Buscar

ANÁLISE ECONÔMICA E MERCADO (IL60006) - Crise econômica mundial [AVA 2] - Renan Souza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIJORGE
RENAN NASCIMENTO DE SOUZA
GESTÃO COMERCIAL – EAD
ANÁLISE ECONÔMICA E MERCADO (IL60006)
SALVADOR
2020
Questão A)
As crises mais conhecidas e relevantes para o cenário econômico mundial foram as da terça-feira negra em 1929 e a crise de 2008.
Na crise da terça-feira negra de 1929, os motivos que culminaram em tal acontecimento foram devidos a uma super produção da indústria e baixo consumo em um contexto de uma economia liberal dos anos 20 nos EUA. que desencadeou uma reação de queda nas ações, tendo como consequência a quebra da bolsa de valores.
O resultado catastrófico da crise que assolou os Estados Unidos se alastrou para outros centros financeiros mundiais, resultando em anos de grave crise financeira não só para os Americanos como para outros países.
Outra crise forte, mas de menor impacto que a crise de 1929, foi a crise de 2008 que teve como estopim um efeito domino decorrente de especulações financeiras no mercado imobiliário americano, que culminou com o anuncio de prejuízos bilionários de alguns dos maiores bancos Americanos. A crise atingiu as bolsas mundiais que tiveram fortes perdas.
Questão B)
Já no Brasil, em relação a Terça-feira Negra de 1929, o contexto em que a crise se apoiou foi diferente dos que alicerçaram a crise Americana, A economia Brasileira estava severamente lastreada na exportação de café, que sentiu fortemente a crise mundial.
Como a solução a esta crise, foram implementadas na época políticas de substituição de importações, que foram determinadas implementadas pelo Governo de Getúlio Vargas.
Em relação a crise de 2008, esta demorou a atingir o Brasil, que se encontrava melhor estruturado em sua economia naquele período, mas quando seu efeitos foram sentidos em nosso pais, as ações na Bolsa de Valores caíram o que interferiu no índice de inflação, que teve que ser contida pelo governo, tendo como consequência direta um aumento significativo da dívida pública.
Ainda hoje alguns países ainda sentem os efeitos da crise de 2008 na área econômica que refletem na política destes países, incluindo o Brasil
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERNANDES, Cláudio. "O que foi a Crise de 1929?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-a-crise-1929.htm. Acesso em 06 de junho de 2020.
GRUPO DE CONJUNTURA DA FUNDAP. Crise e pós-crise: O impacto sobre as grandes empresas brasileiras de capital aberto. Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.fundap.sp.gov.br/debatesfundap/pdf/conjuntura/Crise%20e%20p%C3%B3s-crise.pdf. Acesso em: 05 de junho de 2020.

Continue navegando