Buscar

Introdução de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
FILOSOFIA
	Nome: Leila Muller Santana
	RA: F20GFC6
	Turno: manhã
	Turma: PS1A42
	Semestre: 1período 
	Professor: Railda
Questões sobre o livro Filosofando: Introdução da filosofia
Questão 1: Qual é a principal preocupação dos filósofos pré-socráticos?
 A principal preocupação era entender os processos pelo estudo da própria natureza, pois os filósofos estavam buscando uma origem racional para o universo, que, no vocabulário grego antigo, pode ser traduzido pela palavra cosmos.
Questão 2: Faça um paralelo entre Heráclito e Parmênides, por meio de um esquema comparativo de suas idéias.
 Heráclito defendia a idéia de um mundo contínuo, um mundo em constante movimento, onde nada permanece idêntico, a si mesmo, e sim se transforma no seu oposto. Enquanto Parmênides defendia um ser único, imutável, infinito e imóvel. O conflito de pensamento de Parmênides e Heráclito é fundamental, pois pode ser considerado o primeiro choque de idéias, afastando-se lentamente da filosofia da natureza e do misticismo de Pitágoras. 
Questão 3: Qual foi a importância dos sofistas para a educação e a política?
 Os sofistas tinham grande conhecimento de quais palavras tinham poder de entreter, impressionar ou persuadir o público, assim sendo para políticos a forma de aprender esse dom. Os sofistas trouxeram grandes contribuições para a educação, tal como, os próprios fundamentos da pedagogia moderna, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional.
Questão 4: ´´ Só sei que nada sei `` em que medida não se trata de simples conclusão psicológica, mas de uma atitude filosófica?
 Porque consiste pela busca do sabor, usando a atitude filosófica, quanto mais filosofarmos, mais chegamos a novas conclusões e mais queremos aprender. Com essa frase aprendemos que é melhor assumirmos que não temos conhecimento sobre uma coisa, do que falar sem saber.
Questão 5: Em que medida a teoria das idéias de Platão pretende superar o pensamento de Heráclito e Parmênides?
 Platão procura superar a oposição entre o pensamento de Heráclito, que afirma a mutabilidade essencial do ser; e o Parmênides, para quem o ser é imóvel. Platão resolve o problema: o mundo das idéias se refere ao ser Parmênides, e o mundo dos fenômenos ao devir heráclitiano. 
Questão 6: O que significa dizer que Aristóteles trouxe ´´ as idéias do céu e a terrra`` ?
 Aristóteles acredita que a razão é o fim da existência, não coloca o supremo bem como algo inalcançável para os seres humanos. Para Aristóteles através da ação racional o homem é capaz de alcançar o supremo bem seja, ele trouxe as idéias do ´´ céu ``, do bem inalcançável de Platão para a racionalidade, para ´´ terra ``.
Questão 7: Qual é a importância e a metafísica no pensamento grego?
 A metafísica não visa um fim pratico, mas o conhecimento dos princípios ou causa primeiras. Sendo uma ciência que tem um valor em se mesma, não dependendo de resultados práticos, é superior a todas as outras.
Assim, Aristóteles acreditava, era um conhecimento superior a todos os outros por pertencer aos deuses. Sendo deuses imortais e além da condição humana, esta ciência seria também superior a todas as demais ciências.
Questão 8: Interprete o ´´ mito da caverna `` de Platão do ponto de vista epistemológico.
 Através do método dialético, esse mito revela a relação estabelecida pelos conceitos da escuridão estabelecida pelos conceitos da escuridão e ignorâncias, luz e conhecimento. Platão revela a importância da educação e da aquisição do conhecimento, sendo esse instrumento que permite aos homens estar o par da verdade e estabelecer o pensamento crítico. O senso comum, que dispensa estudo e investigação, é representado pelas impressões aparentes vistas pelos homens através das sombras. 
 O conhecimento científico, por sua vez, baseado em comprovações, é representado pela luz. Assim, tal como o prisioneiro liberto, as pessoas também podem ser confrontadas com novas experiências que ofereçam mais discernimento. O fato de passar a entender coisas pode, no entanto, ser chocante e esse fato inibidor para que continuem a buscar conhecimento. Isso porque a sociedade tem a tendência de nos moldar para aquilo que ela quer de nós, que é aceitar somente a que nos oferece através da informação transmitida em meios de comunicação e não só.
 Desde a antiguidade, Platão quer mostrar a importância da investigação para que sejam encontrados meios de combate ao sistema, a qual limites ações de mudança.

Continue navegando