Buscar

Articulações: Tipos e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Articulações
Uniões ou junções entre dois ou mais órgãos. 
3 tipos: Sinovias ( os ossos são unidos por uma capsula articular, q dentro tem o liq sinovual. mais permite movimento, maior mobilidade), fibrosas (possui tecido fibroso, oq permite nenhum movimento ou mov limitados, suturas eas sindesmoses) e cartilagíneas ( as sincondroses(temporárias) ligadas por hialina, e as sinfeses são articulações fortes, os ossos são unidos por fibrocartilsgens.
O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.
→ Funções das articulações
As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.
→ Classificação das articulações
Existem diferentes formas de classificar uma articulação, sendo a mais comum a classificação que utiliza como critério o material encontrado entre os ossos. De acordo com esse critério, podemos dividi-las em:
- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.
A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.
Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.
As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.
→ Doenças que atingem as articulações
Várias são as doenças que podem atingir as articulações. Entre elas, podemos citar:
· Bursite: Inflamação da bolsa sinovial, também chamada de bursa.
· Artrite Reumatoide: Inflamação das articulações e estruturas associadas.
· Gota: Um tipo de artrite caracterizado pelo depósito de cristais de ácido úrico na articulação.
· Febre Reumática: Inflamação dos tecidos sinoviais, tendões e demais tecidos conjuntivos presentes em torno das articulações.

Outros materiais