitação e compartilhamento de experiências conforme o exemplo citado. A intenção e o caos criativo são condições que promovem a espiral do conhecimento. A criação de um arquetipo é a uma das fases do processo da construção do conhecimento.
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições
necessárias para a sua criação e exploração.
Analise as proposições a seguir:
I) Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II) Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III) Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
· É correto, apenas, o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas a proposição III está correta.
	
	
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a proposição I está correta.
	
	
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
Explicação:
Segundo a aula 2 temos :
"Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento."
	Observe a definição abaixo:
Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
O texto acima refere-se a que dimensão?
	
	
	
	Epistemológica.
	
	
	Psicológica
	
	
	Ontológica.
	
	
	Pedagógica.
	
	
	Temporal.
	
Explicação:
De acordo com a aula 2 temos :
"a) Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
b) Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
c) Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento."
 
	O conceito de espiral do conhecimento foi amplamente divulgado no início da década de 90. O conhecimento é difundido ultrapassando o nível individual para o grupal e depois para o organizacional (passo a passo).
Quais as dimensões do conhecimento?
	
	
	
	temporal - ontológica - informativo
	
	
	epistemológica - informativo - ontológica
	
	
	convertido - temporal - ontológica
	
	
	epistemológica - informativo - temporal
	
	
	ontológica - epistemológica - temporal
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 2, as dimensões do conhecimento são : 
"Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento."
	O processo de criação do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases. Analise a fase que é descrita a seguir:
- "Nessa fase o conhecimento já criado e justificado é transformado em algo tangível ou concreto".
- "Nessa fase o conhecimento é gerado combinando-se conhecimentos explícitos já existentes."
Assinale a ÚNICA opção que representa a fase correspondente  as descrições
	
	
	
	Fase: Construção de um arquétipo
	
	
	Fase: Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	Fase: Difusão interativa do conhecimento
	
	
	Fase: Criação de conceitos
	
	
	Fase: Justificação de conceitos
	
Explicação:
Estamos falando da combinação. É a construção de um arquétipo onde o conhecimento explícito existente é combinado com o conhecimento explícito já existente.
	No processo de criação do conhecimento, a organização tem a função de fornecer a ambiência apropriada para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo do conhecimento individual. Neste contexto, para Nonaka & Takeuchi, o desenvolvimento da espiral do conhecimento precisa de cinco condições básicas:
	
	
	
	Estudo, Esforço, Caos Criativo, Perseverança, Flutuação
	
	
	Intenção, Autonomia, Flutuação, Caos Criativo, Variedade
	
	
	Intenção, Esforço, Variedade, Estudo, Flutuação
	
	
	Intenção, Inteligência, Variedade, Esforço, Flutuação
	
	
	Estudo, Intenção, Inteligência, Esforço e Perseverança
	
Explicação:
A aula 2 esclarece :
"Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual.
Essas condições são :
a. Intenção –
b. Autonomia
c. Flutuação
d. Caos criativo
e. Redundância
f. Variedade de requisitos"
	Não é uma categoria de globalização:
	
	
	
	Globalização Cultural
	
	
	Globalização Corporativa
	
	
	Globalização Econômica
	
	
	Globalização Natural
	
	
	Globalização da Informação
	
Explicação: Os tipos de globalização são: Da informação, corporativa, econômica e cultural.
	São "ingredientes" para que exista na organização uma cultura voltada para o intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo:
	
	
	
	criar uma estrutura organizacional com muitos níveis hierárquicos, a fim de investir nas ideias dos altos gestores.
	
	
	absorver problemas nas reuniões de grupo, assumindo todos os riscos envolvidos no processo.
	
	
	alimentar o desejo de ser inovador, investir nas ideias das pessoas e compartilhar riscos e recompensas com os funcionários.
	
	
	alimentar o desejo de ser inovador, mas não compartilhar riscos e recompensas com os funcionários, tomando cuidado com mudanças.
	
	
	desenvolver uma visão empreendedora, sem aceitar mudanças.
	Pode-se perceber que em algumas empresas, a inovação não foi uma inovação simples. Foi despendido pesquisa e desenvolvimento de novas ferramentas, que revolucionam o mercado em que atua. Portanto, trata-se de uma inovação de valor, que agrega alguns outros conceitos:
	
	
	
	Atendimento de necessidades não satisfeitas; Recursos ilimitados; Produto inovador.
	
	
	Recursos limitados; Viabilidade financeira; Lançamento de produtos sem estratégia definida de marketing; Produto inovador.
	
	
	Criação de uma grande demanda suficiente para a abertura de um novo mercado; Produto inovador; Recursos ilimitados.
	
	
	Atendimento de necessidades não satisfeitas; Viabilidade financeira; Criação de uma grande demanda suficiente para a abertura de um novo mercado.
	
	
	Criação de uma grande demanda suficiente para a abertura de um novo mercado; Lançamento do produto com campanha de Marketing; Recursos ilimitados.
	
Explicação:
Em todos os processos empresariais os recursos são limitados. O planejamento estratégico é fundamental para o lançamento de um novo produto.
	Sobre os conceitos de inovação tecnológica e conhecimento nas organizações, assinale a ÚNICA resposta INCORRETA.
 
	
	
	
	A inovação Incremental ocorre na medida em que
se incorpora alguma característica nova a um produto existente
	
	
	A inovação tecnológica geralmente se dá através de um processo incremental, interativo ou de aprimoramento sobre outros bens, produtos ou processos já existentes.
	
	
	O desenvolvimento de uma inovação tecnológica implica diretamente na obtenção de produtos ou processos radicalmente novos
	
	
	A inovação radical acontece na media em que se muda drasticamente o produto ou serviço, provocando sua substituição.
	
	
	Através da espiral do conhecimento, uma organização pode fomentar a inovação em seu ambiente organizacional
	
Explicação:
A inovação pode ser incremental. Ou seja, nem sempre as inovações são radical.
	A interação entre universidades e empresas é um fator importante no processo da inovação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países, tendo a universidade como geradora do conhecimento e a empresa desempenhando o papel de tradutora das ideias geradas em algo novo e lançar no mercado esses novos produtos e processos.
· Qual é a única opção que não pertence à interação pelo lado das empresas?
	
	
	
	Base de conhecimento e infraestrutura de laboratórios disponível nas universidades e institutos de pesquisa.
	
	
	Necessidade de compartilhar o risco e o custo das pesquisas pré-competitivas com outras instituições que dispõem de suporte financeiro governamental.
	
	
	Custo crescente da pesquisa relacionada ao desenvolvimento de produtos e serviços necessários para assegurar posições vantajosas num mercado cada vez mais competitivo.
	
	
	Interesse de desenvolver pesquisas em novas áreas, que resultem em produtos e processos de alto valor tecnológico.
	
	
	Necessidade de acelerar o processo de pesquisa, em decorrência do elevado ritmo de introdução de inovações no setor produtivo e da redução do intervalo de tempo que decorre entre a obtenção dos resultados de pesquisa e sua aplicação.
	Podemos definir inovação tecnológica como:
	
	
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento.
	
	
	o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma.
	
	
	a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	
	o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo.
	
Explicação:
O conceito está relacionado a criação ou aprimoramentode um produto, mercado, empresa, processo com foco em atender as necessidades dos seres humanos.
	As inovações podem surgir de qualquer parte de uma organização. Elas podem ser internas e externas. São muitas, variadas e precisam ser colecionadas, coordenadas e geridas, por serem fundamentais para o futuro de uma empresa inovadora.
· São consideradas fontes internas:
	
	
	
	Fornecedores de equipamentos de software.
	
	
	Pesquisa & Desenvolvimento.
	
	
	Aquisição de tecnologia não incorporada.
	
	
	Componentes e software.
	
	
	Fornecedores de equipamentos.
	Movidas por ideias de que, por maior que seja o sucesso da empresa hoje, ninguém pode dar-se ao luxo de ser complacente. Assinale, corretamente, as três classes importantes no processo de Inovação Tecnológica.
	
	
	
	Personas que: constroem - ensinam - aprendem
	
	
	Personas que: aprendem - organizam - constroem
	
	
	Personas que: ensinam - trabalham - organizam
	
	
	Personas que: trabalham - organizam - constroem
	
	
	Personas que: trabalham - ensinam - organizam
	
Explicação:
De acordo com a aula 3 temos: personas que aprendem - são movidas por ideias; personas que organizam - sabem como impulcionar as ideias; e personas que constroem - aplica, realiza as ideias de inovação.
	Para facilitar a produção de conhecimento, torna-se fundamental as parcerias e cooperações entre as organizações e as Universidades. Das alternativas abaixo, qual não é uma vantagem para a empresa ao fazer parceria com universidades?
 
	
	
	
	Possibilidade de compartilhar o risco e o custo das pesquisas pré-competitivas com outras instituições que dispõem de suporte financeiro governamental.
	
	
	Domínio total e exclusivo da propriedade da inovação tecnológica.
	
	
	Acesso a base de conhecimento e infraestrutura de laboratórios disponível nas universidades e institutos de pesquisa.
	
	
	Compartilhamento de custo crescente da pesquisa relacionada ao desenvolvimento de produtos e serviços.
	
	
	Possibilidade de acelerar o processo de pesquisa, em decorrência do elevado ritmo de introdução de inovações no setor produtivo e da redução do intervalo de tempo.
	
Explicação:
Em geral a propriedade da inovação é compartilhada entre os parceiros, não caracterizando uma vantagem das parcerias entre empresa e universidade.
 
	As pesquisadoras Aurora Zen e Madalena Fracasso abordam as contribuições para a formação e as modificações no termo empreendedor à luz das mudanças ocorridas por meio de três paradigmas tecnológicos: o primeiro é o da revolução industrial britânica, o segundo paradigma é o fordista e o terceiro é o paradigma da tecnologia da informação.
· Identifique a única alternativa que NÃO pertence ao paradigma fordista:
	
	
	
	Surgimento do intraempreendedor.
	
	
	Inovação e importância de quem a implementa no mercado (empreendedor).
	
	
	Ampliação dos limites da firma, que gera novas oportunidades de negócio.
	
	
	Diferenciação do papel do gerente e do empreendedor.
	
	
	Diferenciação do papel do investidor e do empreendedor
	Vários pensadores procuraram ao longo dos anos definirem o comportamento do empreendedor. Assinale qual das alternativas abaixo está incompatível com o significado do termo empreendedor:
	
	
	
	É um agente de mudança ao propor novas soluções ou resolver problemas novos
	
	
	Identifica oportunidades onde outras pessoas não enxergam
	
	
	Combina recursos de forma diferenciada
	
	
	Não aceita o estabelecimento de metas
	
	
	Cria valor explorando oportunidades
	Luiz Paulo tem uma ideia inovadora que ele acredita ser solução para reaproveitamento de esgoto sanitário. No entanto, ele não tem capital suficiente para investir no desenvolvimento de seu projeto.
Qual a melhor opção para que seu projeto tenha sucesso?
	
	
	
	Luiz deve buscar investimento internacional e com esse recurso pesquisar por conta própria as soluções para, após o projeto estar apto, ofertar para empresas e governo.
	
	
	Luiz deve procurar uma empresa do ramo e oferecer a ideia, pois somente esse investimento será necessário para inovar;
	
	
	Como se trata de esgoto sanitário, o maior interessado é o governo. Assim, Luiz Paulo deve procurar prefeituras para oferecer o projeto e ir adaptando conforme for identificando falhas.
	
	
	Para garantir consistência e inovação, Luiz deve buscar parcerias entre universidades, empresas financiadoras e governo, buscando a Hélice Tripla da inovação.
	
	
	Um projeto desse porte somente pode ser realizado com estudos de empresas internacionais.
	Sr. Cannes é um homem persistente, com uma família numerosa, que aceitou riscos ao abrir um negócio próprio. Pesquisou algumas informações pertinentes ao negócio que desejava, buscou eficiência e qualidade no negócio, é muito comprometido com o trabalho, vem estabelecendo metas, planejando e monitorando sistematicamente o seu negócio, é autoconfiante e possui uma grande rede de contatos. Com relação às características de Sr. Cannes, podemos afirmar que:
	
	
	
	Sr. Cannes não é um empreendedor, pois somente buscou algumas
informações sobre o negócio desejado.
	
	
	Sr. Cannes não é um empreendedor, pois com uma família numerosa não estará comprometido com o trabalho.
	
	
	Sr. Cannes precisa garantir mais algumas características para ser um empreendedor.
	
	
	Sr. Cannes é um empreendedor.
	
	
	Sr. Cannes precisa alterar seu comportamento empresarial para ser considerado um empreendedor.
	Se há empreendedores dentro da minha empresa, porque eles não saem e constituem suas próprias empresas? 
Analise as assertivas que seguem no que se refere ao comportamento empreendedor:
I) Enxergar as dificuldades como desafios.
II) Usar a influência do seu cargo para exigir o máximo das pessoas.
III) Curiosidade. Quer aprender o tempo todo.
IV) Perceber e enxergar o que os outros não percebem.
Com base em sua análise assinale a opção que compreende aqueles que um empreendedor deve ter:
	
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas I, III.
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas I, II, III.
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas I, III, IV.
	
	
	Apenas está correta a assertiva III.
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas II, III, IV.
	Não é uma fase do processo empreendedor:
	
	
	
	Gerir a empresa criada.
	
	
	Determinar e captar recursos necessários
	
	
	Desenvolver o plano de negócio
	
	
	Identificar e avaliar a oportunidade
	
	
	Desenvolver um sistema burocrático.
	Em países de renda média e nos países pobres, a busca da sobrevivência econômica combinada à relativa precariedade  dos sistemas de seguridade e assistência social obrigam enormes contingentes de trabalhadores a empreender para buscar sua sobrevivência material.
Analise os itens abaixo e identifique cada um como empreendedorismo por (O)portunidade ou como empreendedorismo por (N)ecessidade:
(   ) Aqueles que abrem um negócio porque veem uma oportunidade de explorar uma atividade com sucesso.
(   ) Empreendedorismo por não ter outra opção de trabalho.
(   ) Quando o indivíduo escolhe trilhar o caminho do empreendedorismo, abrindo o seu próprio negócio, mesmo que informal.
(   ) Pessoas que trabalham como autônomas no setor informal da economia.
· A sequência correta é:
 
	
	
	
	O, N, O, N.
	
	
	O, O, N, N.
	
	
	N, N, O, O.
	
	
	N, O, N, O.
	
	
	O, N, N, O.
	Maria Auxiliadora, que não sabia costurar, herdou de sua avó duas máquinas de costura. A partir desse momento, começou a sonhar em abrir um negócio onde colocaria inicialmente duas costureiras, depois 4, depois mais, e dessa forma, criar uma grande empresa de reparo de roupas. Com esta ótima idéia, Maria iniciou seu negócio, contando apenas com a ajuda de amigas. No entanto, Maria ficava nervosa quando chegava uma freguesa, pois tinha que realizar os ajustes com alfinetes, para que depois as costureiras pudessem realizar o serviço. O nervoso era tanto com sua falta de habilidade, que Maria começou a cobrar qualquer valor pelo serviço, sem qualquer critério. Além disso, nem sempre o serviço era bem realizado, parte por culpa de Maria, que não fazia as marcações corretamente, parte por culpa das antigas máquinas de costura. A história de Maria Auxiliadora é um exemplo de:
	
	
	
	De uma grande empreendedora que está iniciando, que buscou conhecimento ao se cercar de costureiras amigas.
	
	
	De uma grande empreendedora que acreditou em um sonho e sabia dos riscos.
	
	
	Conhecimento irrestrito da área de negócio escolhida; formação empreendedora e gerencial; capacidade para lidar com o risco.
	
	
	Carência de conhecimento da área de negócio escolhida; falta de formação empreendedora e gerencial; inexperiência em lidar com o risco.
	
	
	Carência de conhecimento da área de negócio escolhida; inexperiência em lidar com o risco, mas que demonstrou grande planejamento.
	Uma das características do Comportamento Empreendedor é a Busca por Oportunidades e Iniciativa, que compreende:
	
	
	
	Estabelecer metas de curto prazo mensuráveis
	
	
	Calcular, detalhada e conscientemente, os riscos
	
	
	Identificar e explorar oportunidades de negócio fora do comum
	
	
	Utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir as pessoas
	
	
	Encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rapidamente e a custos mais baixos
	Sobre o comportamento do empreendedor é correto afirmar que o empreendedor busca oportunidades e tem iniciativa porque é capaz de :
	
	
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, através da ajuda de terceiros; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas de solicitado, desde que seja inevitável.
	
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, desde que não seja com riscos, como por exemplo obter grandes financiamentos; agir para se expandir em novas áreas em que tenha algum conhecimento; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias.
	
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, negócio ou atividade, como por exemplo obter financiamentos, entre outros; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias.
	
	
	Aproveitar oportunidades para copiar projetos e ganhar dinheiro com isso; agir para ocupar cargos de seus colegas que trabalham menos e possuem menor capacidade intelectual; correr muitos riscos.
	
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, negócio ou atividade; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado com moderação e evitando riscos.
	Marivaldo fez vários cursos de culinária, finanças, obteve empréstimo no banco, montou uma equipe competente com indicação de pessoas conceituadas, estudou os tipos de restaurantes do bairro e então, montou o seu próprio restaurante, com algo inédito diante da concorrência local. Podemos afirmar que o caso de Marivaldo é um exemplo de empreendedorismo :
	
	
	
	porque Marivaldo não correu qualquer tipo de risco e procurou criar todo o suporte de que fosse precisar para o seu negócio.
	
	
	apenas por Marivaldo ter realizado um planejamento minucioso ao montar sua ótima equipe .
	
	
	porque chamou pessoas que não conhecia para trabalhar com ele, sendo pouco exigente, além de manter pouco controle do dinheiro que obteve através de empréstimo.
	
	
	apenas porque fez cursos, o que demonstra que buscou conhecimento.
	
	
	porque teve iniciativa ao buscar recursos, buscou conhecimento, aceitou riscos ao realizar o empréstimo bancário, conta com uma rede de contatos, possui profissionais competentes, o que demonstra exigência de eficiência e qualidade.
	O empreendedor é capaz de aproveitar oportunidades fora do comum para iniciar um projeto, negócio ou atividade, como: obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias.
Analise as assertivas que seguem no que tange as barreiras ao empreendedorismo
I.  Encontrar a oportunidade de negócio;
II. Carência de conhecimento da área de negócio escolhida;
III. Falta de formação empreendedora e gerencial;
IV. Facilidade de obter financiamento.
Com base em sua análise, assinale a opção correta
	
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas I, II, III
	
	
	Apenas está correa a assertiva IV
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas I, III, IV
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas I, II
	
	
	Apenas estão corretas as assertivas II, III, IV
	Na década de 60, o psicólogo americano David C. McClelland realizou uma série de pesquisas com o intuito de identificar os elementos psicológicos críticos dos empresários de sucesso. Os resultados de sua pesquisa, financiada plea USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional), destacaram o papel dos homens de negócios na sociedade e suas contribuições para o desenvolvimento econômico, relacionando o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.
· Analise as características do comportamento
empreendedor, segundo o EMPRETEC e, em seguida, marque a opção correta:
I. Busca de oportunidades e iniciativa; persistência e rejeição aos riscos.
II. Exigência de eficiência e qualidade; comprometimento com o trabalho e estabelecimento de metas.
III. Busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos.
IV. Persuasão e redes de contatos; independência e autoconfiança.
	
	
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	A facilitação do compromisso coletivo é
	
	
	
	Uma das funções básicas da cultura organizacional.
	
	
	Comportamento ético.
	
	
	Determinada pela autoridade máxima de um grupo.
	
	
	Ferramenta estranha à administração da cultura organizacional.
	
	
	Uma convenção da sociedade.
	Com relação ao comportamento empreendedor, analise as afirmativas e, após, marque a alternativa correta.
I - O empreendedor é um agente de mudanças.
II - O empreendedor assume riscos.
III - O comportamento empreendedor é limitado ao empresário ou aos ocupantes de altos cargos.
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	A técnica de trabalho que preconiza que a definição sobre "o que fazer", "onde fazer", por que fazer", "onde fazer", "quem faz", "de quem recebe o que fazer", "como faz" e "quanto custa fazer" ajuda a obter melhores resultados é denominada:
	
	
	
	6W2H.
	
	
	PDCA.
	
	
	5W1H.
	
	
	CCQ.
	
	
	5S.
	No quesito diferenciação uma organização pode ser:
I-Horizontal que significa divisão a nível hierárquico.
II-Vertical que significa divisão por departamentos ou divisões.
III-Diferenciação em Tarefas Especializadas que significa divisão através da criação de órgãos ou cargos especializados.
	
	
	
	Somente a terceira afirmativa está correta.
	
	
	Somente a primeira afirmativa esta correta.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a segunda afirmativa está correta.
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	Para desenvolver um perfil fértil para inovação e criatividade, algumas posturas, ou atitudes, são importantes.
· Assinale dentre as características abaixo aquela que não de adequa ao perfil inovador:
	
	
	
	Questionar de forma coerente normas e regras.
	
	
	Não se incomodar com mudanças frequentes.
	
	
	Agir somente pela razão e não por intuição.
	
	
	Considerar sempre os dois lados de um argumento.
	
	
	Gostar de conviver com pessoas que pensam diferente dele.
	Analise as proposições sobre as características do perfil inovador que aparecem abaixo e, em seguida, marque a opção correta:
I) Conhecimento sobre os produtos, serviços e processos que se deseja inovar.
II) Capacidade de geração e detalhamento de ideias.
III) Habilidade para solucionar problemas.
IV) Incapacidade de transformação de novas ideias em produtos, serviços e processos.
	
	
	
	Apenas a proposição I está correta.
	
	
	Apenas a proposição IV está correta.
	
	
	Apenas as proposições I e IV estão corretas.
	
	
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
	
	
	As proposições I, II, III e IV estão corretas.
	Quais características distinguem os líderes de perfil inovador?
	
	
	
	Deve-se ter a capacidade de sintetizar coisas dos outros.
	
	
	Deve-se capturar as ideias e conhecimentos dos concorrentes.
	
	
	Coragem de inovar e cuidado para não gerar impacto a partir de suas ideias.
	
	
	Deve-se ter a capacidade média de fazer associações de ideias.
	
	
	Coragem para gerar impacto e capacidade acima da média de associar ideias.
	A inovação pode ser do processo, quando ocorre na implantação ou adoção de métodos novos de produção. Ela pode ocorrer também no processo comercialização, nas mudanças de equipamentos, no setor de recursos humanos, nos métodos de trabalho ou na combinação destes (FREEMAN, 1984). 
· Associe cada ocorrência de inovação de acordo com a sua definição, conforme abaixo:
I) Dinâmica macroeconômica.
II) Dinâmica no interior da indústria.
III) Dinâmica no interior da empresa.
(   ) "Organizações que aprendem são aquelas capazes de criar, adquirir e transferir conhecimentos e de modificar seus comportamentos para refletir estes novos conhecimentos e insights". A definição reflete que o aprendizado depende de conhecimentos e novos insights (GARVIN, 1993).
(   ) Trata-se de transformações competitivas, tais como: a introdução de um novo produto ou de uma mudança qualitativa em um produto existente; um novo processo de inovação para  uma indústria; a abertura de um novo mercado; o desenvolvimento de novas fontes de oferta de matérias-primas ou outros insumos; e, mudanças na organização industrial; enfim, "novas combinações", que é a realocação inovativa das  fontes econômicas  pelas mudanças fazendo formas organizacionais. Ressalte-se que a condução dessas novas combinações somente pode ser realizada por "empreendedores" (SCHUMPETER, 1934).
(   ) Desenvolvimento do país - inovação, como a  criação de novas configurações entre as esferas institucionais, em um "ambiente de inovação regional", que consiste em um conjunto de instituições políticas, industriais e acadêmicas que, propositadamente ou não, atua no sentido de aprimorar as condições locais para a inovação (ETZKOWITZ, 2005).
	
	
	
	
	3, 1, 2.
	
	
	1, 3, 2.
	
	
	1, 2, 3.
	
	
	3, 2, 1.
	
	
	2, 1, 3.
	Assinale a opção que apresenta uma inovação de processo
	
	
	
	Uso de materiais respiráveis em camisas esportivas
	
	
	Evolucao do cambio manual para automático nos automoveis
	
	
	Evolucao da capacidade dos pendrives
	
	
	Evolucao do telefone convencional para o celular
	
	
	Uso de código de barras em sistemas de hipermercado
	Na economia globalizada em que vivemos, podemos afirmar que :
	
	
	
	a área de Tecnologia da Informação não é um ator fundamental no desenvolvimento da inovação tecnológica.
	
	
	as organizações não precisam responder às mudanças pelas quais passa esta sociedade.
	
	
	as empresas não buscam gerar novas e melhores formas de realizarem suas atividades.
	
	
	a capacidade de promover a inovação não tem sido um fator primordial para a sobrevivência das organizações.
	
	
	a capacidade de promover a inovação tem sido um fator primordial para a sobrevivência das organizações.
	Existem algumas técnicas que podem nos ajudar no processo criativo e estimulam a procura de soluções. Entre estas técnicas podemos citar o brainstorming.
Em relação a técnica de brainstorming, podemos afirmar:
I-O brainstorming é uma das técnicas mais difundidas e fornece um dos melhores resultados. O termo "brainstorming" significa tempestade cerebral.
II-Esta técnica possui como objetivo estimular um grupo de pessoas a detectar necessidades, produzir novas idéias, propor novas soluções.
III-A técnica  tem como base simular um ambiente completamente novo.
	
	
	
	Somente I
	
	
	Nenhuma
	
	
	Somente I e III
	
	
	Somente I e II
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
O certo seria:
A técnica de quebra da adaptação psicológica tem como base simular um ambiente completamente novo
	Uma desconexão num processo-chave de uma organização pode ser uma redundância, ou um trajeto desnecessário no processo, logo se trata de uma:
	
	
	
	análise do processo;
	
	
	melhoria no processo;
	
	
	reengenharia no processo;
	
	
	eficiência do processo.
	
	
	ineficiência no processo;
	
Explicação: Ruptura do processo de negócio
	Assinale a opção correta. O termo inovação tecnológica tem ampla utilização, nos referimos a ele como :
	
	
	
	a introdução, na empresa, de um processo produtivo tecnologicamente ultrapassado e substancialmente aprimorado
	
	
	a introdução, no mercado, de um produto tecnologicamente antigo e substancialmente aprimorado
	
	
	a introdução, no mercado, de
um produto tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado
	
	
	a introdução, na empresa, de um processo produtivo tecnologicamente ultrapassado ou substancialmente aprimorado.
	
	
	a introdução, na empresa, de um processo produtivo falho ou substancialmente aprimorado
	Para completar os quatro passos da Espiral do Conhecimento o 1º passo é a Socialização. Analise as afirmativas abaixo e assinale a asserção que diz respeito à Socialização.
	
	
	
	Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc
	
	
	Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática: a chave é a experiência
	
	
	Ocorre quando o conhecimento explícito se converte em conhecimento explícito
	
	
	Ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma, outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
	
	
	Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho.
	Um dos itens listados abaixo NÂO representa uma família de processos empresariais
	
	
	
	Administração Geral
	
	
	Manufatura
	
	
	Financeiro
	
	
	Contratação de funcionários
	
	
	Marketing
	
Explicação: A família de processos empresariais corresponde a: administração geral, manufatura, marketing, educacionais, desenvolvimento de tecnologia, financeiros, organizacionais, legais, de aliança, comerciais, gerenciamento de linha de produto e de suporte ao cliente.
	Quais as consequências da aplicação da Inovação Tecnológica Radical num determinado produto?
	
	
	
	Visando o conhecimento globalizado
	
	
	Abertura de um novo mercado, gerando novos valores
	
	
	Envolve uma nova maneira de usar o produto
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Representa uma ruptura estrutural com o padrão tecnológico anterior
	O grande desafio da Gestão da Inovação está em configurar um ambiente organizacional que possibilite a repetição da inovação a partir de um Processo contínuo, estruturado e gerenciável. Assinale alternativa correta referente ao perfil de uma empresa inovadora:
	
	
	
	d) um ambiente hostil das pessoas;
	
	
	a) valoriza os talentos individuais;
	
	
	b) diminuem a eficiência;
	
	
	c) geram maiores custos;
	
	
	e) as pessoas não são recompensadas pelas suas ideias.
	O diagrama de espinha de peixe é uma das formas de se representar as causas de um problema. As causas são todos os motivos que levam a um problema especifico. Diante do exposto acima, o Diagrama de espinha de peixe é :
	
	
	
	origem de uma causa para construir um universo sem qualquer tipo de problema
	
	
	o layout contendo a construção de um cientifico problema especifico atual
	
	
	uma técnica que permite visualizar o universo no qual o problema esta inserido
	
	
	uma técnica para construir melhor o universo
	
	
	uma minimização de um problema apresentado
	O comportamento inovador se depara com alguns tipos de problemas (um problema é uma dificuldade que impede que uma vontade seja concretizada). Um destes tipos de problema é o "Incontrolável", no qual:
	
	
	
	Os envolvidos possuem responsabilidade pelo problema e autoridade para solucioná-lo
	
	
	Os envolvidos são afetados pelos efeitos do problema, que está inserido em outro contexto ou processo, pelo qual não tem autoridade nem responsabilidade
	
	
	Podem ser expressos em números símbolos (linguagem matemática)
	
	
	Geralmente não são vistos como problemas porque fazem parte da cultura da organização e vistos como acontecimentos normais, mas que podem trazem danos aos processos
	
	
	Pequenos problemas que passam despercebidos e são identificados como falhas
	Entendemos que o Desempenho está intimamente ligado a Competência, que envolve o conjunto de Conhecimento, Habilidade e Atitude. Neste contexto, escolha a sequência correta das Características do Conhecimento, Habilidade e Atitude.
	
	
	
	Saber, saber fazer e querer fazer;
	
	
	Saber fazer, fazer e querer fazer;
	
	
	Saber, querer fazer e saber fazer;
	
	
	Saber fazer, saber e querer
	
	
	Saber fazer, querer fazer e saber;
	As inovações tecnológicas estão influenciando as transformações que vêm ocorrendo no mercado mundial, acelerando e forçando as empresas a se inserirem nesse processo de mudanças para que possam se tornar mais competitivas. É preciso ficar atento com as mudanças que ocorrem no ambiente das organizações.
· Dentre as opções abaixo, relacionadas ao profissional inovador, a única que não está correta é:
	
	
	
	Ele deve ser um profissional só preocupado com conhecimento tecnológico.
	
	
	Ele deve entender como empreendedor, que seu trabalho se encaixa nos objetivos da organização, culminando com o aumento do capital social da empresa.
	
	
	Ele deve ter capacidade de criar diferenciais para concorrer no mercado.
	
	
	Ele deve ter o foco na resolução do problema da empresa.
	
	
	Ele deve acompanhar os riscos que aparecem nos processos produtivos.
	O processo de planejamento é mais importante que seu produto final se identificando com prováveis mudanças, estabelecendo assim uma harmonia entre a organização e seu meio ambiente. Cabe salientar que deve ser feita a diferenciação entre planejar e improvisar dentro das organizações. Planejar é a elaboração de um esquema para agir e alcançar o objetivo proposto. Improvisar é agir ao acaso. Com isto, podemos identificar dois tipos de organizações. A primeira, com alta capacidade de planejar, praticamente não terá necessidade de improvisar. A Segunda, com baixa capacidade de planejar, certamente terá grande necessidade de improvisar; as empresas não podem trabalhar na base da improvisação. Na elaboração do planejamento estratégico, uma organização deve levar em conta os seguintes aspectos:
I O nível das mudanças ocorridas no ambiente.
II As operações de rotina desenvolvidas pelo nível operacional da organização.
III Os objetivos a serem alcançados pela organização. IV As variáveis do mercado onde a organização está inserida.
Marque a alternativa que corresponde CORRETAMENTE:
	
	
	
	Apenas II e IV.
	
	
	N.D.A
	
	
	Apenas I e II.
	
	
	Apenas I, II e III.
	
	
	Apenas I, III e IV.
	No exercício profissional de TI problemas geralmente são necessidades do cliente não atendidas. Analise as sentenças abaixo sobre as características de problemas do tipo anomalias e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. São identificados como falhas;
II. São vistos como acontecimentos normais;
III. Problemas que passam despercebidos;
IV. Fazem parte da cultura da organização.
	
	
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	Apenas as sentenças I e III estão corretas.
	
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas.
	Para analisar seus concorrentes, a empresa pesquisou os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, portanto o método usado foi:
	
	
	
	Pesquisa quantitativa.
	
	
	Diagrama causa efeito.
	
	
	SWOT.
	
	
	Pesquisa qualitativa.
	
	
	Pesquisa de mercado.
	Existe um conjunto de características inerentes ao conceito de inovação que definem sua eficácia.
· Assinale a alternativa que NÃO se adequa ao conceito de inovação:
	
	
	
	Predisposição para mudança.
	
	
	Identificação de novas tecnologias.
	
	
	Interação com consumidor.
	
	
	Gestão da oportunidade, risco e mudança.
	
	
	Dificuldades de novos negócios.
	Sobre Intraempreendedorismo é Incorreto afirmar:
	
	
	
	É o empreendedor corporativo - pode ser um funcionário operacional, um gestor ou até mesmo um CEO, que tem a capacidade de enxergar novas oportunidades de inovação e melhoria na empresa, e cria planos viáveis para a sua implantação
	
	
	É o empreendedorismo clássico, quando alguém abre uma empresa ou
um negócio.
	
	
	O intraempreendorismo fortalece a cultura empreendedora interna
	
	
	Podemos definir o conceito de intraempreendedorismo como as mudanças e aperfeiçoamentos realizados pelo colaborador de forma inovadora dentro da empresa.
	
	
	O intraempreendedor é um dos mais importantes recursos nas empresas de alta competitividade
	O processo de inovação e aplicação do intraempreendedorismo nas organizações deve ser organizado para que tenha apoio dos colaboradores e sua participação contínua, assim a cultura inovadora se propaga pela organização e os colaboradores vão criando um perfil empreendedor. São regras para um ambiente intraempreendedor:
1. Exercer sólida __________ sobre os rumos e as decisões de inovação;
2. Integrar a __________ à mentalidade do negócio;
3. Alinhar a inovação com a __________ de negócio da empresa;
4. Administrar a tensão natural entre __________ e captação de valor;
5. Criar indicadores de __________ e as recompensas adequadas à inovação.
Complete a frase, escolhendo a sequência correta com as palavras chaves que tornam as regras afirmativas verdadeiras:
	
	
	
	criatividade - desempenho - liderança - inovação - estratégia
	
	
	inovação - liderança - desempenho - estratégia - criatividade
	
	
	liderança - inovação - estratégia - criatividade - desempenho
	
	
	liderança - criatividade - inovação - estratégia - desempenho
	
	
	desempenho - inovação - estratégia - liderança - criatividade
	O Intraempreendedorismo "define aqueles que transformam ideias em realidade dentro de uma empresa". A partir desta definição, o intraempreendedorismo significa que:
	
	
	
	O profissional tenha a possibilidade de trabalhar com uma ideia própria ou criar a partir da ideia de outra pessoa
	
	
	O papel central do profissional é "arregaçar as mangas" e dar forma e materialidade à esta ideia
	
	
	O profissional será aquele que apresenta a ideia criativa
	
	
	O profissional pode agir de forma empreendedora em uma organização, agindo com inovação e pro atividade em busca dos objetivos desta organização
	
	
	O profissional tenha iniciativa, sem medo de tentar e que aprende com os erros, criativo, ousado e é capaz de mobilizar recursos e implementar novos negócios dentro do ambiente corporativo
	A Seguradora Alpha adquiriu nova tecnologia de computação para processar os pagamentos de seguros. Essa nova tecnologia não foi totalmente utilizada até que os funcionários fossem reestruturados em equipes de cinco a sete membros, que eram compatíveis com a tecnologia.
· Este caso demonstra que:
	
	
	
	Há uma ênfase crescente na necessidade de mudança em razão do ambiente instável.
	
	
	Mudanças estratégicas implicam alterações nos métodos de coordenação.
	
	
	A mudança estrutural foi uma consequência da mudança tecnológica.
	
	
	Mudanças de estrutura e sistemas são realizadas de cima para baixo.
	
	
	Mudanças tecnológicas exigem a gestão cultural das equipes de trabalho.
	O profissional intraempreendedor sempre busca uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. O ideal é que a cultura empreendedora seja inserida em todos os níveis da empresa, transpassando desde o mais alto ao mais baixo nível hierárquico. Os indicadores para avaliação da cultura intraempreendedora podem estar organizados em oito grupos.
· Dentre as opções abaixo, marque a única que não representa um desses grupos:
	
	
	
	Comunicação.
	
	
	Autarquia.
	
	
	Processo decisório.
	
	
	Liderança.
	
	
	Recompensa.
	Analise as duas assertivas a seguir e a relação entre as mesmas:
I) A cultura para inovação deve ser um dos objetivos estratégicos da empresa.
Porque
II) A empresa deve estimular um ambiente propício à criação de ideias, que inclui a redução de quaisquer restrições a criatividade individual.
Assinale a opção que mostra a correta relação entre as assertivas:
	
	
	
	A primeira assertiva é false e a segunda é verdadeira.
	
	
	As assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As assertivas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas assertivas são falsas.
	Analise as duas assertivas a seguir e a relação entre as mesmas:
I) A empresa deve estimular um ambiente propício à criação de ideias, que inclui a redução de restrições a criatividade
Porque
II) o empreendedor corporativo é exclusivamente aquele que tem as ideias.
· Assinale a opção que mostra a correta relação entre as assertivas:
	
	
	
	A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	
	As assertivas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
	O intraempreendedor não tem vida fácil, muito pelo contrário, enfrenta várias barreiras, exceto:
	
	
	
	Ser flexível para as mudanças.
	
	
	Requerer apoio dos parceiros de negócio mas não necessariamente de seus superiores.
	
	
	Elaborar um plano de negócios e, caso seja necessário, levantar recursos financeiros para viabilizar a ideia.
	
	
	Ter clareza que sua ideia é inovadora e gera valor para o negócio da empresa.
	
	
	Ser persistente e determinado.
	Para compreender o processo de criação do conhecimento é importante a utilização de categorias para classificar os diferentes tipos de conhecimento. Segundo Nonaka & Takeuchi, o conhecimento tácito é:
	
	
	
	aquele que nem sempre está disponível, mas formalizado e documentado.
	
	
	aquele disponível com as pessoas e que podemos formalizar em meios concretos.
	
	
	aquele que não pode ser armazenado, mas pode ser formalizado em manuais.
	
	
	aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias.
	
	
	aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos.
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 1 a principal característica do conhecimento tácito é não ser registrado em mídias.
	Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão para o processo de criação do conhecimento, dentre eles a combinação. Sobre combinação é correto afirmar que:
	
	
	
	é o processo de interação entre conhecimentos explícito e tácito
	
	
	é entendido como sendo um processo subjetivo e relacionado ao comportamento humano.
	
	
	é visto no processo de criação de um conceito e, normalmente, é provocado pelo diálogo ou pela reflexão coletiva.
	
	
	é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos.
	
	
	é a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos e outros conhecimentos oriundos das observações práticas.
	
Explicação:
Conforme a aula 1 Combinação é :
"Processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas. A reconfiguração das informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação e da categorização do conhecimento explícito (como realizado em bancos de dados de computadores) pode levar a novos conhecimentos.
Exemplo: A criação de conhecimento através da educação (escola, universidade) ou do treinamento formal." 
	A fórmula matemática que diz que o perímetro de um quadrado é a soma das medidas de seus quatro lados, ou seja, P = 4L, representa o modo de conversão do conhecimento denominado:
	
	
	
	Combinação
	
	
	Caracterização
	
	
	Socialização
	
	
	Internalização
	
	
	Externalização
	
Explicação:
Porque é a conversão de um conhecimento tácito e sua transformação em explícito.
	Para Nonaka e Takeuchi (1997), existe uma distinção do termo ¿conhecimento¿. Segundo eles, o conhecimento é formado por uma estrutura ambígua, ou paradoxal,
na qual podemos identificar dois componentes aparentemente opostos.
Sobre tal aspecto, a seguir apresentam-se 2 conceitos:
I. Este tipo de conhecimento pode ser articulado na linguagem formal, especificações, manuais etc. É o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil, de maneira formal entre os indivíduos. De modo geral, podemos entendê-lo como o conhecimento codificado em linguagem. Por isso, ele apresenta uma estrutura formal e sistêmica, o que facilita sua transmissão de um indivíduo para outro e confere a ele um caráter mais impessoal. Trata se de um conhecimento cristalizado que pode ser transmitido por palavras, números, fórmulas etc.; pode ser armazenado e transportado em artigos, manuais, livros, planilhas, banco de dados etc.; pode enfim, ser ministrado em aulas e palestras. Nesse sentido, este tipo de conhecimento é mensurável, além de ser mais racional e teórico. 
II. Este tipo de conhecimento é encontrado nas pessoas que formam as organizações, como conhecimento de normas e procedimentos, cultura organizacional, experiências profissionais e, principalmente, suas percepções com relação à organização. Considerado mais importante, é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois ele envolve fatores intangíveis como crenças pessoais, perspectivas e experiências individuais. Este tipo de conhecimento não é palpável, muito menos explicável. Ele é profundamente pessoal e por isso muito mais difícil de ser compartilhado.
Após a leitura e análise dos itens I e II, assinale a alternativa que os corresponder correta e respectivamente.
	
	
	
	I. Conhecimento tácito, II. Conhecimento explícito
	
	
	I. Conhecimento explícito, II. Conhecimento empírico
	
	
	I. Conhecimento empírico, II. Conhecimento tácito
	
	
	I. Conhecimento empírico, II. Conhecimento tático
	
	
	I. Conhecimento explícito, II. Conhecimento tácito
	Qual das alternativas abaixo não corresponde ao Conhecimento Explícito?
	
	
	
	Está documentado em livros, manuais, bases de dados, etc
	
	
	Formado dentro de um contexto social e individual
	
	
	É adquirido principalmente pela informação
	
	
	Envolve conhecimento dos fatos
	
	
	Quase sempre pela educação formal
	
Explicação:
 
A única alternativa que não se enquadra no conhecimento explícito é ser formado dentro de um contexto social e individual. Na  tela 6 da aula 1 temos que a criação e a conversão do conhecimento :
"A criação de um novo conhecimento numa organização está relacionada a um processo de interação dinâmica e cooperativa entre seus colaboradores, que implica em aprendizado, constituindo-se num processo coletivo e não meramente individual, podendo levar a uma formação organizacional, regional, nacional ou global." 
	É correto afirmar:
I. É uma forma de poluição ambiental a liberação de esgoto hospitalar sem prévio tratamento.
II. Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
III. A responsbailidade civil por danos causados ao meio ambiente é subjetiva.
	
	
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a I está correta.
	
Explicação: Se antecipar aos problemas é uma característica da proatividade.
	Analise as proposições abaixo sobre conversão do conhecimento e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
I) O conhecimento tácito é simples de ser articulado na linguagem formal.
II) O conhecimento tácito possui natureza intangível e pessoal.
III) Os conhecimentos tácito e explícito são complementares e suas interações proporcionam dinamismo às organizações.
	
	
	
	Se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	
	Se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	
	Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	
	Se somente a afirmativa I estiver correta.
	
Explicação:
A característica do conhecimento tácito é o fato de não ser registrado, ser informal, pessoal e de difícil registro. 
	Sobre os conhecimentos explícito e tácito, leia as asserções e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O conhecimento tácito é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso.
II. O conhecimento explícito é um conhecimento cristalizado que pode ser transmitido por palavras, números, fórmulas etc.
III. O conhecimento tácito esta profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal no indivíduo, assim como nos ideais que ele incorpora.
IV. O conhecimento explícito é empírico e prático.
	
	
	
	Somente as asserções II, III e IV estão corretas
	
	
	Somente as asserções I, II e III estão corretas
	
	
	Somente as asserções III e IV estão corretas
	
	
	Somente as asserções I, II e IV estão corretas
	
	
	Somente as asserções I, III e IV estão corretas
	
Explicação:
· O conhecimento tácito é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso.
· O conhecimento tácito esta profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal no indivíduo, assim como nos ideais que ele incorpora.
· O conhecimento tácito é empírico e prático.
· O conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, especificações, manuais etc.
· O conhecimento explícito é um conhecimento cristalizado que pode ser transmitido por palavras, números, fórmulas etc.
· O conhecimento explícito é mensurável, além de ser mais racional e teórico.
	Em relação as afirmações abaixo, assinale a opção que contenha apenas opções corretas:
I-O conhecimento das  informações e dados não fazem parte do processo de inovação e é uma característica muito vantajosa competitivamente entre as empresas
II-As instituições atualmente possuem como princípios de orientação para o crescimento a criatividade, flexibilidade e a utilização do conhecimento. Erros muito prejudiciais são cometidos pelas empresas que não tem a gestão do conhecimento como elemento essencial de negócio.
III-O conhecimento pode ser dividido em dois conceitos distintos: conhecimento tácito (implícito) ou conhecimento codificável(explicito).
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	Nenhuma
	
	
	I
	
Explicação:
O certo seria:
O conhecimento das  informações e dados fazem parte do processo de inovação e é uma característica muito vantajosa competitivamente entre as empresas
	 gestor moderno deve possuir uma série de habilidades. A habilidade que diz respeito à necessidade dos gestores refletirem sobre mercados e estratégias é denominada:
	
	
	
	Flexível.
	
	
	Descritiva.
	
	
	Humana.
	
	
	Técnica.
	
	
	Conceitual.
	
Explicação: A habilidade ligada à capacidade de pensar estrategicamente é a conceitual.
	
	Em relação as afirmações abaixo, assinale a opção que contenha apenas as corretas:
I-A criação de conhecimento em uma empresa não faz parte apenas de um setor especializado da mesma, mas de um comportamento e uma forma de ser de todos os colaboradores.
II-Não é função de uma empresa criadora de conhecimento é a de difundir o conhecimento e disponibilizá-lo da forma mais simples para os outros.
III-Para aumentar a competitividade de uma empresa globalmente, devem ser considerados os tipos de conhecimento exigidos, os mecanismos de transmissão desses conhecimentos e o processo de conversão.
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	Nenhuma
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
O certo seria:
É função de uma empresa criadora de conhecimento é a de difundir o conhecimento e disponibilizá-lo da forma mais simples para os outros.
	
	Em relação aos conceitos abaixo, assinale a opção com as afirmativas corretas:
I- A informação é um meio de coletar dados e gerenciá-los de forma a construir o conhecimento.
II- A informação é uma mercadoria capaz
de produzir conhecimento, e a informação incluída em um sinal é o que podemos aprender dela.
III-O conhecimento é um fluxo de mensagens, enquanto a informação é criado pelo mesmo fluxo de informação, ancorado nas crenças e no compromisso de seu portador
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	I
	
	
	Nenhuma
	
	
	II e III
	
Explicação:
O certo seria:
 
"A informação é um fluxo de mensagens, enquanto o conhecimento é criado pelo mesmo fluxo de informação, ancorado nas crenças e no compromisso de seu portador"
	Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão entre conhecimento tácito e explícito. Através desses quatro modos de conversão, é possível transformar o aprendizado individual em coletivo, possibilitando a realização de tarefas que dificilmente poderiam ser realizadas individualmente.
· Analise as sentenças abaixo sobre gestão do conhecimento e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
I) O conhecimento tácito está presente no cérebro humano e por isso ele é formal e sistemático.
II) O conhecimento explícito é aquele que sofreu um processo de migração do cérebro humano e por isso ele é informal e não sistemático.
III) O conhecimento tácito não está codificado em documentos escritos e o conhecimento explícito é formal e sistemático. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas o item I está correto.
	
	
	Apenas o item II está correto.
	
	
	Apenas o item III está correto.
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
Explicação:
Se o conhecimento está no cérebro é informal e não formal. O conhecimento explícito é formal. Então, a única alternativa correta é a III.
	Um dos fatores importantes para o crescimento do desempenho científico no Brasil é:
I) O apoio das agências de fomento à pesquisa.
II) Apoio à formação de recursos humanos por meio da concessão de bolsas de estudo.
III) Auxílio à pesquisa.
	
	
	
	Apenas I, III.
	
	
	Todas corretas.
	
	
	Todas erradas.
	
	
	Apenas II, III.
	
	
	Apenas I, II.
	
Explicação:
De acordo com a tela 4 da aula 1: 
"Um dos fatores importantes para o crescimento do desempenho científico brasileiro é o apoio das agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos por meio da concessão de bolsas de estudo e auxílios à pesquisa. "
	Analise as sentenças abaixo sobre criação e conversão do conhecimento e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O grande desafio das empresas é transformar o conhecimento tácito de seus colaboradores em conhecimento explícito, identificando: Onde e como está armazenado o conhecimento, com todos seus atributos, e como recuperá-lo;
II. criação de um novo conhecimento numa organização está relacionada a um processo de interação dinâmica e cooperativa entre seus colaboradores que implica aprendizado, constituindo-se em um processo coletivo e não meramente individual, podendo levar a uma formação organizacional, regional, nacional ou global;
III. Existem, segundo Nonaka & Takeuchi, quatro modos de conversão entre conhecimento: externalização, internalização, combinação e socialização.
	
	
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	
	Nenhuma das sentenças está correta
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
Explicação:
Na aula 1 é apresentado o conceito do conhecimento tácito e explícito que podem ser convertido através dos quatro modos de conversão : externalização, internalização, socialização e combinação.
O maior desafio das empresas é converter o conhecimento tácito dos funcionários em explícito para não perder este conhecimento em caso de desligamento do funcionário e para que a espiral do conhecimento se amplie na organização.
A aprendizagem organizacional é um processo coletivo.
	Baseados nos estudos de Nonaka e Takeuchi (1997), existe uma distinção do termo "conhecimento". Segundo eles, o conhecimento é formado por uma estrutura ambígua, ou paradoxal, na qual podemos identificar dois componentes aparentemente opostos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
· Escolha a única alternativa que representa o conhecimento tácito:
	
	
	
	Pode ser ministrado em aulas e palestras.
	
	
	Para os autores é o conhecimento que pode ser articulado na linguagem formal, especificações, manuais.
	
	
	Trata-se de um conhecimento cristalizado que pode ser transmitido por palavras, números, fórmulas.
	
	
	É o conhecimento encontrado nas pessoas que formam as organizações, como conhecimento de normas e procedimentos, cultura organizacional, experiências profissionais e, principalmente, suas percepções com relação à organização.
	
	
	É um conhecimento mensurável, além de ser mais racional e teórico
	
Explicação:
De acordo com a tela 6 da aula 1 : “O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos”. Todo conheciemnto formalizado, mensurado é conhecimento explícito.
	De acordo com o que foi visto, o conhecimento é o saber, a instrução e a informação, formando assim uma estrutura que pode ter vários significados. Podemos dividir o conhecimento em vários tipos, mas os que nos remetem ao assunto são o conhecimento tácito e o explícito, e cada um tem seu conceito baseado em uma vertente do conhecimento. Assinale a única alternativa que contém estes conceitos:
	
	
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais.
	
	
	O conhecimento explícito é construído pelas nossas crenças, percepções, ideias, valores, emoções e modelos mentais. O conhecimento tácito é construído pela pesquisa, leitura e busca do conhecimento.
	
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais. O conhecimento tácito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos.
	
	
	O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento não que pode ser transmitido de forma relativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolve fatores pessoais.
	
	
	O conhecimento explícito comporta todos os saberes da humanidade, é nele que são baseados todos os conhecimentos. O conhecimento tácito é aquele conhecimento que trazemos desde nossa infância.
	
Explicação:
O conhecimento explícito é o mais fácil de ser articulado e transmitido. Sendo que o conhecimento tácito por ser informal e pessoal apresenta maior dificuldade de transmissão.
	O processo de conversão do conhecimento tácito é dividido em quatro formas e é conhecida como técnica SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). Reflita sobre a afirmativa abaixo:
"É constituída de um processo de integrar o conhecimento explícito ao conhecimento tácito. Dessa forma, o conhecimento explícito auxilia as pessoas a internalizar as experiências que a mesma adquiriu. Para que esse processo seja realizado é desenvolvido documentos, manuais ou relatórios a fim de facilitar a transferência do conhecimento explícito dentro das empresas¿
Essas afirmativa estão relacionada com qual etapa da técnica SECI?
	
	
	
	Internalização
	
	
	Combinação
	
	
	Externalização
	
	
	Decomposição
	
	
	Socialização
	
Explicação:
Essa afirmativa explica o conceito da internalização
	Analise as sentenças abaixo sobre a espiral do conhecimento e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As três dimensões que fazem parte da criação do conhecimento são: ontológica, epistemológica e temporal;
II. A dimensão temporal está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta;
III. A dimensão ontológica está fundamentada no conhecimento, na
distinção entre o conhecimento tácito e o explícito.
	
	
	
	Somente a sentença I está correta
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas
	
	
	Nenhuma das sentenças está correta
	
Explicação:
A Dimensão ontológica está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo e não a temporal.
 
	No processo de criação do conhecimento a organização tem a função de fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo de conhecimento no âmbito individual. Quais as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento ?
	
	
	
	intenção, dedicação, difusão interativa, caos criativo e redundância de requisitos
	
	
	intenção, autonomia, flutuação, caos criativo, redundância e variedade de requisitos
	
	
	intenção, autonomia, flutuação, redundância de ordens por parte do gestor e variedade de requisitos
	
	
	intenção, autonomia, caos criativo, variedade de requisitos e compartilhamento do dos ativos intangíveis
	
	
	intenção, dedicação e difusão interativa do conhecimento
	
Explicação:
As condições que incentivam a espiral são :
a. Intenção –
b. Autonomia
c. Flutuação
d. Caos criativo
e. Redundância
f. Variedade de requisitos
	Para que o conhecimento esteja em constante processo de difusão é necessário que seja transferido do local onde foi criado para outras organizações que continuem a desenvolvê-lo continuamente e o apliquem de forma a gerar inovação. O processo de transferência do conhecimento, segundo Bonaccorsi e Piccaluga possui quatro dimensões:
	
	
	
	tempo gasto no processo, apropriação do conhecimento, cumplicidade do conhecimento e universalidade do conhecimento implícito.
	
	
	tempo gasto no processo, justificação de conceitos, implicitabilidade do conhecimento e universalidade do conhecimento.
	
	
	tempo gasto no processo, apropriação do conhecimento, implicitabilidade do conhecimento e construções de arquétipos.
	
	
	tempo gasto no processo, apropriação do conhecimento, implicitabilidade do conhecimento e universalidade do conhecimento.
	
	
	tempo gasto no processo, justificação de conceitos, implicitabilidade do conhecimento e universalidade do conhecimento tácito.
	
Explicação:
Segundo a aula 2 temos:
"O processo de transferência do conhecimento, segundo Bonaccorsi e Piccaluga (1994), possui quatro dimensões: tempo despendido no processo, apropriação do conhecimento, implicitabilidade do conhecimento e universalidade do conhecimento."
	Sabe-se que o valor do conhecimento para as empresas do mundo contemporâneo é fundamental. Assim sendo as empresas tem demandado tempo e dinheiro na criação e conversão do conhecimento. Com base nesse contexto, analise as assertivas que seguem
I. O conhecimento tácito encontra-se disponível com as pessoas e por isso não formalizado em meios concretos.
II. O conhecimento explícito é o desejado pelas empresas pois está formalizado em alguma mídia (livro, manual, sistema e etc) 
III. O grande desafio das empresas hoje é transformar o conhecimento explícito em tácito.
IV. A criação de novos conhecimentos na empresa está associada a um processo de colaboração, daí a necessidade de estarem em mídias concretas
Com base em sua análise, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	
	Estão corretas as assertivas I, II, III e IV
	
	
	Estão corretas apenas as assertivas I, II e III
	
	
	Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV
	
	
	Estão corretas apenas as assertivas I e III
	
	
	Estão corretas apenas as assertivas I e IV
	
Explicação:
Coonforme a teoria, I, II e IV são verdadeiras
	O conceito de espiral do conhecimento foi amplamente divulgado no início da década de 90. O conhecimento é difundido ultrapassando o nível individual para o grupal e depois para o organizacional (passo a passo).
Quais as dimensões do conhecimento?
	
	
	
	temporal - ontológica - informativo
	
	
	ontológica - epistemológica - temporal
	
	
	epistemológica - informativo - ontológica
	
	
	convertido - temporal - ontológica
	
	
	epistemológica - informativo - temporal
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 2, as dimensões do conhecimento são : 
"Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento."
 
	O processo de geração do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases, composto pelas seguintes fases:
I) _________________: Transformação do conhecimento tácito em explícito;
II) _________________: Momento em que a organização determina e justifica, através de critérios definidos, que conceitos criados são úteis para ela e para a sociedade;
III) _________________: Processo contínuo, interativo e em espiral, de expansão e difusão do conhecimento;
IV) _________________: Esse conhecimento é gerado, combinando-se o novo conhecimento explícito gerado com o conhecimento explícito existente;
V) _________________: Essa fase é considerada crítica em relação à criação do conhecimento organizacional.
Complete as frases escolhendo o nome de cada fase do processo de criação do conhecimento:
	
	
	
	Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	Construção de um Arquétipo - Criação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	Compartilhamento do conhecimento tácito - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo
	
	
	Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito - Construção de um Arquétipo
	
Explicação:
A criação de conceitos é a externalização onde o conhecimento tácito é transformado em explícito.
A construção do arquétipo é a combinação onde o novo conhecimento explícito é adicionado ao explícito já existente.
O maior desafio das empresas é reter e compartilhar o conhecimento tácito dos funcionários .
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Qual das alternativas abaixo não corresponde a abordagem oriental?
	
	
	
	Individual e organizacional
	
	
	Corpo e mente
	
	
	Burocracia
	
	
	Dados quantificáveis e informações codificadas
	
	
	Força-tarefa
	
Explicação:
 Conforme apresentado na aula 2:
"Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas.."
	O processo de criação do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases. Analise a fase que é descrita a seguir:
- "Nessa fase o conhecimento já criado e justificado é transformado em algo tangível ou concreto".
- "Nessa fase o conhecimento é gerado combinando-se conhecimentos explícitos já existentes."
Assinale a ÚNICA opção que representa a fase correspondente  as descrições
	
	
	
	Fase: Criação de conceitos
	
	
	Fase: Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	Fase: Construção de um arquétipo
	
	
	Fase: Difusão interativa do conhecimento
	
	
	Fase: Justificação de conceitos
	
Explicação:
Estamos falando da combinação. É a construção de um arquétipo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando