Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre os critérios de classificação dos indicadores e métricas na gestão de instituições públicas é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os critérios de resultado incluem as dimensões de economicidade, eficácia e insumos.
b. os critérios de esforços englobam as dimensões de economicidade, execução e excelência.
c. os indicadores e métricas de resultados medem a causa, antes do efeito acontecer.
d. os critérios de esforços incluem as dimensões de economicidade, execução e eficiência.
e. os indicadores e métricas de esforços medem os efeitos, após transcorrer um determinado tempo.

Com o advento da Administração Pública Gerencial, as instituições públicas viram-se forçadas a construírem indicadores e métricas para auxiliar à gestão estratégica. Neste contexto, as avaliações de desempenho tornou uma exigência institucional visando o aperfeiçoamento contínuo dos processos de gestão de recursos físicos e financeiros alocados, assim como a avaliação das organizações, enquanto instituições públicas. Dentre as assertivas abaixo uma é incorreta.
Assinale-a.
a. Critérios de Classificação Quantitativos são aqueles obtidos através de quantificações, tabulações de relatórios e outros instrumentos que consideram um valor numérico representativo de determinado fenômeno estudado. Um exemplo desse tipo de indicador é o índice de absenteísmo ou de faltas de servidores públicos, durante uma gestão.
b. Critérios de Classificação Qualitativos são aqueles que apresentam características mais subjetivas, não havendo métricas exatas para medição em todos os casos, apesar de haver metodologias específicas para o seu levantamento. Geralmente são levantados por intermédio de pesquisas, entrevistas ou observação direta do fenômeno estudado.
c. Indicadores estratégicos caracterizam-se por sinalizarem informações críticas, que buscam vincular o planejamento estratégico ao futuro almejado pela organização pública. Devem espelhar tanto a missão quanto a visão estabelecidas, sendo sua dimensão temporal, a perspectiva de curto prazo.
d. Indicadores e métricas de qualidade referem-se ao que foi feito corretamente, de acordo com os padrões exigidos em certo planejamento estratégico. Um exemplo: tipos de características buscadas na prestação de um produto ou serviço público.
e. Indicadores e métricas operacionais visam quantificar as ações, realizações e atividades dos profissionais diretamente envolvidos na gestão, objetivando verificar os respectivos graus de contribuição para o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.

Levando em consideração os elementos constituintes dos indicadores e métricas de desempenho na gestão de instituições públicas, abaixo enumeradas, assinale a alternativa que representa o resultado de um indicador em termos numéricos.
Escolha uma:
a. Um indicador é uma fórmula;
b. Um indicador é um índice;
c. Um indicador corresponde a uma meta.
d. Um indicador é um padrão de referência;
e. Um indicador é um objetivo;

Indicadores e métricas de desempenho são importantes instrumentos utilizados para medir e avaliar ações e realizações da gestão estratégica de instituições públicas. Especificamente sobre indicadores é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os indicadores caracterizam-se por serem apenas quantitativos, uma vez que objetivam-se a medir e avaliar os processos da gestão estratégica.
b. se a ação de gestão é mensurável, consequentemente deve-se construir indicadores independentemente do que vai ser medido ou da complexidade dos processo envolvidos nas quantificações.
c. indicador é uma informação qualificada e alinhada ao planejamento estratégico, que em conjunto com outras informações críticas podem auxiliar os gestores nos processos de tomadas de decisão.
d. indicadores representam mensurações de objetivos vinculados exclusivamente a processos de planejamento estratégico.
e. indicadores são valores qualificados e característicos da gestão estratégica, que associam o conhecimento de práticas econométricas à escalas de medidas padronizadas.

Diante da necessidade de se medir e avaliar o desempenho das organizações públicas contemporâneas, torna-se fundamental a construção de indicadores e métricas de desempenho fundamentas em critérios de classificação objetivos, específicos e amplamente aceitos. Um desses critérios caracteriza-se pela relação entre os serviços oferecidos e os recursos despendidos, em termos de custos relativos e absolutos.
Indicadores dessa natureza estão relacionados especificamente ao critério de:
a. economicidade
b. eficácia
c. eficiência
d. excelência
e. efetividade

Sobre os conceitos e/ou definições relacionados a indicadores e métricas na gestão pública, colhidas nas obras dos autores consultados e delineadas nos conteúdos pedagógicos desta disciplina, analise com atenção as seguintes opções:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I - indicadores constituem parâmetros quantitativos ou qualitativos que servem para avaliar se os objetivos e as metas do planejamento estratégico estão sendo bem conduzidos (avaliação de processos) ou se foram alcançados (avaliação de resultados). São sinalizadores dos resultados, que dão ênfase e sentido às medidas e parâmetros dos processos avaliativos da gestão estratégica.
II - um sistema de medição de desempenho institucional pode ser definido como um conjunto de indicadores e métricas estruturadas, apoiadas por práticas, métodos e ferramentas específicas, visando à coleta, descrição e representação de dados voltados para a geração de informações estratégicas de desempenho.
III - métricas são dados brutos gerados nas atividades operacionais das organizações, constituindo elementos passíveis de mensuração, qualitativa ou quantitativa, tais como: valores, tempos, ações, atividades, processos etc.
IV - fatores críticos de sucesso é um desafio, obstáculo ou restrição que, se não for superado, impedirá o alcance do objetivo esperado. Os FCS são definidos logo após a elaboração do mapa estratégico.
V - o mapa estratégico é formado por perspectivas encadeadas, de baixo para cima, com uma perspectiva de sustentação na base e uma perspectiva de resultado no topo. Entre ambas há outras perspectivas, sendo a mais comum a relacionada a processos internos.
a. III e IV;
b. I, II, III, IV e V;
c. I e II;
d. I, III e IV;
e. I, II, III e IV.

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a classificação de indicadores pelo posicionamento na cadeia de valor representa o critério mais adequado para medir e avaliar o desempenho de organizações pública, dentre outras razões por que, exceto:
Escolha uma:
a. é como base em indicadores que organizações públicas adquirem fundamentos para reorientar suas iniciativas e ações.
b. com base em indicadores e métricas é possível identificar e reconhecer o bom desempenho de unidades, departamentos, setores ou iniciativas.
c. organizações aprendem o que gera resultados desejáveis e onde os recursos são melhor ou pior investidos.
d. uma gestão baseada em indicadores e métricas de desempenho, ainda que importantes para a gestão estratégica, no caso específico das organizações pública, pode acarretar um aumento nos custos de processos e procedimentos e inviabilizar um performance de excelência para as mesmas, particularmente em função do necessário excesso de burocracia.
e. é com base nos indicadores e métricas que a alta direção pode comunicar corretamente suas expectativas.

Diante da necessidade de se medir e avaliar a performance das organizações públicas por intermédio do controle e monitoramento de indicadores e métricas de desempenho, as restrições orçamentárias podem dificultar ainda mais o estabelecimento de objetivos e metas mais ousadas em termos de resultados. No âmbito do modelo 6 Es do desempenho, as dimensões avaliadas pelos indicadores de resultado são:
Escolha uma:
a. eficiência, economicidade e execução;
b. eficiência, efetividade e equidade.
c. economicidade, eficiência e execução;
d. efetividade, eficiência e excelência;
e. eficiência, eficácia e efetividade;

O contexto de elaboração do conhecido modelo 6 Es do desempenho, desenvolvido no âmbito do Gespública, viabilizou a construção de uma tabela que associa os critérios constituintes do referido modelo aos respectivos componentes a eles associados.
Está correto o que se afirma apenas em
I - O critério de eficiência encontra-se associado à insumos e produtos.
II - O critério de eficácia encontra-se associado à produtos.
III - O critério de efetividade encontra-se associado à impactos e resultados.
IV - O critério de excelência encontra-se associado à insumos e ações.
a. III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I, III e IV.
d. I e II.
e. I, II e IV.

Assinale a opção correta sobre os critérios de classificação dos indicadores e métricas de desempenho no contexto da gestão pública.
a. A economicidade mede a conformidade de critérios e padrões de qualidade e excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade.
b. A excelência mede a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário, que são os beneficiários diretos dos produtos e serviços da organização.
c. A eficácia mede a relação entre serviços fornecidos e recursos despendidos, e está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pela entrada, gerindo adequadamente os recursos físicos e financeiros.
d. A efetividade mede o impacto de ações no contexto da gestão estratégica, agregando-lhe valor. Pode estar vinculada ao grau de satisfação, ao valor agregado ou à transformação produzida no âmbito do planejamento estratégico.
e. A eficiência mede se foi entregue o que era necessário entregar, e está em conformidade com os critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades em projetos na busca dos melhores resultados operacionais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre os critérios de classificação dos indicadores e métricas na gestão de instituições públicas é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os critérios de resultado incluem as dimensões de economicidade, eficácia e insumos.
b. os critérios de esforços englobam as dimensões de economicidade, execução e excelência.
c. os indicadores e métricas de resultados medem a causa, antes do efeito acontecer.
d. os critérios de esforços incluem as dimensões de economicidade, execução e eficiência.
e. os indicadores e métricas de esforços medem os efeitos, após transcorrer um determinado tempo.

Com o advento da Administração Pública Gerencial, as instituições públicas viram-se forçadas a construírem indicadores e métricas para auxiliar à gestão estratégica. Neste contexto, as avaliações de desempenho tornou uma exigência institucional visando o aperfeiçoamento contínuo dos processos de gestão de recursos físicos e financeiros alocados, assim como a avaliação das organizações, enquanto instituições públicas. Dentre as assertivas abaixo uma é incorreta.
Assinale-a.
a. Critérios de Classificação Quantitativos são aqueles obtidos através de quantificações, tabulações de relatórios e outros instrumentos que consideram um valor numérico representativo de determinado fenômeno estudado. Um exemplo desse tipo de indicador é o índice de absenteísmo ou de faltas de servidores públicos, durante uma gestão.
b. Critérios de Classificação Qualitativos são aqueles que apresentam características mais subjetivas, não havendo métricas exatas para medição em todos os casos, apesar de haver metodologias específicas para o seu levantamento. Geralmente são levantados por intermédio de pesquisas, entrevistas ou observação direta do fenômeno estudado.
c. Indicadores estratégicos caracterizam-se por sinalizarem informações críticas, que buscam vincular o planejamento estratégico ao futuro almejado pela organização pública. Devem espelhar tanto a missão quanto a visão estabelecidas, sendo sua dimensão temporal, a perspectiva de curto prazo.
d. Indicadores e métricas de qualidade referem-se ao que foi feito corretamente, de acordo com os padrões exigidos em certo planejamento estratégico. Um exemplo: tipos de características buscadas na prestação de um produto ou serviço público.
e. Indicadores e métricas operacionais visam quantificar as ações, realizações e atividades dos profissionais diretamente envolvidos na gestão, objetivando verificar os respectivos graus de contribuição para o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.

Levando em consideração os elementos constituintes dos indicadores e métricas de desempenho na gestão de instituições públicas, abaixo enumeradas, assinale a alternativa que representa o resultado de um indicador em termos numéricos.
Escolha uma:
a. Um indicador é uma fórmula;
b. Um indicador é um índice;
c. Um indicador corresponde a uma meta.
d. Um indicador é um padrão de referência;
e. Um indicador é um objetivo;

Indicadores e métricas de desempenho são importantes instrumentos utilizados para medir e avaliar ações e realizações da gestão estratégica de instituições públicas. Especificamente sobre indicadores é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os indicadores caracterizam-se por serem apenas quantitativos, uma vez que objetivam-se a medir e avaliar os processos da gestão estratégica.
b. se a ação de gestão é mensurável, consequentemente deve-se construir indicadores independentemente do que vai ser medido ou da complexidade dos processo envolvidos nas quantificações.
c. indicador é uma informação qualificada e alinhada ao planejamento estratégico, que em conjunto com outras informações críticas podem auxiliar os gestores nos processos de tomadas de decisão.
d. indicadores representam mensurações de objetivos vinculados exclusivamente a processos de planejamento estratégico.
e. indicadores são valores qualificados e característicos da gestão estratégica, que associam o conhecimento de práticas econométricas à escalas de medidas padronizadas.

Diante da necessidade de se medir e avaliar o desempenho das organizações públicas contemporâneas, torna-se fundamental a construção de indicadores e métricas de desempenho fundamentas em critérios de classificação objetivos, específicos e amplamente aceitos. Um desses critérios caracteriza-se pela relação entre os serviços oferecidos e os recursos despendidos, em termos de custos relativos e absolutos.
Indicadores dessa natureza estão relacionados especificamente ao critério de:
a. economicidade
b. eficácia
c. eficiência
d. excelência
e. efetividade

Sobre os conceitos e/ou definições relacionados a indicadores e métricas na gestão pública, colhidas nas obras dos autores consultados e delineadas nos conteúdos pedagógicos desta disciplina, analise com atenção as seguintes opções:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I - indicadores constituem parâmetros quantitativos ou qualitativos que servem para avaliar se os objetivos e as metas do planejamento estratégico estão sendo bem conduzidos (avaliação de processos) ou se foram alcançados (avaliação de resultados). São sinalizadores dos resultados, que dão ênfase e sentido às medidas e parâmetros dos processos avaliativos da gestão estratégica.
II - um sistema de medição de desempenho institucional pode ser definido como um conjunto de indicadores e métricas estruturadas, apoiadas por práticas, métodos e ferramentas específicas, visando à coleta, descrição e representação de dados voltados para a geração de informações estratégicas de desempenho.
III - métricas são dados brutos gerados nas atividades operacionais das organizações, constituindo elementos passíveis de mensuração, qualitativa ou quantitativa, tais como: valores, tempos, ações, atividades, processos etc.
IV - fatores críticos de sucesso é um desafio, obstáculo ou restrição que, se não for superado, impedirá o alcance do objetivo esperado. Os FCS são definidos logo após a elaboração do mapa estratégico.
V - o mapa estratégico é formado por perspectivas encadeadas, de baixo para cima, com uma perspectiva de sustentação na base e uma perspectiva de resultado no topo. Entre ambas há outras perspectivas, sendo a mais comum a relacionada a processos internos.
a. III e IV;
b. I, II, III, IV e V;
c. I e II;
d. I, III e IV;
e. I, II, III e IV.

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a classificação de indicadores pelo posicionamento na cadeia de valor representa o critério mais adequado para medir e avaliar o desempenho de organizações pública, dentre outras razões por que, exceto:
Escolha uma:
a. é como base em indicadores que organizações públicas adquirem fundamentos para reorientar suas iniciativas e ações.
b. com base em indicadores e métricas é possível identificar e reconhecer o bom desempenho de unidades, departamentos, setores ou iniciativas.
c. organizações aprendem o que gera resultados desejáveis e onde os recursos são melhor ou pior investidos.
d. uma gestão baseada em indicadores e métricas de desempenho, ainda que importantes para a gestão estratégica, no caso específico das organizações pública, pode acarretar um aumento nos custos de processos e procedimentos e inviabilizar um performance de excelência para as mesmas, particularmente em função do necessário excesso de burocracia.
e. é com base nos indicadores e métricas que a alta direção pode comunicar corretamente suas expectativas.

Diante da necessidade de se medir e avaliar a performance das organizações públicas por intermédio do controle e monitoramento de indicadores e métricas de desempenho, as restrições orçamentárias podem dificultar ainda mais o estabelecimento de objetivos e metas mais ousadas em termos de resultados. No âmbito do modelo 6 Es do desempenho, as dimensões avaliadas pelos indicadores de resultado são:
Escolha uma:
a. eficiência, economicidade e execução;
b. eficiência, efetividade e equidade.
c. economicidade, eficiência e execução;
d. efetividade, eficiência e excelência;
e. eficiência, eficácia e efetividade;

O contexto de elaboração do conhecido modelo 6 Es do desempenho, desenvolvido no âmbito do Gespública, viabilizou a construção de uma tabela que associa os critérios constituintes do referido modelo aos respectivos componentes a eles associados.
Está correto o que se afirma apenas em
I - O critério de eficiência encontra-se associado à insumos e produtos.
II - O critério de eficácia encontra-se associado à produtos.
III - O critério de efetividade encontra-se associado à impactos e resultados.
IV - O critério de excelência encontra-se associado à insumos e ações.
a. III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I, III e IV.
d. I e II.
e. I, II e IV.

Assinale a opção correta sobre os critérios de classificação dos indicadores e métricas de desempenho no contexto da gestão pública.
a. A economicidade mede a conformidade de critérios e padrões de qualidade e excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade.
b. A excelência mede a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário, que são os beneficiários diretos dos produtos e serviços da organização.
c. A eficácia mede a relação entre serviços fornecidos e recursos despendidos, e está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pela entrada, gerindo adequadamente os recursos físicos e financeiros.
d. A efetividade mede o impacto de ações no contexto da gestão estratégica, agregando-lhe valor. Pode estar vinculada ao grau de satisfação, ao valor agregado ou à transformação produzida no âmbito do planejamento estratégico.
e. A eficiência mede se foi entregue o que era necessário entregar, e está em conformidade com os critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades em projetos na busca dos melhores resultados operacionais.

Prévia do material em texto

06/06/2020 AVC: Avaliação de Verificação de Conhecimentos
https://cursos.ead.ifro.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=155702&cmid=81415 1/4
Painel / Meus cursos / Pós Graduação / Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration em Gestão de Instituições Públicas
/ Turma: 20201.1.0714.1E / 1º período / 20201.1.0714.1E.Disciplina.0135
/ UNIDADE III: critérios de classificação e de construção de indicadores e métricas na gestão de instituições públicas.
/ AVC: Avaliação de Verificação de Conhecimentos
Questão 1
Completo
Atingiu 6 de 6
Questão 2
Completo
Atingiu 6 de 6
Questão 3
Completo
Atingiu 0 de 6
Iniciado em sábado, 6 jun 2020, 12:42
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 6 jun 2020, 14:08
Tempo
empregado
1 hora 26 minutos
Avaliar 36 de um máximo de 60(60%)
Sobre os critérios de classificação dos indicadores e métricas na gestão de instituições públicas é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os indicadores e métricas de resultados medem a causa, antes do efeito acontecer.
b. os critérios de esforços englobam as dimensões de economicidade, execução e excelência.
c. os indicadores e métricas de esforços medem os efeitos, após transcorrer um determinado tempo.
d. os critérios de resultado incluem as dimensões de economicidade, eficácia e insumos.
e. os critérios de esforços incluem as dimensões de economicidade, execução e eficiência.
Com o advento da Administração Pública Gerencial, as instituições públicas viram-se forçadas a construírem indicadores e
métricas para auxiliar à gestão estratégica. Neste contexto, as avaliações de desempenho tornou uma exigência
institucional visando o aperfeiçoamento contínuo dos processos de gestão de recursos físicos e financeiros alocados,
assim como a avaliação das organizações, enquanto instituições públicas. Dentre as assertivas abaixo uma é incorreta.
Assinale-a.
Escolha uma:
a. Critérios de Classificação Qualitativos são aqueles que apresentam características mais subjetivas, não havendo
métricas exatas para medição em todos os casos, apesar de haver metodologias específicas para o seu levantamento.
Geralmente são levantados por intermédio de pesquisas, entrevistas ou observação direta do fenômeno estudado.
b. Indicadores e métricas operacionais visam quantificar as ações, realizações e atividades dos profissionais
diretamente envolvidos na gestão, objetivando verificar os respectivos graus de contribuição para o cumprimento dos
objetivos estratégicos da organização.
c. Indicadores estratégicos  caracterizam-se por sinalizarem informações críticas, que buscam vincular o planejamento
estratégico ao futuro almejado pela organização pública. Devem espelhar tanto a missão quanto a visão
estabelecidas,  sendo sua dimensão temporal, a perspectiva de curto prazo.
d. Indicadores e métricas de qualidade referem-se ao que foi feito corretamente, de acordo com os padrões exigidos
em certo planejamento estratégico. Um exemplo: tipos de características buscadas na prestação de um produto ou
serviço público.
e. Critérios de Classificação Quantitativos são aqueles obtidos através de quantificações, tabulações de relatórios e
outros instrumentos que consideram um valor numérico representativo de determinado fenômeno estudado. Um
exemplo desse tipo de indicador é o índice de absenteísmo ou de faltas de servidores públicos, durante uma gestão.
Levando em consideração os elementos constituintes dos indicadores e métricas de desempenho na gestão de
instituições públicas, abaixo enumeradas, assinale a alternativa que representa o resultado de um indicador em termos
numéricos.
Escolha uma:
a. Um indicador é um padrão de referência;
b. Um indicador é um objetivo;
c. Um indicador é um índice;
d. Um indicador é uma fórmula;
https://cursos.ead.ifro.edu.br/my/
https://cursos.ead.ifro.edu.br/course/index.php?categoryid=134
https://cursos.ead.ifro.edu.br/course/index.php?categoryid=222
https://cursos.ead.ifro.edu.br/course/index.php?categoryid=223
https://cursos.ead.ifro.edu.br/course/index.php?categoryid=224
https://cursos.ead.ifro.edu.br/course/view.php?id=2979
https://cursos.ead.ifro.edu.br/mod/quiz/view.php?id=81415
06/06/2020 AVC: Avaliação de Verificação de Conhecimentos
https://cursos.ead.ifro.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=155702&cmid=81415 2/4
Questão 4
Completo
Atingiu 6 de 6
Questão 5
Completo
Atingiu 6 de 6
Questão 6
Completo
Atingiu 0 de 6
e. Um indicador corresponde a uma meta.
Indicadores e métricas de desempenho são importantes instrumentos utilizados para medir e avaliar ações e realizações
da gestão estratégica de instituições públicas. Especificamente sobre indicadores é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. indicadores são valores qualificados e característicos da gestão estratégica, que associam o conhecimento de
práticas econométricas à escalas de medidas padronizadas.
b. indicador é uma informação qualificada e alinhada ao planejamento estratégico, que em conjunto com outras
informações críticas podem auxiliar os gestores nos processos de tomadas de decisão.
c. se a ação de gestão é mensurável, consequentemente deve-se construir indicadores independentemente do que
vai ser medido ou da complexidade dos processo envolvidos nas quantificações.
d. os indicadores caracterizam-se por serem apenas quantitativos, uma vez que  objetivam-se a medir e avaliar os
processos da gestão estratégica.
e. indicadores representam mensurações de objetivos vinculados exclusivamente a  processos de planejamento
estratégico.
Diante da necessidade de se medir e avaliar o desempenho das organizações públicas contemporâneas, torna-se
fundamental a construção de indicadores e métricas de desempenho fundamentas em critérios de classificação objetivos,
específicos e amplamente aceitos. Um desses critérios caracteriza-se pela relação entre os serviços oferecidos e os
recursos despendidos, em termos de custos relativos e absolutos.
Indicadores dessa natureza estão relacionados especificamente ao critério de:
Escolha uma:
a. eficiência
b. excelência
c. efetividade
d. eficácia
e. economicidade
Sobre os conceitos e/ou definições relacionados a indicadores e métricas na gestão pública, colhidas  nas obras dos
autores consultados e delineadas nos conteúdos pedagógicos desta disciplina, analise com atenção as seguintes opções:
I - indicadores constituem parâmetros quantitativos ou qualitativos que servem para avaliar se os objetivos e as metas do
planejamento estratégico estão sendo bem conduzidos (avaliação de processos) ou se foram alcançados (avaliação de
resultados). São sinalizadores dos resultados, que dão ênfase e sentido às medidas e parâmetros dos processos
avaliativos da gestão estratégica.
II - um sistema de medição de desempenho institucional pode ser definido como um  conjunto de indicadores e métricas
estruturadas, apoiadas por práticas, métodos e ferramentas específicas, visando à coleta, descrição e representação de
dados voltados para a geração de informações estratégicas de desempenho.
III - métricas são dados brutos gerados nas atividades operacionais das organizações, constituindo  elementos passíveis
de mensuração, qualitativa ou quantitativa, tais  como: valores, tempos, ações, atividades, processos etc. 
IV - fatores críticos de sucesso é um desafio, obstáculo ou restrição que, se não for superado, impedirá o alcance do
objetivo esperado. Os FCS são definidos logo após a elaboração do mapa estratégico.
V - o mapa estratégico é formado por perspectivas encadeadas, de baixo para cima, com uma perspectiva de sustentação
na base e uma perspectiva de resultado no topo. Entre ambas há outras perspectivas, sendo a mais comum a relacionada
a processos internos.
Estão corretas apenas as afirmativas:   
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. I e II;
c. III e IV;
d. I, III e IV;
e. I, II, III, IV e V;
06/06/2020 AVC: Avaliação de Verificação de Conhecimentos
https://cursos.ead.ifro.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=155702&cmid=81415 3/4
Questão 7
Completo
Atingiu 6 de 6
Questão 8
Completo
Atingiu 6de 6
Questão 9
Completo
Atingiu 0 de 6
Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a classificação de indicadores pelo posicionamento na cadeia de valor
representa o critério mais adequado para medir e avaliar o desempenho de organizações pública, dentre outras razões
por que, exceto:  
Escolha uma:
a. é com base nos indicadores e métricas que a alta direção pode comunicar corretamente suas expectativas.
b. com base em indicadores e métricas é possível identificar e reconhecer o bom desempenho de unidades,
departamentos, setores ou iniciativas.
c. é como base em indicadores que organizações públicas adquirem fundamentos para reorientar suas iniciativas e
ações.
d. uma gestão baseada em indicadores e métricas de desempenho, ainda que importantes para a gestão estratégica,
no caso específico das organizações pública, pode acarretar um aumento nos custos de processos e procedimentos e
inviabilizar um performance de excelência para as mesmas, particularmente em função do necessário excesso de
burocracia.
e. organizações aprendem o que gera resultados desejáveis e onde os recursos são melhor ou pior investidos.
Diante da necessidade de se medir e avaliar a performance das organizações públicas por intermédio do controle e
monitoramento de indicadores e métricas de desempenho, as restrições orçamentárias podem dificultar ainda mais o
estabelecimento de objetivos e metas mais ousadas em termos de resultados. No âmbito do modelo 6 Es do
desempenho, as dimensões avaliadas pelos indicadores de resultado são:
Escolha uma:
a. eficiência, economicidade e execução;
b. eficiência, efetividade e equidade.
c. economicidade, eficiência e execução;
d. efetividade, eficiência e excelência;
e. eficiência, eficácia e efetividade;
15) O contexto de elaboração do conhecido modelo 6 Es do desempenho, desenvolvido no âmbito do Gespública,
viabilizou a construção de uma tabela que associa os critérios constituintes do referido modelo aos respectivos
componentes a eles associados.
I - O critério de eficiência encontra-se associado à insumos e produtos.
II - O critério de eficácia encontra-se associado à produtos.
III - O critério de efetividade encontra-se associado à impactos e resultados.
IV - O critério de excelência encontra-se associado à insumos e ações.
Está correto o que se afirma apenas em
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I, III e IV.
c. I e II.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e IV.
06/06/2020 AVC: Avaliação de Verificação de Conhecimentos
https://cursos.ead.ifro.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=155702&cmid=81415 4/4
IFRO Campus Porto Velho Zona Norte
Questão 10
Completo
Atingiu 0 de 6
Assinale a opção correta sobre os critérios de classificação dos indicadores e métricas de desempenho no contexto da
gestão pública.  
Escolha uma:
a. A economicidade mede a conformidade de critérios e padrões de qualidade e excelência para a realização dos
processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade.
b. A eficácia mede a relação entre serviços fornecidos e recursos despendidos, e está alinhada ao conceito de
obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pela entrada,
gerindo adequadamente os recursos físicos e financeiros.
c. A excelência mede a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário, que são os
 beneficiários diretos dos produtos e serviços da organização.
d. A eficiência mede se foi entregue o que era necessário entregar, e está em conformidade com os critérios e
padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades em projetos na busca dos melhores
resultados operacionais.
e. A efetividade mede o impacto de ações no contexto da gestão estratégica, agregando-lhe valor. Pode estar
vinculada ao grau de satisfação, ao valor agregado  ou à transformação produzida no âmbito do planejamento
estratégico.
◄ Texto de Apoio - SESDEC-RO - 
Planejamento Estratégico 2018-2030.
Seguir para...
https://cursos.ead.ifro.edu.br/mod/resource/view.php?id=81297&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina