Buscar

ESTRUTURA E FUNÇÃO

Prévia do material em texto

ESTRUTURA E FUNÇÃO
APS- Atividade Prática Supervisionada 
Fisioterapia – Primeiro semestre – Matutino – Vila Olímpia 
 
Aluno : Alexandre Lisboa Bueno Silva – RA21214538
Prof: JEAN BAPTISTE REAL VRABIC JUNIOR
1.Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame. 
R: Os planos de secções que fora utilizados são os coronais, axiais e sagitais.
2. Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
R: Plano axial ou transverso
3.O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico. (NO FINAL)
4.Quais as células que constituem o tecido nervoso? 
R: Células da Glia. (Oligodentrócitos, Células Ependimárias, Astrócitos, Microglias e Células de Schwann.) 
5.O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo. 
R: Componentes do Sistema Nervoso Periférico, formado por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsáveis pela transmissão de impulso elétrico e nervoso, garantindo a comunicação do SNC, órgãos efetores e de sensibilidade.
6.Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico. 
R: O caso clínico mostra um tumor cerebral, que apresenta uma evolução anormal de células, que leva a compressão e destruição de células saudáveis do cérebro resultando em dor, na falta de coordenação, fraqueza e rigidez muscular, convulsão, agitação motora, entre outros. O tumor pode ser caracterizado como primário, devido a localização e, tumor secundário ou metastático o tumor tem origem em um órgão e espalha-se para os demais órgãos.
7.Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular. 
R: A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.
Como resultado, o líquido intracelular passa a apresentar uma grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.
A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização.
Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (em consequência ao excesso de cargas positivas encontradas nesse período no interior da célula e à maior concentração de potássio dentro do que fora da célula). Enquanto isso, os íons sódio (cátions) que estavam em grande quantidade no interior da célula vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio-potássio. Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma).
 
8. A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação. 
R: Sinapse elétrica, acontece por junções comunicantes, não sendo tão comum de acontecer, como a sinapse química sendo a principal axodentrítica.
Sinapse química, ocorre através de neurotransmissores, o neurônio pré e pós sináptico ficam próximos um do outro. 
 
 
3
 Sistema Nervoso Cental
		 Encéfalo e medula espinal
		Lobos Frontal,
		Parte motora e fala
 		Parietal: Interpretação	 Contém células da Glia Neurônios
		Temporal: Audição
		Occiptal: Visão	 
 Coberto por meninges Duramater, Aracnóide e Piamater
 	 
 Dividido em Telencéfalo	 Cérebro, Cerebelo 
 e tronco encefálico Mesencéfalo (Movimento ocular);
 Ponte( retransmitir informações);
Bulbo (Centro de controle de funções vitais).
							 
 Giros, sulcos e 
 corpo caloso	 Junta os dois hemisférios
 
 Substância cinzenta,
 Formando córtex cerebral
 Abaixo substância branca
 Contendo axônios
 			
		 Diencéfalo	
 Tálamo, hipotálamo
 e Epitálamo
Sistema Nervoso Periférico 
Nervos Gânglios e terminações 
nervosas
 
SNP autônomo 
	 SNP Somático
 Simpático e parassimpático

Continue navegando