Buscar

Prova de Direito de Recuperação e Falência de Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Anápolis
	Curso: DIREITO
	Período:7
	Turma:A
	Tempo de prova: 120 min
	Valor Prova 1000
	Valor Atividades 1000
	Disciplina: Direito de Falência e Recuperação de Empresa
	1ª VA:
2020/1
	Nota
	Nota
	Professor: Julia de Abreu Pfrimer
	Data: 17/04/2020
	
	
	
Aluno: Carlos Alberto Garcia Junior
	CPF: 056-699-291-44
	
Orientações Gerais:
 
 1° AVALIAÇÃO 2020-1
· A avaliação deve ser feita conforme as orientações do (a) professor(a), além destas que seguem:
· Em razão do isolamento social, as provas serão disponibilizadas hoje 15/04/2020 e deverão ser enviadas ao e-mail da professora até as 00:00 do dia 17/04/2020;
· O endereço do e-mail é drajulia.pfrimer@gmail.com HYPERLINK "mailto:drajulia.pfrimer@gmail.com". Provas entregues intempestivamente não serão aceitas;
· Caso o aluno possua alguma dificuldade em acessar e-mail, será permitido o envio através de whatsapp.
· É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE NOME E CPF EM TODAS AS PÁGINAS DA AVALIAÇÃO.
· Desejo sucesso na prova e muita força para enfrentarmos esse momento juntos.
1 – Faca	a	distinção	entre	Crise	Econômica,	Crise	Financeira	e Crise	Patrimonial:
Crise econômica é aquela em que há um diminuição significativa nos negócios de determinada sociedade empresária. Essa diminuição pode ser generalizada, segmentada ou atingir apenas uma empresa, cabendo aos sócios detectarem as causas e implementar soluções para a crise de maneira correta.É desencadeada por razões estruturais que resultam no descompasso entre as receitas, os custos e as despesas de operacionalização do empreendimento.
Crise financeira ou crise de liquidez é quando a empresa não tem caixa para honrar seus compromissos. Trata-se de fluxos de caixa  negativo, assim entendido como a entrada de recursos monetários em valores inferiores aos necessários para atenderem as obrigações exigíveis num mesmo período.
Crise patrimonial é a insolvência, isto é, a insuficiência de bens no ativo para atender á satisfação do passivo. Trata-se de uma crise estática, onde a empresa tem menos bens em seu patrimônio que o total de sua dividas. Ocorre quando as atividades da Sociedade Empresária são prejudicadas pela baixa capacidade de demonstrar que tem capacidade de pagamentos. Por falta de patrimônio, pode haver restrições de créditos e aumento do risco da empresa não conseguir superar eventuais crises.
2 – Discorra sobre os Princípios da Função Social da Empresa e da Preservação da Empresa:
Princípio da Função Social da Empresa: As empresas contribuem de forma relevante para arrecadação de tributos, criação de empregos, movimentação do mercado econômico,também em relação aos fornecedores de insúmulos de maneira que o direito concursal é fundamental para manutenção dessas empresa. ( O direito concursal existe em razão de uma preocupação do Estado em relação a ordem econõmica, o que torna o asssunto uma questão de ordem pública).
Princípio da Preservação da Empresa: Consiste no princípio pelo qual para avaliação de pleitos requerimentos de recuperação judicial, deve ser considerado o interesse coletivo na manutenção das atividades podendo o juiz utilizando do seu livre convencimento embasar suas decisões em referido princípio em detrimento até mesmo do que consta expresso na lei. 
3 – De acordo com o art. 47 da Lei 11.101/2005 discorra sobre os objetivos da Recuperação Judicial:
A recuperação judicial tem por objetivo: 
- viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
O principal objetivo da recuperação judicial é proporcionar a superação da crise mediante celebração de pacto com os credores.
 4– Quem são os legitimados para requerer a Recuperação Judicial e para requerer Falência??
De acordo com o artigo 48 da Lei 11.101/2005 Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos , também poderá ser requerida pelo cônjuge sobrevivente, herdeiros do devedor, inventariante ou sócio remanescente.
De acordo com o artigo 97 da Lei 11.101/2005  Podem requerer a falência:
– o próprio devedor, o cônjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante, o cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade e qualquer credor.
5– O artigo 3º da Lei 11.101/2005 dispõe que é competente para homologar o plano de Recuperação Extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar falência o Juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. De acordo com a doutrina majoritária qual será referido principal estabelecimento? Discorra sobre:
Segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, o principal estabelecimento do empresário, para fixação da competência do juízo da falência ou da recuperação, é o local do centro das atividades da empresa, não se confundindo com o endereço da sede, constante do contrato ou do estatuto social.
Quanto à definição do local do principal estabelecimento, doutrina se divide. 
Alguns doutrinadores defendem que tal local é aquele de onde partem as decisões empresariais, e não necessariamente a sede indicada no registro público. A doutrina majoritária, por sua vez, defende que o principal estabelecimento é aquele onde se localizam os maiores negócios da empresa
6– O artigo 3º da Lei 11.101/2005 dispõe que é competente para homologar o plano de Recuperação Extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar falência o Juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. De acordo com a doutrina majoritária e com os julgados recentes do STJ, qual será referido principal estabelecimento? Discorra sobre:
(questão repetida )
7– De acordo com o artigo 48 da Lei 11.101/2005, quais são os requisitos para concessão da recuperação Judicial?
De acordo com o artigo 48 da Lei 11.101/2005 Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos seguintes requisitos, cumulativamente:
– não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes;
– não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial;
 – não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
8– Como se dá a habilitação de credores dentro do Processo de Recuperação Judicial?
Publicado o edital após a determinação pelo juiz, os credores terão o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar ao administrador judicial suas habilitações ou suas divergências quanto aos créditos relacionados
O administrador judicial, com base nas informações e documentos colhidos que foram apresentados pelos credores, fará publicar edital contendo a relação de credores no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, contado do fim do prazo de 15 (quinze) dias para apresentação pelos credores de suas habilitações, ou suas divergências quanto aos créditos relacionados.
No edital deverão constar o local, o horário e o prazo comum em que qualquer credor, o devedor ou seus sócios ou o Ministério Público terão acesso aos documentos que fundamentaram a elaboração dessa relação.

Outros materiais