Buscar

PORTFÓLIO 1° SEMESTRE

Prévia do material em texto

PAGE 
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Reinventando a EmpresaSituação Geradora de Aprendizagem (SGA) Reinventando a EmpresaSituação Geradora de Aprendizagem (SGA) Reinventando a Empresa
Sumário
4INTRODUÇÃO
52- DESENVOLVIMENTO
52-1 EMPREENDEDORISMO
83-ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE
93.1 Como motivar os funcionários (além de reconhecimento financeiro)?
93.2 Como contribuir para a felicidade dos seus colaboradores?
93.3 Como auxiliar na educação do caráter e no despertar da virtude das pessoas envolvidas com a empresa?
93.4 Como educar a nossa capacidade de fazer escolhas e tomar decisões acertadas (proairésis)?
94-Homem, Cultura e Sociedade
104.1Quais os impactos positivos e negativos que um restaurante pode provocar em uma comunidade local? O que devemos fazer para evitar os impactos negativos?
105-Sistema de informação Gerencial
115.1 Descreva os tipos de sistemas empresariais que devem ser implantados, com o detalhamento das funcionalidades que atendera cada área funcional.
136-CONCLUSÃO
14REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho tem como objetivo compreendermos o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo Para inovar. O mesmo precisa de recursos, estes estão espalhados na economia e podem até mesmo não existir perfeitamente ainda, é também papel do empreendedor agir para alocar todos os recursos necessários de forma a buscar os resultados desejados. 
 A Ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social e responsável por extensão
conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
2- DESENVOLVIMENTO
2-1 EMPREENDEDORISMO
 É o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes estão relacionadas com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos. 
Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs são consideradas empreendedoras por terem inovado no ramo da tecnologia, como no desenvolvimento de sistemas operacionais, no caso de Bill Gates. 
O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente. Para inovar o empreendedor precisam de recursos, estes estão espalhados na economia e podem até mesmo não existir perfeitamente ainda, é também papel do empreendedor agir para alocar todos os recursos necessários de forma a buscar os resultados desejados. 
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, "empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal". 
O Modelo de Negócio ou Canvas, como também é conhecido, é um instrumento que ajuda a iniciar bem um empreendimento. Foi desenvolvido pelo suiço Alex Osterwalder para facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização.
De acordo com o criador da ferramenta, os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos.
Baseado em um quadro com blocos organizados, como demonstrado na figura abaixo, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento.
Ao proporcionar uma visualização completa dos processos da organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação.
 Os blocos azuis estão relacionados com a pergunta ‘’como’’?
· Principais Parceiros: Para se engar-se com a parceria certa, buscaremos parceria com fornecedores de produtos da gastronomia local da região que esta situada no meu estabelecimento, buscando qualidade e bom preço nos produtos.
· Atividades principais: fornecimento de refeições durante o dia ao modo de selfe-service e também trabalhar com disk entrega nas proximidades do estabelecimento, a noite poderia está aberto com petiscos e bebidas e música ao vivo para agradar o ambiente para os frequentadores.
· Recursos principais: Os recursos poderiam ser buscados através da parceria com fornecedores em contra partida divulgaria em banners e anúncios no próprio estabelecimento e em rede de comunicação, buscaria cursos para capacitar os colaboradores no SEBRAE (serviço brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas), para buscar novos conhecimentos e aprendizado para exercer no seu local de trabalho.
 Os blocos vermelho se relaciona com a pergunta ‘’o que’’?
· Proposta de valor: Essa proposta está no fornecimento dos serviços oferecidos aos clientes com preços baixos, teríamos forma de pagamento no crédito a debito e no Disk entrega traria retorno imediato.
 Os blocos verdes se referem á pergunta ‘’ para quem’’?
· Relação com os clientes: Para manter a fidelidade com os meus clientes, tenho que mostrar confiança, responsabilidade, ética e compromisso para com os mesmos.
· Canais: Com a tecnologia posso ter canais para relacionamentos com meus clientes, torna-los vip no meu estabelecimento com grupos de interação em redes sócias e etc.
· Segmento de clientes: definem diferentes grupos de pessoas ou organizações que nossa empresa pretende alcançar e servir. São os clientes quem compõe o coração de qualquer modelo de negócio, pois sem clientes (rentáveis), nenhuma empresa pode sobreviver por muito tempo. A fim de melhor satisfazer os clientes. Será um ambiente familiar a todas as classes e a noite com a atividade de Open Bar para a classe jovem e universitários que estudam nas à proximidades. 
Os blocos laranja fazem o questionamento ‘’quanto’’?
· Estrutura de custos: Para assegurar que um novo empreendimento ou expansão de um negócio supere riscos inerentes à inovação e obtenha sucesso em seu planejamento comercial e empresarial, primeiramente é necessário focar na melhora do ambiente organizacional. “Ninguém faz uma mudança de modelo de negócios sem antes promover uma mudança no cotidiano operacional”. O prédio passaria por uma reforma, deixando o ambiente agradável, chamativo e bastante descontraído.
· Fontes de receitas: As fontes de receitas resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes, é necessário definir como ofertar o melhor serviço em função de um preço competitivo, buscar inovação e novidade para os clientes com um ambiente diferenciado no atendimento e aconchego dos clientes.
3-ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE
A ética pode ser confundida com lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferentemente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido,pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.
Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.
3.1 Como motivar os funcionários (além de reconhecimento financeiro)? 
Mostrando a eles que são muitos importantes para a empresa, que sem eles as atividades não seriam executadas com animo e muito bem star dos mesmos, e proporcionando planos de saúde, e palestras motivacionais para os funcionários da empresa.
3.2 Como contribuir para a felicidade dos seus colaboradores?
Oferecendo cursos através do sebrae, curso de computação para se atualizar com as novas tecnologias e tratando com respeito os funcionários, gratificações para o melhor funcionário do mês, com isso iriam desempenhar melhor as suas funções.
3.3 Como auxiliar na educação do caráter e no despertar da virtude das pessoas envolvidas com a empresa?
Proporcionando dialogo com ética e caráter profissional com os colaboradores que fazem a empresa com sistema organizacional de empresas para adequar no ambiente de trabalho.
3.4 Como educar a nossa capacidade de fazer escolhas e tomar decisões acertadas (proairésis)?
Buscando conhecimentos de aprendizagem em instituições e fóruns de ensino, e fazer planejamento para tomadas de decisões.
4-Homem, Cultura e Sociedade
 
Toda empresa pode contribuir, tanto de forma positiva ou negativa, com uma comunidade local, isso nos faz refletir sobre a função da empresa na sociedade e como essa deve responder as demandas da sociedade. O modelo de desenvolvimento econômico capitalista tem como uma das prioridades o lucro financeiro, o que em alguns casos, pode entrar em conflito com os interesses sociais e ambientais.
4.1Quais os impactos positivos e negativos que um restaurante pode provocar em uma comunidade local? O que devemos fazer para evitar os impactos negativos?
Os impactos positivos é emprego, desenvolvimento econômico, renda familiar e acesso a alimentos saudáveis e lazer. Já os pontos negativos vêm sendo o problema da sustentabilidade com o meio ambiente, os consumos abusivos de produtos desagradáveis como descartáveis que leva muitos anos para se decompor, poluição sonora que muito prejudica a saúde dos clientes e incomoda a vizinhança, horários para fechamento em altas horas da madrugada, fazendo com que pessoas consumem mais bebidas e levam a vícios que torna uma decadência da saúde publica. 
Para evitar esses pontos negativos, devemos fazer um plano de funcionamento para o estabelecimento, e assim cumprir as normas estabelecidas pelos os órgãos de segurança publica e municipal, consumindo bebidas em copos reaproveitados de alimentos, assim estaremos contribuindo com o meio ambiente.
5-Sistema de informação Gerencial
Se ficar ‘’parado no tempo’’ é um termo que não devemos aceitar, ou melhor, o consumidor não vai procurar uma empresa ou fornecedor que vende produtos desatualizados ou serviço despersonalizados; então, o que você deve propor para que os sistemas possam melhorar ou proporcionar a reinvenção da empresa, constantemente?
Estamos em um momento de muitos surgimentos de tecnologias inovadas e avançadas, nos proporcionando adequação e aprendizados com os mesmos, essas inovações nos trás conhecimentos para aplicar no mercado de trabalho e assim expandir as vendas através de canais de redes sócias e vários outros canais tecnológicos.
5.1 Descrevam os tipos de sistemas empresariais que devem ser implantados, com o detalhamento das funcionalidades que atendera cada área funcional.
São muitas as empresas que implementam sistemas empresariais para obter acesso a informações de maneira rápida e precisa, e assim crescer no conhecimento dos negócios, aumentar a produtividade dos funcionários e minimizar a duplicação dos dados ou se livrar de dados desnecessários, mas muitas destas empresas não entendem a diferença entre os tipos de sistemas de gestão. Os sistemas empresariais também podem permitir que uma empresa reduza o custo com TI e minimize a digitação manual das informações.
 Esses atributos do sistema de gestão oferecem vantagens bem específicas, como suporte ao trabalho em equipe e com isso alcançando maior colaboração e eficiência dos funcionários, melhor resposta ao mercado e a alta qualidade dos processos.
 Os sistemas de gestão são ferramentas usadas pelas empresas que precisam otimizar seus recursos, tanto financeiros quanto humanos. Essas ferramentas ajudam no controle geral da organização, e mantém o fluxo de informação acurado para garantir precisão das informações.
1. Os tipos de sistemas de gestão funcionam da seguinte forma, o CRM (Customer Relationship Management) tem a finalidade de potencializar a produtividade da área de vendas, para garantir a efetividade nos relacionamentos com os clientes e conseguir um crescimento nas vendas.
2. O ERP (Enterprise Resource Planning) funciona de maneira mais ampla, é um sistema completo que permite a integração tanto da parte financeira quanto da área de recursos humanos da empresa. O compartilhamento das informações acontece de maneira natural, os módulos são desenvolvidos para atender todas as necessidades de integração. É possível realizar a gestão de custos, de qualidade, de estoque e várias outras demandas, além disso os ERPs oferecem suporte para a customização de cada módulo ou funções de maneira para auxiliar no alcance dos objetivos das empresas.
Pôde-se observar que para as empresas executarem suas atividades com segurança, precisão e eficiência, ela deve implantar um sistema de informação gerencial. Devido o mercado competitivo, as organizações necessitam estar atentas e adotar softwares dos mais atualizados, pois para treinar seus funcionários e alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização. Como foi visto também, o S.I.G. possui suas classificações, que estas se especificam em seus tipos organizacionais dentro da empresa, dando suporte ao gerenciamento e aos colaboradores da empresa. Quando as empresas adotam um S.I.G. ela colabora para com seus funcionários também, pois ajuda no processo de atividades tornando mais eficiente dentro da empresa em relação as atividades diárias da organização.
6-CONCLUSÃO
Este trabalho tem como tema Reinventando uma Empresa, e sua aplicação de modelo de negocio no gerenciamento das empresas. Verificamos a importância das informações geradas e a ética mostrando presente em todo contexto dentro de uma empresa, em que o administrador deve estar lado a lado com seu quadro de funcionários visando e buscando inovações aprimoramento para obter bons resultados.
Esta produção textual tem como objetivo informar aos administradores da importância das informações geradas pelo sistema gerencial e que elas podem ser usadas como instrumento para tomada de decisões e podem determinar o futuro de sua empresa devendo criar em seus clientes a necessidade de manter atualizado para está inovando a empresa, pois estes são essenciais para manter investimentos na empresa, sendo eles tratados com ética e respeito a empresa tem tudopara se tornar um grande ambiente e gerar muitos empregos para o crescimento e desenvolvimento. 
Uma empresa com todos estes aspectos acima se tornará um exemplo de sucesso e obterá resultados satisfatórios seguindo todas as referencias citadas de plano de negócios e padrões de éticas e moral para manter uma empresa solida de pessoas responsáveis pelo o trabalho.
REFERÊNCIAS
MOSSO, Mano Manhões. Pequena Empresa e Empreendedorismo – eternamente 
fênix. Rio de Janeiro, Quality mark,2010 p. 246.
BENSADON, A. D. de C. Pequenas Empresas: Procedimentos para o Planejamento Organizacional do Empreendedor Contemporâneo.Dissertação de mestrado.Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2001.
DAVIS, J. Como dar Continuidade ao Empreendimento.HSM Management Update, n. 22, julho 2005.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo:
Moderna, 2009.
www.sebrae.com.br / sites/portal/sebrae/artigos
http://www.magistech.com.br/noticias/saiba-quais-sao-os-principais-tipos-de-sistemas-de-gestao-para-empresas-55
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 1. ed. – São Paulo : Saraiva, 2004.
Sistema de Ensino à distancia Conectado
CIÊNCIAS ECONÔMICAS 1º semestre
tibério alves paulino
	
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Reinventando a Empresa
CASTANHAL-PA
2019
tibério alves paulino
 Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) 
Reinventando a Empresa
Trabalho Interdisciplinar Individual ao Curso de Ciências Econômica UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade e Sistemas de Informação Gerencial. 
CASTANHAL-PA
2019

Continue navegando