Buscar

Av1 - Homem, Cultura e Sociedade - B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Homem, Cultura e Sociedade - 17/02/2020 00:00 à 01/06/2020 23:59
1) " Eles vêm aos milhares. Nas primeiras horas da manhã é possível vê-los caminhando em caravanas, deixando as estações metroviárias ou descendo dos coletivos [...] O destino é um só: os escritórios das grandes corporações, onipresentes em nossa paisagem econômica. Até o século XIX, trabalhar era cuidar das coisas da terra. A revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, tirou homens, mulheres e crianças do campo e os trouxe para os galpões insalubres das fábricas. O século XX testemunhou outra grande migração laboral, dessa vez das fábricas para os escritórios. Passamos dez, 12 horas por dia em escritórios. Eles se tornaram nossas cavernas do dia[...] Além de abrigar e obrigar o trabalho, os escritórios são também sinalizadores de status: a localização, os móveis e a decoração dos postos de trabalho revelam quem é centro e quem é periferia na organização." ( Thomaz Woode Jr. Panóptico corporativo. Disponível em: https://jeffersonws.blogspot.com/2014/07/panoptico-corporativo.html. Acesso 05 de fev. 2020.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta a finalidade do Panóptico para a sociedade disciplinar, segundo Michel Foucault. 
Alternativas:
· a)O Panóptico resume-se a uma construção arquitetônica das penitenciarias do século XX visando o bem-estar e a recuperação dos presos marginalizados.
· b)As empresas buscam o panóptico ideal como mecanismo de vigilância e controle dos indivíduos, controlando corpos e mentes dos trabalhadores. Alternativa assinalada
· c)Com a Revolução Industrial do século XIX, vigiar e punir os trabalhadores deixou de ser realidade, o avanço da fábrica, abriu diálogo no trabalho.
· d)A ideia de panóptico se deve a Jeremy Bentham, filósofo da Revolução Industrial, frente aos aspectos de mobilidade do trabalhador de uma classe social para outra.
· e)O século XX testemunhou a revolução da fábrica para os serviços, isto é, foi o fim do proletariado fabril e o início do trabalhador empreendedor.
2) Se as inovações tecnológicas modificam o ritmo de vida das pessoas, pode-se dizer que alterações no ritmo das jornadas de trabalho também têm relação com as novas tecnologias?
Assinale a resposta mais adequada de acordo com os nossos estudos nesta Unidade de Ensino:
Alternativas:
· a)As inovações tecnológicas proporcionam às pessoas hoje uma otimização do tempo e, portanto, maior tempo livre para cuidar da sua vida pessoal e social.
· b)Desde a Revolução Industrial, o trabalhador passou a ser submetido a jornadas de trabalho exaustivas e com o tempo rigorosamente controlado pelo relógio. O desejo pelo aumento dos lucros, este sim, é que impôs um tempo maior de trabalho. Alternativa assinalada
· c)A internet e os dispositivos móveis trouxeram a possibilidade do home office, que pode livrar o trabalhador do trânsito e possibilitar mais tempo com a família. Mas, por outro lado, pode estender a jornada para aqueles indivíduos que não se desligam do trabalho.
· d)A tecnologia provocou mudanças para o trabalhador e sua jornada de trabalho ao longo dos últimos séculos, fazendo-o estar conectado 24 horas por dia.
· e)As tecnologias vieram para determinar o ritmo de trabalho.
3) A terceira etapa da Revolução Industrial, século XX e XXI, apresenta-se pelas inovações e e os avanços tecnológicos, tais como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular etc., porém, as consequências desses avanços estão se refletindo nas relações sociais, nas condições de vida e emancipação dos seres humanos.
Analise as afirmações a seguir:
I-Segundo alguns estudos, quanto maior acesso às informações, menor é a capacidade de atenção dos indivíduos.
II-Atualmente os alunos com 20 minutos de aula, começam a apresentar sonolência e impaciência para ouvirem. 
III-Cada vez mais leitores querem textos curtos, fúteis e ilustrados, assim, como os executivos não tem paciência para os diagnósticos e as análises para tomada de suas decisões.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
· a)Somente a afirmação I está correta.
· b)Somente a afirmação II está correta.
· c)As afirmações I; II; III estão corretas. Alternativa assinalada
· d)Somente a afirmação III está correta.
· e)Somente as afirmações I e II estão corretas. 
4) A Revolução Industrial trouxe grandes transformações econômicas, políticas e sociais, num primeiro momento à Europa e, posteriormente, para todo o mundo. Apesar disso, trouxe também problemas sociais. Com relação a esta questão, o que é correto afirmar?
Alternativas:
· a)A Revolução Industrial do século XVIII provocou profundas transformações na vida política, social e cultural, como o aumento do poder do capitalismo, o desenvolvimento do setor fabril, o progresso tecnológico e a aplicação da energia à indústria.
· b)São características da Revolução Industrial: desenvolvimento do setor fabril, produção em grande escala, facilidade para a obtenção de matérias-primas, aplicação de grandes capitais e aplicação de conhecimentos científicos.
· c)Com a Revolução Industrial ampliou-se o mercado de trabalho. Muitos trabalhadores abandonaram seus domínios e saíram em busca de melhores condições de vida nas grandes cidades.
· d)São decorrentes da Revolução Industrial: o desenvolvimento com o aparecimento da máquina e o progresso dos meios de transporte e comunicação.
· e)Com a Revolução Industrial surgiram a divisão do trabalho e o acúmulo de capital por parte dos proprietários dos meios de produção. O operário passou a viver separado da família e preso a horários, sendo mal remunerado, exercendo um trabalho monótono e habitando bairros anti-higiênicos. Alternativa assinalada
5) (ENADE – Ciências Sociais, 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta:
Alternativas:
· a)A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das ciências sociais.
· b)A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo. Alternativa assinalada
· c)O feudalismo e o capitalismo, como marcos fundadores das ciências sociais, conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII.
· d)Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia inglesa em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente.
· e)O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das ciências sociais.

Continue navegando