Buscar

PRATICA DE ESTAGIO - APROXIMAÇÕES DA REALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Estágio: Aproximações da Realidade
1. Sobre os desafios do estágio, assinale a alternativa correta sobre o estágio e o processo de formação profissional:
C - A indissociabilidade entre teoria e prática constitui-se em requisito central na formação do assistente social
2. Sobre a Política Nacional de Estágio, marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas verdadeiras:
(   ) A Política Nacional de Estágio é regida pela Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.
(   ) Conforme a Lei n. 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, sendo classificado como estágio obrigatório e não obrigatório, em que o estágio obrigatório é requisito para a aprovação e a obtenção do diploma.
(   ) O estágio deverá sempre ser acompanhado pelo professor-orientador da instituição de ensino e pelo supervisor da instituição concedente, não podendo o estágio exceder a 3 anos na mesma instituição
A – V,V, F.
3. Sobre a contextualização Histórica e Metodológica do Estágio, marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas verdadeiras:
(   ) Teórico e metodologicamente, a partir dos anos 1980, o Serviço Social realiza transformações em seu objeto de trabalho, utilizando a crítica dialética no entendimento das questões sociais
(   ) Um dos aspectos centrais do estágio consiste na indissociabilidade entre teoria e prática em um discurso, para Carvalho e Iamamoto (2014), crítico pautado no Código de Ética Profissional
(   ) O Código de Ética Profissional (1993), pautado na teoria social marxista, conduz o fazer profissional com vistas à transformação social, no entendimento da questão social permeada por relações de exploração
C – V, V, V.
4. Sobre o estágio e o processo de formação profissional, marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas verdadeiras:
(   ) As transformações da sociedade capitalista e os desafios enfrentados pelo profissional levam, para Rodrigues (2010), a adequações na formação do assistente social
(   ) O estágio constitui-se em parte integrante e obrigatória no curso de Serviço Social, sendo entendido, para Lewgoy (2010, p. 138), “como espaço que reafirma a formação”
(   ) O estágio capacita para o enfrentamento das questões que se apresentam no campo de trabalho do assistente social, configurando-se em processo educativo
B – V, V, V.
5. Sobre a contextualização Histórica e Metodológica do Estágio, marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas verdadeiras: (AULA 1)
(   ) Desde as primeiras escolas de Serviço Social na década de 1930, segundo Andrade (2007), o estágio é entendido como de suma importância para a formação do assistente social.
(   ) A apropriação da realidade pelo aluno é fundamentada teórico e metodologicamente, devendo estar compatível, para Souza et al. (2010), com as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social
(   ) O estágio constitui-se em momento de aprendizagem profissional e a supervisão de estágio, segundo Souza et al. (2010), constituiu-se em momento de reflexão teórico-metodológica
B – V,V,V.
6. Marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas verdadeiras: (AULA 1) 
( ) Somente a partir de 1940-1950, com a influência americana, para Aguiar (2011), o 
lado técnico passa a ter significado, levando em conta os diferentes aspectos da vida do homem e a sua formação técnica, combatendo os desajustes 
( ) Inicialmente atrelado às concepções ideológicas da Igreja Católica, o Serviço Social 
realiza uma transformação na concepção ideológica e prática a partir da década de 1960 
com o Movimento de Reconceituação, que deu um novo rumo à profissão, abrindo, segundo Martinelli (2010), espaços para debate, reflexão e crítica acerca das questões 
sociais e da atuação dos profissionais. 
( ) De acordo com Barroco (2008 ), o Serviço Social, a partir dos anos 1980, realiza 
uma articulação com a luta dos trabalhadores e a produção marxista, empenhando-se na criação de uma sociedade que respeite sua liberdade, “onde o livre desenvolvimento de cada um é condição do livre desenvolvimento de todos ”
B – V, V, V
7. Assinale a alternativa correta sobre a Política Nacional de Estágio: (AULA 1)
C - O Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), em 2008, aprovou a Resolução Cfess n. 533/2008 que regulamenta a Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social como atribuição privativa do assistente social.
8. Sobre os princípios e diretrizes da formação profissional: “A respeito da formação profissional, Buriolla (1995) reconhece o estágio como: (AULA 2)
A - de extrema relevância para a formação profissional, pois proporciona reflexão e visão crítica acerca das relações sociais existentes.
9. Na aula 2, tema 2, estudamos os princípios e diretrizes da formação profissional. As capacitações teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, são definidas como imprescindíveis à formação profissional do assistente social segundo:
D - As Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (ABEPSS, 1996b)
O Estágio Supervisionado apresenta, segundo Souza (2010), relevante importância diante do desenvolvimento tecnológico e científico, da necessidade de respostas às necessidades sociais que carecem de conhecimento da realidade, e das práticas efetivas de enfrentamento aos desafios que se apresentam.
Diante desta afirmação, e com base nos conteúdos trabalhados em sala, assinale a alternativa que apresenta os objetivos do estágio supervisionado em Serviço Social
B - Preparar o estudante técnica e psicologicamente, afim de capacitá-lo para o
Mundo do trabalho 
10. Na aula 2, tema 2, estudamos núcleos de fundamentação, sobre este tema podemos afirmar que:
I - O Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social, considerando o ser social em sua totalidade histórica, entende o trabalho como processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa.
II – Entende o conhecimento como expressão da capacidade humana de compreensão e explicação da realidade que se apresenta na compreensão dos fundamentos das filosofias e teorias.
III - Entende o trabalho como meio de subsistência do ser humano, sendo que não há exploração do homem pelo homem.
IV – O conhecimento como capacidade de produção e reprodução da realidade social
Está correto o que se afirma em: 
A – O que se afirma em I e II está correto
11. Na aula 2, tema 2, estudamos os princípios e diretrizes da formação profissional. Sobre este assunto, observe as opções abaixo assinale a alternativa correta. “Os princípios que fundamentam a formação profissional são direcionados a uma formação pautada ____________________, superando a fragmentação de conteúdos, buscando a interdisciplinaridade e o pluralismo com rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social.”
C - Pelos princípios éticos
12. Sobre os pressupostos da formação profissional, assinale as afirmações e em seguida escolha uma alternativa correta (AULA 2)
I - O Estágio Supervisionado constitui-se em excepcional momento para a reflexão da vida profissional
II - O Estágio Supervisionado se faz importante para o entendimento das questões e nuances que permeiam a sociedade e suas relações.
III - As Diretrizes Curriculares destacam a redefinição do projeto profissional a partir dos anos 80.
IV - Com os processos de produção dos anos 90, o trabalho do assistente social também se vê afetado pelas mudanças na área da divisão sócio-técnica do trabalho.
Está correto o que se afirma em: 
A - Todas as alternativas estão corretas
13. Na aula 02, tema 2, vimos o conteúdo sobre os pressupostos da formação profissional. Com base neste conteúdo, assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. 
“Com os processos de produção dos anos 90, o trabalho do assistente social também se vê afetado pelas mudanças na área da divisão ________________, o que leva à proposta de pressupostos norteadores da formação profissional do assistente social face às transformações sociais, políticas e econômicas que se apresentam.”
B - sócio-técnica do trabalho;14. Com relação ao processo de estágio, assinale a única alternativa correta (AULA 3)
D - Os estudantes do Ensino Superior, da Educação Profissional de nível médio e do Ensino Médio regular poderão realizar o estágio por 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
15. Sobre a legislação da supervisão de estágio em serviço social, leia as assertivas abaixo e assinale a única alternativa que contém as respostas corretas: (AULA 3)
I O documento sobre as Diretrizes Curriculares consta como único documento norteador do processo de estágio supervisionado para os estudantes do Curso de Serviço Social.
II As Diretrizes Curriculares, a Resolução CFESS 533/2008 e a lei 8.662/1993 são documentos norteadores do processo de estágio supervisionado para os estudantes do Curso de Serviço Social.
III Para que o profissional assistente social possa oferecer campos de estágio de forma regular, algumas exigências devem ser cumpridas, como: o profissional deve estar regularizado, gozando de seus direitos profissionais junto aos órgãos de classe.
Está correto o que se afirma em:
C – II e III
16. Sobre o processo de supervisão de estágio estudado nesta disciplina, alguns elementos são importantes em sua constituição. Deste modo, reflita acerca deste processo: quais são os elementos necessários, a supervisão de estágio como atribuição privativa entre outros, para que possa refletir acerca das afirmações abaixo. Leia com bastante atenção, retomando os conteúdos trabalhados na disciplina, para que possa responder a questão abaixo: (AULA 3)
Afirmativa 01: A supervisão de estágio em Serviço Social é realizada pelo supervisor acadêmico e pelo supervisor de campo, entendida como atribuição privativa do assistente social, devendo as atividades realizadas em estágio terem caráter formador, não apresentando o viés de trabalho.
Afirmativa 02:A prática da supervisão deve, para Oliveira (2004), envolver tanto a teoria quanto a prática, buscando a formação do assistente social, tornando-o apto a responder às exigências e aos desafios do mercado de trabalho na atualidade.
De acordo com o conteúdo estudado, assinale a única alternativa correta:
D - As duas afirmativas estão corretas e são complementares entre si.
17. O estágio em Serviço Social é elemento regulamentado por diferentes vias normativas, sejam elas: legislações, resoluções, diretrizes curriculares e outros documentos que se fazem importantes. Além disso, ao adentrar em campo de estágio, o estudante irá se deparar com documentos que perfaçam e norteiem seu processo de estágio. Com esta compreensão, leia um trecho retirado do artigo: “O estágio supervisonado em serviço social e o projeto de intervenção “Famílias e suas múltiplas configurações”, de autoria de Arony Silva Cruz; Benimari Moreira e  Daniele Cima Cardoso.
O Plano de Estágio, elaborado imediatamente após a inserção institucional, norteou as atividades desenvolvidas pela acadêmica, pois continha o detalhamento dos procedimentos, técnicas e períodos previstos para a sua execução. As bases norteadoras da proposta de estágio profissional no MPSC buscaram superar as tradicionais concepções do estágio como um momento para aprender a manejar somente o acervo teórico-operativo de Serviço Social. Constituiu-se no desafio de pensar competências e habilidades profissionais a partir das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. (PAIVA; MOREIRA; CARDOSO, 2015, p. 68).
De acordo com o conteúdo estudado e com o excerto acima, assinale a alternativa correta. (AULA 3)
D - A Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão, institui como competência profissional do assistente social a supervisão direta a estagiários do curso de Serviço Social.
18. Sobre a supervisão de estágio, esta deve oportunizar: (AULA 3)
D - o acompanhamento e a intervenção, buscando transformar a realidade social encontrada.
19. É correto afirmar que, na relação supervisor aluno no processo de estágio, tal relação deve ser balizadora da formação da _________ profissional: (AULA 3)
B – identidade
20. A respeito da supervisão de estágio, assinale V para verdadeiro e F para falso: (AULA 3)
( ) Os supervisores de estágio devem pautar seu processo de orientação na lei que regulamenta a profissão e no Código de Ética Profissional.
( ) A dissociabilidade entre teoria e prática é fator primordial na prática de supervisão de estágio.
( ) A relação entre supervisor-aluno deve ser balizadora da identidade profissional.
( ) O processo de supervisão de estágio deve estar comprometido com a crítica aos processos sociais e com uma leitura crítica da realidade social.
A sequência correta das afirmativas é:
A – V,F,V,V
21. O estágio representa um importante momento do processo de formação profissional do estudante, em especial, neste caso, do curso de Serviço Social. Desta feita, é salutar compreender que este processo de estágio é regulamentado por legislações e regulamentações, imprimindo seriedade a este processo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo: (AULA 3)
I Não há relação entre a instituição de ensino e a instituição concedente, tendo em vista possuírem papéis diferenciados no processo de estágio.
II Cabe à instituição concedente a garantia de instalações adequadas à realização do estágio, como uma das formas de ofertar qualidade ao processo de vivência do estágio. 
III O envio do relatório de atividades do estágio à instituição de ensino é de obrigação exclusiva do aluno estagiário, pois que é o único responsável no processo de formação profissional.
IV O estágio deve estar condicionado ao termo de compromisso firmado entre as instituições de ensino e estagiário e instituição concedente.
Está correto o que se afirma em: 
A – II e IV
22.

Continue navegando