Buscar

CONTEXTUALIZADA BIOESTATÍSTICA

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU- POLO MACEIO/AL
FARMÁCIA- EAD
BIOESTATÍSTICA
PROFESSOR: Humberto Bezerra; Janine Farias da Silva 
TUTOR: Kamila Mayara Rodrigues Gomes 
ALUNO: René Atanazio dos Santos
Até agora estudamos sobre: a história e fundamentos da estatística, as características, o trabalho estatístico, o arredondamento dos dados numéricos, como escolher as amostras, os dados estatísticos e como organizar os dados.
E assim, quando pesquisamos sobre um determinado tema, queremos obter respostas a perguntas que criamos no momento da construção da pesquisa. Essas respostas nos ajudarão a decidir com mais clareza sobre o que fazer em determinadas situações. Diante disso, responda:
O que você deve fazer para evitar que a sua amostra não represente a população que você deseja estudar? E ao final da sua pesquisa, se tudo der certo, você pode generalizar os resultados para toda a população? Por quê?
Atividade contextualizada apresentada a disciplina BIOESTATÍSTICA como avalição parcial do primeiro semestre do curso de farmácia EAD.
MACEIO/AL
2017
PRODUÇÃO TEXTUAL:
			
	Na bioestatística população é o conjunto de objetos, itens ou eventos com pelo menos uma característica ou propriedade em comum, ou seja, é o conjunto de todas características comuns que interessam ao pesquisador o que significa ser o objeto total a ser avaliado. Podemos citar como exemplos o número de alunos que se encontram em uma sala de aula, a população de uma determinada cidade e a produção de carro de uma empresa durante um ano.
	A amostra por sua vez é um proveniente ou subconjunto da população. Apesar de termos em mente estudar todas as características da população para obter o máximo de acertos durante a pesquisa o estudo da amostra é bastante utilizado por pesquisadores pois essa amostra se escolhida com todos os métodos estatísticos pode possibilitar aos pesquisadores uma menor perca de tempo e dinheiro ao buscar resultados. 
Estudar apenas amostras ao invés de uma população inteira pode parecer uma tarefa fácil mais requer muito cuidado ao escolher as características dos elementos da população, pois essas características devem estar bem definidas.
Com tudo, fica claro que estudar amostra ao invés de uma população inteira pode nos poupar muito tempo e dinheiro, no entanto temos de tomar muito cuidado na escolha da amostra pois se fizermos uma escolha que represente bem o todo podemos ter uma previsão inexata da pesquisa, porém, se a amostra for bem escolhida e bastante representativa do todo podemos usar a estatística para chegar a conclusões sobre a população pesquisada. 
REFERENCIAS:
http://fmn.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543002835/pages/9 
http://web.unifoa.edu.br/portal/plano_aula/arquivos/04680/1.%20Nota%20de%20Aula%20-%20POPULA%C3%87%C3%83O%20E%20AMOSTRA.pdf

Continue navegando