Buscar

prova discursiva eja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Por volta dos anos 80, o pesquisador Kolb apresentou estudos sobre a aprendizagem vivencial, a qual considera que o conhecimento resulta de forma mais eficiente se for experienciado pelo aluno. Este estudo passou a ser chamado de Ciclo de Kolb e seus estágios, o "aprender fazendo" de Kolb, subdivididos em quatro estágio, a experiência concreta (EC), observação reflexiva (OR), conceitualização abstrata (CA), e a experimentação ativa (EA). Nesse contexto, descreva cada uma dessas subdivisões que esclarecem o estudo de Kolb sobre a aprendizagem vivencial.
	Resposta Esperada:
Experiência concreta (EC): aprender algo pelo que experimentou e não decorando sem sentido. Estratégia sugerida: estudo de caso, visita de estudo.
Observação reflexiva (OR): refletir sobre a experiência da qual se participou, por meio da observação e escuta. Estratégia sugerida: debates sobre pontos de vista dos alunos.
Conceitualização abstrata (CA): fazer a ligação da experiência com a teoria, aprende-se pensando. Estratégia sugerida: aula expositiva, leitura.
Experimentação ativa (EA): colocar em prática o que aprendeu, ou seja, aprende-se fazendo. Estratégia sugerida: dramatização e/ou uso de vídeos.
	2.
	A Pedagogia de Alternância intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo para diminuir a evasão escolar em áreas rurais. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. A metodologia foi criada por camponeses da França em 1935. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. No Brasil, a iniciativa chegou com uma missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Disserte sobre a Pedagogia da Alternância no Brasil.
	Resposta Esperada:
- A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Esse método começou a tomar forma em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses com o sistema educacional de seu país, o qual não atendia, a seu ver, as especificidades da Educação para o meio rural. 
- No ensino organizado por esses agricultores, com o auxílio de um padre católico, alternavam-se tempos em que os jovens permaneciam na escola - que naquele primeiro momento consistia em espaço cedido pela própria paróquia - com tempos em que estes ficavam na propriedade familiar.
- No tempo na escola, o ensino era coordenado por um técnico agrícola; no tempo na família, os pais se responsabilizavam pelo acompanhamento das atividades dos filhos. A ideia básica era conciliar os estudos com o trabalho na propriedade rural da família.
- A experiência brasileira com a Pedagogia da Alternância começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. 
- A Pedagogia da Alternância atribui grande importância à articulação entre momentos de atividade no meio socioprofissional do jovem e momentos de atividade escolar propriamente dita, nos quais se focaliza o conhecimento acumulado, considerando sempre as experiências concretas dos educandos. Por isso, além das disciplinas escolares básicas, a educação nesse contexto engloba temáticas relativas à vida associativa e comunitária, ao meio ambiente e à formação integral nos meios profissional, social, político e econômico.

Continue navegando

Outros materiais