Buscar

UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Luiz Cláudio Martins Pessanha Filho
Matricula: 201508928941
UNIDADE I: Estruturas de Mercado
1.1. Concorrência Perfeita 
 Na economia, tanto nacional como mundial, em praticamente todos os setores, temos muitas firmas atuando no meio industrial e muitos consumidores atuando com efeitos indiretos uns frente aos outros. É nesse contexto que é considerada a existência do fenômeno "concorrência perfeita", onde encontramos uma situação limite em que nenhuma empresa ou nenhum consumidor detêm o poder suficiente de influenciar o preço de mercado. As firmas produtoras, juntamente com os indivíduos consumidores são os responsáveis por determinar no ambiente do mercado a quantidade e o preço a serem seguidos por todas as firmas do setor econômico, em um fluxo natural de oferta e procura em meio à relação entre os participantes.
Para que tome forma, a concorrência perfeita necessita de determinadas condições, como por exemplo:
· ambiente onde grande número de empresas produzem exatamente o mesmo produto ou serviço, empregando custos e meios de produção similares;
· existência de um grande número de consumidores, todos tendo as mesmas informações sobre condições, preços e ofertas existentes no mercado;
· ocorrência de similaridade entre os produtos oferecidos no mercado;
· inexistência de barreiras à entrada ou à saída de empresas no mercado em questão;
 Estabelecidas as condições mencionadas acima, cada empresa do mercado terá em seus gráficos e projeções uma curva de procura horizontal, indicadora de uma situação perfeitamente elástica. Em tal situação, não há qualquer incentivo para praticar um preço diferente daquele que se apresenta no mercado naquele determinado momento.
1.2. Monopólio 
  É a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços. Do grego monos, que significa "um" e polein que significa "vender".
 Deter o monopólio é uma situação em que uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço. É quando o mercado é dominado por uma estrutura monopolista e não pelas leis de mercado, garantido-lhe super lucro. A maioria dos países possui um conjunto de leis para impedir a formação de monopólio.
 Monopólios surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido a regulamentação governamental. O monopólio coercivo, significa que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.
1.3. Oligopólio 
 É um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.
Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido.
Um oligopólio é caracterizado por:
· um estado de hegemonia, em que existe a luta para alcançar a supremacia total;
· inflexibilidade de preços: os preços em vigor são estabilizados, sendo evitada a competição;
· predominância dos preços, sendo que todos os vendedores aceitam os preços estabelecidos;
 Ocorrência de ações em conjunto, frequentemente dando origem a trustes.
No oligopólio, muitas vezes ocorre a criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado. Tanto o carte como o truste exercem poder de pressão sobre o mercado. Ao contrário do truste, no cartel as empresas envolvidas continuam independentes no âmbito legal.
 Oligopólio no Brasil
 Talvez o maior exemplo de oligopólio no Brasil seja o mercado de telecomunicações, no qual poucas empresas controlam o mercado. No caso da telefonia móvel, a fusão das empresas TIM e Vivo consistiu no primeiro oligopólio nesta área do mercado.
 Também são conhecidos oligopólios no caso da montagem de veículos, na produção de ônibus, por exemplo, o que pode contribuir para o aumento do preço do transporte público.
1.4. Concorrência Monopolística. 
 Em economia, a concorrência ou competição monopolística é um tipo de concorrência imperfeita em que existem várias empresas, cada uma vendendo uma marca ou um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação, e cada empresa é a única produtora de sua própria marca. A competição monopolística é caracterizada também por não haver barreiras à entrada. Existem muitos exemplos de setores industriais com essa estrutura de mercado, como café empacotado, calçados e refrigerantes.
 Neste tipo de concorrência imperfeita, são produzidos produtos distintos, porém, com substitutos próximos passíveis de concorrência, não exercendo um monopólio e não vivendo a situação de concorrência perfeita. Por isso, esse tipo de estrutura de mercado é considerada intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.[1]
 Exemplo: Suponha que em uma cidade existam muitos supermercados. No entanto, em um bairro específico, existe apenas um, fazendo com que muitos moradores deste bairro comprem nesse supermercado por comodidade. Assim, o supermercado deste bairro específico tem certo grau de poder na fixação do preço, caracterizando uma concorrência monopolística. Porém o preço elevado das mercadorias vendidas pode fazer com que alguns prefiram ir a supermercados mais distantes.
Características da concorrência monopolística
· As empresas competem entre si vendendo produtos diferenciados, altamente substituíveis uns pelos outros, embora não sejam substitutos perfeitos. Em outras palavras, a elasticidade cruzada da demanda é alta, mas não infinita;
· A variedade de vendedores é elevada, sendo o mercado de acesso fácil. Também é comum a saída de empresas quando seus produtos deixam de ser lucrativos;
· Trata-se de uma estrutura mais próxima de realidade de concorrência perfeita, onde se supõe um produto homogêneo produzido por todas as empresas.
· A diferenciação do produto pode dar-se por características físicas (composição química, potencial), pela embalagem ou pelo esquema de produção de venda (aprimorando o atendimento, fornecimento de brindes, manutenção). Quanto maior a diferenciação do produto, mais a empresa que produz poderá controlar o preço.
 Essas características acabam atribuindo um certo poder de mercado à empresa, embora não tão grande quanto do monopólio ou oligopólio. Se uma empresa tiver um lucro grande, outras empresas investirão o montante necessário (em desenvolvimento, compra de máquinas, matérias primas, marketing, etc) para lançar novas marcas (delas próprias) para também auferirem lucro, reduzindo a fatia de mercado e o lucro das demais empresas do setor.
Questões:
1- Diferencie Monopólio de Oligopólio:
 Tanto o monopólio como o oligopólio contribuem para uma concorrência imperfeita. A diferença entre monopólio e oligopólio é que no monopólio existe apenas um fornecedor ou vendedor, que domina o mercado, enquanto que no oligopólio existem poucos fornecedores do mesmo produto.
2- O que é Monopólismo?
É o sistema ou mercado em que não há concorrência. São as políticas ou práticas monopolistas, comércio que autoriza um indivíduo ou empresa a comercializar certo produto por preços exagerados, por não haver concorrência.
3- Cite as principais praticas de Monopólios:
Cartel- Empresas de um mesmo setor se unem para adotar práticas comerciais de comum acordo, visando estabelecer preços, dividir mercado e controlar matérias-primas.
 
Truste- Ocorre a partir da união ou fusão de empresas. Tem como objetivo a adoção de práticas econômicas que visam aumentar os lucros através, principalmente, do aumento de preços de seus produtos e serviços.
 
Holding- Num grupo de empresas, uma delas domina o grupo através de controle acionário. A empresa controladora geralmente não produz, mas apenas faz a gestão financeira e centralizaa administração. Assim, a holding controla o capital das subsidiárias, favorecendo a concentração do capital.
4- Cite um exemplo de Oligopólio no Brasil:
 Um exemplo de oligopólio no Brasil foi no mercado de telecomunicações, onde se tem poucas empresas no mercado. No caso da telefonia móvel, a fusão das empresas TIM e Vivo consistiu no primeiro oligopólio nesta área do mercado.
5- O que é Concorrência Perfeita?
 A concorrência perfeita é uma situação ideal de mercado na qual existe uma grande quantidade de vendedores e uma grande quantidade de compradores. Esse cenário favoreceria um equilíbrio natural nos preços pela relação entre a oferta e a demanda.

Continue navegando