Buscar

ÉTICA NA SAÚDE - Aula 6

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	SDE0622_A6_202001135308_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LUCAS SAMPAIO DE OLIVEIRA SANTOS
	Matr.: 202001135308
	Disc.: ÉTICA NA SAÚDE 
	2020.1 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A preservação da vida e o alívio do sofrimento são os dois princípios básicos da medicina que se completam, no entanto, em determinadas situações específicas podem se tornar antagônicos, e um deles prevalece sobre o outro.
Nesse sentido, uma valorização extrema do primeiro princípio, em detrimento do segundo, levaria a uma prática de:
	
	
	
	Eutanásia ativa.
	
	
	Eutanásia passiva.
	
	
	Eutanásia de duplo efeito.
	
	
	Distanásia.
	
	
	Ortotanásia.
	
Explicação:
A distanásia é a prática não recomendada de estender a vida de um paciente em estado terminal de forma indefinida, utilizando de todos os recursos capazes de atrasar a sua morte.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A eutanásia pode ocorrer de algumas formas distintas e, para cada uma destas formas, considera-se uma tipologia com características específicas. Assim, indique a definição de Eutanásia Ativa.
	
	
	
	Produzir uma ação que objetiva provocar deliberadamente a morte sem sofrimento
	
	
	Caracterizada pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida.
	
	
	Quando a morte é promovida indiretamente pelas ações médicas executadas com o objetivo de aliviar o sofrimento de um paciente terminal, como, por exemplo, a morfina que administrada para a dor pode provocar depressão respiratória e morte
	
	
	Eutanásia ativa ou ortotanásia, se caracteriza pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida
	
	
	Eutanásia de duplo efeito, tem recebido maior condescendência tanto pela maioria das sociedades médicas quanto por correntes religiosas em função do princípio de ¿morte com dignidade¿
	
Explicação:
Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Se houver uma prática descabida na tentativa da manutenção da vida de um paciente que se encontra em estágio terminal, em uma doença irremediável, chamaremos esta prática de:
	
	
	
	Eutanásia passiva.
	
	
	Ortotanásia.
	
	
	Eutanásia ativa.
	
	
	Eutanásia de duplo efeito.
	
	
	Distanásia.
	
Explicação:
A distanásia é a prática não recomendada de estender a vida de um paciente em estado terminal de forma indefinida, utilizando de todos os recursos capazes de atrasar a sua morte.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um paciente com câncer recebeu uma alta dose de morfina para que ele pudesse suportar as dores relacionadas à doença. O paciente veio à óbito após algum tempo. Este é um caso de:
	
	
	
	Ortotanásia
	
	
	Eutanásia voluntária
	
	
	Distanásia
	
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	
	Eutanásia ativa
	
Explicação:
A morfina tende a ser administrada em alguns casos de doenças terminais e em dores muito severas. Altas dosagens, no entanto, além de poderem causar dependência podem levar à overdose e óbito por consequência. Quando há a dministração de morfina e óbito, a posteriore pode ser eutanásia de duplo efeito.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um médico, tentando salvar a vida do paciente, utilizou um medicamento que tem fortes efeitos colaterais e o paciente, após uma súbita melhora, acabou falecendo. Este é um caso de:
	
	
	
	Eutanásia ativa
	
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	
	Distanásia
	
	
	Ortotanásia
	
	
	Eutanásia voluntária
	
Explicação:
Muitas vezes, para tratar um paciente existem escolhas que os médicos precisam fazer que podem trazer danos colaterais ou, até mesmo, irreversíveis (como o caso aqui descrito). Chamamos eutanásia de duplo efeito por ocasionar uma segunda resposta que não era exatamente a pretendida. Mas os médicos sabem, nesses casos, das consequências que um tratamento "pesado" pode trazer. O interesante é conversar com a família a respeito disso.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No Brasil se um homem solicita ao médico que lhe dê uma injeção Letal para antecipar sua morte:
	
	
	
	Se o homem tiver mais de 60 anos, é permitido.
	
	
	Com a autorização da família, é permitido.
	
	
	A injeção só pode ser aplicada com consentimento escrito.
	
	
	Não é permitido.
	
	
	É permitido livremente.
	
Explicação:
Eutanásia sempre gerou muita polêmica no Brasil, pois inflama paixões de ambos os lados, porquanto aqueles que a defendem, esgrimam com argumentos que são relevantes, todavia jamais decisivos, de forma a trazer segurança, inclusive jurídica para sua prática.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A eutanásia pode ocorrer de algumas formas distintas e, para cada uma destas formas, considera-se uma tipologia com características específicas. Considerando esta afirmação como podemos definir a Eutanásia Passiva?
	
	
	
	- É quando a morte é promovida indiretamente pelas ações médicas executadas com o objetivo de aliviar o sofrimento de um paciente terminal, como, por exemplo, a morfina que administrada para a dor pode provocar depressão respiratória e morte.
 
	
	
	- Nenhuma afirmativa está correta
	
	
	- Nestes casos, o objetivo da ação médica não é promover o óbito, mas assume-se seu risco em prol da amenização do sofrimento.
 
 
	
	
	- Onde é produzida uma ação que objetiva provocar deliberadamente a morte sem sofrimento. Com uma injeção letal, por exemplo.
	
	
	 
- Caracteriza-se pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida. No que se refere na eutanásia passiva há uma omissão como a não instalação de um procedimento terapêutico ou seu encerramento.
 
	
Explicação:
Caracteriza-se pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida. A principal distinção em relação a eutanásia ativa é que nessa é cometida uma ação (injeção letal, por exemplo), enquanto que na eutanásia passiva há uma omissão como a não instalação de um procedimento terapêutico ou seu encerramento.
A eutanásia passiva e a de duplo efeito têm recebido maior condescendência tanto pela maioria das sociedades médicas quanto por correntes religiosas em função do princípio de ¿morte com dignidade¿.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Estudamos em nosso conteúdo que naturalmente enquanto houver a mais remota possibilidade de reversão do quadro de morte inevitável, deve-se sustentar a manutenção da vida, mas, em caso contrário, o que a ética determina é a priorização do segundo pilar que seria?
	
	
	
	O alívio do sofrimento
	
	
	Morte lenta
	
	
	Morte em casa
	
	
	Morte assistida
	
	
	Morte rápida
	
Explicação:
A palavra eutanásia tem origem grega e representa, literalmente, boa morte. É comumente entendida como a prática pela qual o médico abrevia a vida de um paciente incurável.
	
Atividade
O caso Terri Schiavo
A americana Terri Schiavo, 41, que vivia em estado vegetativo havia 15 anos, morreu nesta quinta-feira no hospital Pinellas Park (Flórida) após longa batalha judicial entre seu marido, Michael Schiavo, e sua família. O tubo que alimentava Terri foi retirado no último dia 18.
Ela era mantida viva artificialmente, e recebia alimentação por meio de um tubo inserido em seu estômago. A informação da morte foi divulgada pelo porta-voz dos pais de Terri, o frei católico Paul O'Donnell, e por George Felos, advogado de Michael Schiavo, marido da pacientee seu guardião legal.
Fonte: FOLHA de São Paulo. Terri Schiavo morre aos 41 anos nos EUA. Publicação: 31 mar. 2005. Disponível em: https://goo.gl/JgwF2w. Acesso em: 10 maio 2018.
Analisando o caso acima, ocorrido em 2005, em qual dos tipos de eutanásia podemos caracterizar o que ocorreu:
Parte superior do formulário
a) Eutanásia ativa
b) Eutanásia passiva
c) Eutanásia duplo efeito
Parte inferior do formulário
Gabarito
Infelizmente você errou!
Foi a eutanásia ativa pois a retirada da sonda que sustentava a alimentação de Terri foi feita com a intenção de produzir o óbito.
Atividade
Retomando o caso de Eluana, podemos dizer que se trata de:
Parte superior do formulário
a) Distanásia
b) Eutanásia
Parte inferior do formulário
Gabarito
Parabéns, você acertou!
Em meio a uma batalha judicial, Eluana teve a manutenção artificial de sua vida. No entanto, veio a falecer. Sua morte era inevitável.

Continue navegando