Buscar

Análise semiótica discursiva

Prévia do material em texto

Cláudio Idalgo RGM: 17560993
Alan Barbin RGM: 17202868
Dirlei G. Baccili Filho RGM: 17203465
Análise semiótica discursiva 
Cena Crepúsculo
Sinopse da cena
Bella está visitando pela primeira vez a casa do namorado Edward, e está conhecendo a família dele formada por vampiros. Como sinal de boas-vindas eles decidem cozinhar para ela, por não terem informações sobre ela, apenas o nome Bella, eles assumem que é de origem italiana e cozinham muita comida. Para a protagonista os vampiros não comem então ela já comeu antes de sair de casa.
Nível Fundamental
No nível mais simples os vampiros implicam que o nome Bella tem descendência italiana e ela como um ser humano normal deve comer, então ela come comida italiana. Bella em contrapartida imagina que os vampiros não comem, logo é melhor ela se alimentar antes para não ficar com fome.
Ou melhor representado.
Nível Narrativo
O objeto modal para os vampiros é cozinhar e o objeto de valor é agradar a Bella. Em oposição Bella em objeto modal de não precisar se alimentar pois seu objeto de valor é agradar os vampiros não os incomodando. 
Fase de manipulação
Os vampiros buscando aprovação de Bella fizeram compras, preparam os alimentos e assistem um tutorial de culinária, para ganhar a aprovação de sua convidada por meio da sedução. Bella por sua vez denunciada por seu namorado se alimentou antes para que os vampiros pudessem seguir suas rotinas sem se preocupar com ela, podendo considerar como uma sedução em grau menor comparado com eles.
Fase de competência
Os vampiros se prepararam comprando os ingredientes e cozinhando a refeição de Bella, mostrando confiança em suas habilidades, capacidade de fazer e concluir.
Fase de performance
Os vampiros se divertem e brincam na cozinha durante o preparo, cozinhando e conversando deixando o clima leve na cozinha.
Fase de sansão 
A ação resultou em frustração para ambos os lados, não atingindo o objeto de valor dos vampiros e causando constrangimento.
Nível Discursivo
Os vampiros erraram em não conhecer a convidada e entender hábitos humanos, como possível ver na imagem eles exageram na quantidade de ingredientes para uma refeição de apenas uma pessoa. Mostrando desconhecimento de hábitos fora de sua bolha, e em certo nível desprezo pelos humanos que não são considerados seus iguais, pois agem como se a Bella tivesse a obrigação de ser grata pelo esforço que eles fizeram em algo que ela não pediu.

Continue navegando