Buscar

ÉTICA NA SAÚDE - Aula 9

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	SDE0622_A9_202001135308_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LUCAS SAMPAIO DE OLIVEIRA SANTOS
	Matr.: 202001135308
	Disc.: ÉTICA NA SAÚDE 
	2020.1 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Com relação ao trato com idosos, a principal questão ética envolvida diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o indivíduo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. Em que situação a intermediação da família se faz necessária?
	
	
	
	Quando a família julgar que o idoso é incapaz de tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	Quando há comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	Sempre, pois todo idoso encontra-se em situação de vulnerabilidade.
	
	
	Quando o profissional julgar necessário, para poupar o idoso de ansiedades e preocupações.
	
	
	Quando a família julgar necessário, para poupar o idoso de ansiedades e preocupações.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com relação aos atendimentos prestados ao paciente com necessidades especiais, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I - Tem sido constatado um aumento no número de casos definidos por atendimentos especiais ou registrados como PNEs em função do aumento do número de partos prematuros.
II - O avanço tecnológico da medicina tem conseguido com novos medicamentos e tipos de tratamento reduzir significativamente muitas patologias.
III - A Odontologia, no Brasil, tem sido uma exceção com relação a falta de informação uma vez que promove cursos de especialização e uma série de congressos sobre atendimento de pacientes especiais.
	
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Acompanhando Michel Foucault, em sua  História da Loucura na Idade Clássica, ficamos cientes da prática antiga de retirar os doentes mentais do convívio social para colocá-los em um lugar específico. Hoje, no Brasil, as Políticas Públicas de Saúde Mental disponibilizam aos pacientes psiquiátricos, o atendimento no:
	
	
	
	PCD.
	
	
	PNE.
	
	
	STJ.
	
	
	CAPS.
	
	
	CREANES.
	
Explicação:
No Brasil, as Políticas Públicas de Saúde Mental disponibilizam, aos pacientes psiquiátricos, o atendimento no  CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Os CAPS possuem caráter aberto e comunitário, realizando atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a pessoas com sofrimento e/ou transtorno mentais em geral, sem excluir aqueles decorrentes do uso de álcool ou drogas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Bruna é uma criança que depende de uma cânula de traqueostomia para respirar. Ela se encaixa em um dos padrões para caracterização de:
	
	
	
	Maus tratos
	
	
	Risco materno
	
	
	Risco ético
	
	
	CRIANES
	
	
	Abuso infantil
	
Explicação:
As CRIANES (Crianças com necessidades especiais de saúde), apresentam demandas de cuidados contínuos que podem ser de natureza temporária ou permanente, e requerem cuidados técnicos especializados, individuais e personalizados. As internações dessas crianças são frequentes e, por vezes, prolongadas, ocasionando o aumento da complexidade diagnóstica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. Diante do exposto, é correto afirmar que:
	
	
	
	As universidades devem investir mais em informação técnica a respeito do atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de graduação da área de saúde.
	
	
	As vantagens de se ter poucos profissionais capacitados ao atendimento em saúde dos PNEs consistem em que os PNEs têm pouca opção de escolha.
	
	
	O número de profissionais que realiza tratamento especializado ao público PNEs é suficiente em todo o país.
	
	
	As graduações de saúde já oferecem informações suficientes a respeito do tratamento e suas especificidades para PNEs.
	
	
	Todos os profissionais de saúde estão muito bem preparados para atender as demandas de saúde dos pacientes portadores de necessidades especiais.
	
Explicação:
Tendo como fundamentação a Política de Necessidades Especiais, cabe a instiição estabelecer programas de educação permanente e continuada para capacitar os profissionais em relação a demanda atual. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O termo Crianças com Necessidades Especiais de Saúde , ou CRIANES, surgiu pela primeira vez em 1998 nos EUA para caracterizar uma clientela específica de hospitais pediátricos que demandavam um tipo especial de cuidados, seja de forma temporária ou permanente, e que apresentavam múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependência dos serviços de saúde em diversas especialidades. São considerados quatro padrões específicos de demandas especiais de saúde para esta clientela. São elas:
	
	
	
	- Crianças com disfunção neuromuscular
	
	
	- Crianças fármacos-dependentes
	
	
	- Crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar, incluindo aquelas que necessitam de alterações específicas nas AVDs.
 
	
	
	- Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	- Crianças dependentes de aparelhagem tecnológica
	
Explicação:
Livro didático, capítulo 5 página 110.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A principal questão ética envolvida no trato com idosos diz respeito:
	
	
	
	ao fato de a fidelidade do profissional de saúde ser com a família.
	
	
	ao fato da família precisar se colocar como intermediária na relação do profissional de saúde com seu paciente, já que este nunca pode responder por si.
	
	
	ao fato de nenhum idoso dispor mais de autonomia decisória e de convicções pessoais.
	
	
	 ao falso pressuposto de que, por estar velho, o indivíduo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade.
	
	
	à constatação de que, por estar velho, o indivíduo perde, necessariamente, sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade.
	
Explicação:
A principal questão ética envolvida no trato com idosos diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o indivíduo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. A própria família, com o argumento de poupar o idoso de ansiedades ou aspectos negativos, se coloca como intermediária na relação do profissional de saúde com seu paciente. Esta intermediação só pode ser aceita mediante a comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		São considerados quatro padrões específicos de demandas especiais de saúde para a clientela pertencente ao grupo designado CRIANES (Crianças com necessidades especiais), exceto:
	
	
	
	Crianças fármaco-dependentes, requerendo medicamentos como antirretrovirais, cardiotônicos, neurolépticos etc.
	
	
	Crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar.
	
	
	Crianças dependentes de aparelhagem tecnológica, como cateter semi-implantável, bolsas de colostomia etc.
	
	
	Crianças com disfunção neuromuscular, requerendo reabilitação psicomotora e social.
	
	
	Crianças com dedicação, participaçãoe envolvimento em atividades escolares acima da média.
	
Explicação:
Crianças com elevado desempenho escolar são normalmente objeto de atenção dos profissionais da educação, que lidam com aquela excepcionalidade de forma a melhor aproveitar seus potenciais.
Atividade
Leia o texto abaixo:
Asile, madhouse, asylum, hospizio, são alguns dos nomes que denominam as instituições cujo fim é abrigar, recolher ou dar algum tipo de assistência aos "loucos". As denominações variam de acordo com os diferentes contextos históricos em que foram criados. O termo manicômio surge a partir do século XIX e designa, mais especificamente, o hospital psiquiátrico já com a função de dar um atendimento médico sistemático e especializado.
A prática de retirar os doentes mentais do convívio social para colocá-los em um lugar específico surge em um determinado período histórico. Segundo Michel Foucault, em “a história da loucura na idade clássica”, ela tem origem na cultura árabe, datando o primeiro hospício conhecido do século VII.
Os primeiros hospícios europeus são criados no século XV, a partir da ocupação árabe da Espanha. Datam do mesmo período na Itália e surgem em Florença, Pádua e Bérgamo. No século XVII, os hospícios proliferam e passam a abrigar juntamente os doentes mentais com marginalizados de outras espécies. O tratamento que essas pessoas recebiam nas instituições costumava ser desumano, sendo considerado pior do que o recebido nas prisões.”
Fonte: HISTÓRIA dos manicômios. Reforma manicomial. Com Ciência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, n. 9, abr. 2000. Disponível em: http://www.comciencia.br/. Acesso em: 5 jun. 2018.
A marginalização de pacientes especiais é antiga e um tema recorrente na história das ciências da saúde. O texto acima nos dá uma boa pista dos motivos pelos quais a sociedade até hoje conserva a ideia da necessidade do afastamento destas pessoas do convívio sociofamiliar.
Sobre isso, analise a afirmativa abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F):
VF
O Bethlem Royal Hospital de Londres, hospital psiquiátrico mais antigo do mundo ainda em atividade, durante o século XVII cobrava para que visitantes pudessem olhar os “lunáticos” em suas celas e assistir “espetáculos” de natureza sexual ou agressiva protagonizado pelos doentes. Os visitantes podiam, inclusive, cutucar os internos com varas para irritá-los e induzir a reações “cômicas”.
Gabarito
Gabarito
Verdadeiro

Continue navegando