Buscar

ÉTICA NA SAÚDE_10

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: 
	05/06/2020
	Aluno(a): 
	2020.1
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	201707027791
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção correta:
		
	
	O Estatuto da Criança e Adolescente é flexível quanto às agressões físicas por parte dos pais, tendo em vista que alguns consideram tapas como recursos terapêuticos;
	 
	O Estatuto do Idoso não torna obrigatória a comunicação por parte dos profissionais de saúde nos casos de suspeita ou confirmação de abusos sofridos por idosos, deixando essa denúncia ser facultativa, para não expor o profissional;
	 
	O termo abuso, com o avançar dos estudos de violência contra os idosos, tem sua concepção ampliada, indo além de violência física, entrando a questão da negligência, omissão, abandono e ações que causam danos sociais, financeiros e psicológicos;
	
	Os estudos sobre violência contra o idoso são muito antigos, tendo início na década de 30, quando já se reconhecia além da violência física, também a negligência e exploração dos mesmos;
	
	As crianças em situação de rua não apresentam grandes demandas de atendimento em função da violência, pois as mesmas aprendem a enfrentar melhor essas situações quando comparadas às crianças que possuem uma casa;
	Respondido em 05/06/2020 22:37:21
	
Explicação:
Diante do avanço dos estudos sobre violências sofridas por idosos, a partir da década de 70, entende-se que é violento abandonar ou negligenciar idosos, assim como é reconhecida a exploração financeira como um grande problema. Também os danos sociais e psicológicos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(Município de Fazenda Rio Grande do Norte 2018) "A violência intrafamiliar é um fenômeno psicossocial que demanda práticas interventivas e avaliativas de diversos campos do conhecimento. Nesse rol, a psicologia consta como uma atuação imprescindível. Em relação a essa atuação, o profissional deve pautar sua prática em pressupostos éticos e técnicos alinhados com a legislação infanto-juvenil brasileira. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
 
		
	 
	à medida que a violência intrafamiliar aponta a violação de direitos fundamentais dos envolvidos, entende-se que a atuação da psicologia tem como aspecto fundamental em sua prática a avaliação psicológica dos agressores e, como compromisso técnico, a denúncia destes.
 
	
	o ordenamento jurídico brasileiro, por meio de algumas de suas leis, busca inibir a violência intrafamiliar. Um dos dispositivos jurídicos nesse sentido é o Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem se mostrado enormemente ineficiente por conta de defender a garantia de direitos em detrimento da defesa de deveres desses menores, tornando essa lei significativamente incoerente diante das normativas internacionais.
 
	
	as violências são sintomas sociais. Sendo assim, quando a psicologia atua em práticas interdisciplinares, abre possibilidades de ações menos dicotômicas e reducionistas. Um exemplo dessa atuação é a parceria com a psiquiatria a fim de que a medicalização dos sujeitos autores de violência, bem como de suas vítimas, seja a forma sine qua non para prevenir novos eventos e reincidências.
	 
	Maus tratos, negligência e abandono de crianças e adolescentes muitas vezes denunciam e presentificam um processo relacional familiar em que as violações de direitos destes como sujeitos de direitos está cronificada.
 
	
	a violência contra a mulher é uma problemática de violência de gênero de grande extensão social. Por esse motivo, as práticas para ela voltadas não devem ser compreendidas nem abordadas de forma individualizada para que, dessa forma, haja uma ação sobre o todo.
 
	Respondido em 05/06/2020 22:37:27
	
Explicação:
Maus tratos, negligência e abandono de crianças e adolescentes muitas vezes denunciam e presentificam um processo relacional familiar em que as violações de direitos destes como sujeitos de direitos está cronificada.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a prática de maus-tratos é toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. Em relação aos maus tratos e abusos é correto afirmar: I. O Dano físico é produzido por uso de força física, de modo intencional ou acidental, com o objetivo de ferir independente da motivação. II. Os danos psicológicos são produzidos por influência ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimento autodestrutivo, deformações de caráter ou morais. III. Danos por negligência produzidos por omissão do responsável que, por ato intencional ou não, promove adequadamente as necessidades da criança ou adolescente para o seu perfeito desenvolvimento. Marque abaixo o item que corresponda alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	Apenas I e II estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas I está correta
	 
	Apenas II está correta
	Respondido em 05/06/2020 22:37:32
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A inversão de valores verificada com o desenvolvimento científico marcou posturas diferentes dos profissionais de saúde, que:
		
	
	passaram a se interessar unicamente pela evolução dos fármacos para o tratamento dos doentes.
	
	passaram a desconsiderar aspectos emocionais na avaliação de seus pacientes;
	 
	passaram a observar os pacientes de maneira holística;
	
	passaram a valorizar somente os sintomas das doenças;
	
	passaram a se interessar por uma conduta unicamente assistencialista;
	Respondido em 05/06/2020 22:37:18
	
Explicação:
Na medida em que o desenvolvimento promovido pelas pesquisas em doenças adentra aos hospitais públicos, só utilizado à época pelos pobres, houve uma priorização de aspectos concretos das doenças. A posteriore, verificou-se que a parte emocional não podia ser deixada de lado e os profissionais passaram a ter uma percepção holística de seus pacientes.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Hoje valoriza-se muito os direitos humanos e o respeito ao próximo, repugnando-se todas as formas de violência. Nesse sentido, pode-se afirmar que um ato violento:
		
	
	Tem como única característica a negligência.
	
	É somente aquele que acarreta em dano psicológico.
	 
	É uma das bases da ética, pois humaniza a pessoa.
	
	Oferece dignidade e condição de igualdade.
	 
	É um comportamento que se opõe à ética.
	Respondido em 05/06/2020 22:37:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Maria trabalha em um hospital público e estava responsável pelo setor de emergência quando uma senhora de 80 anos deu entrada muito machucada relatando que havia sido agredida pelo neto. Maria deve ter a seguinte atitude:
		
	 
	denunciar o fato às autoridades competentes
	
	ligar para o agressor e ameaçá-lo
	
	levantar a ficha do agressor para averiguar possível passagem pela polícia
	
	explicar para a idosa agredida que como o agressor é um membro da família nada pode ser feito
	 
	investigar o caso, fazendo uma visita à casa da paciente para conversar com seu neto
	Respondido em 05/06/2020 22:37:25
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - O ECA define a prática de maus-tratos como sendo toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. II - A violência doméstica, por sua vez, é concebida como aquela praticada por ato ou omissão dos pais, parentes ou responsáveis, contra a criança ou adolescente que possa vir a promover dano físico, sexual ou psicológico à vítima. III - O Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê nenhum tipo de sanção aos pais agressores e não visa proteger a criança de maus-tratos. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	III
	
	I e IIII e II
	 
	I, II e III
	Respondido em 05/06/2020 22:37:47
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um pai é muito exigente com seu filho de 14 anos e quando o adolescente faz algo que o pai considera errado, para não deixar marcas no menino, o pai o agride fisicamente com uma toalha molhada. Isso ocorre com frequência e o adolescente sente muitas dores. Relacionando o caso com o que o ECA dispõe, pode-se afirmar que:
		
	
	O pai está correto em agredir o filho com a toalha molhada, pois assim não deixa marcas.
	
	Essa é a melhor forma de educar um filho, agredindo fisicamente.
	 
	Este tipo de agressão não se qualifica como violência doméstica.
	 
	O adolescente sofre um dano físico mesmo que a violência não deixe marcas visíveis.
	
	A melhor forma de corrigir um filho é com castigos cruéis e degradantes.
	Respondido em 05/06/2020 22:37:51
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando