Buscar

CAMILA EDUCACIONAL (para passei direto

Prévia do material em texto

Nota 
	CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: Psicologia Escolar e Educacional
ALUNO.: Jaciara Araujo dos Santos, 
	TURMA 2017.2
6º SEMESTRE
processual
Atividade processual:Como os procedimentos que constituem a prática dos psicólogos escolares podem contribuir para o avanço e a boa utilização das Políticas Públicas em Educação?
Para adentra no papel da psicologia na educação, faz-se necessário uma breve explanada acerca das políticas que norteia o sistema de ensino brasileiro.
No ano de 1980 o analfabetismo predominava no Brasil, muitos brasileiros não tinham acesso ao sistema de educação e mesmo aquele matriculado em uma instituição de ensino pouco usufruía do ensino, contudo permanecia aproximadamente oito anos e meio na escola e mantinha-se nas serie iniciais, ou seja, havia uma defasagem em serie e idade. Todavia a desigualdade na educação era mais visível nas regiões centro-oeste e nordeste (ANTUNES, 2008 SOUZA, 2010).
Segundo SOUZA (2010), o cenário descrito anteriormente traz questionamento de qual educação a nova geração teria e principalmente que cidadão formaria com tal ensino. Tais debates chegam ao legislativo em 1990 culminando com a promulgação da lei de diretrizes e base da educação nacional (LDBEN), estabelecendo assim diretrizes para escola, para o ensino básico e para formação de profissionais e para educação especial, objetivando que no período de dez anos haveria a erradicação do analfabetismo no Brasil.
A lei de diretrizes e base da educação nacional chega para oficializar qual é o dever dos estados brasileiros e assegurar o direito a educação de qualidade para crianças, jovens e adultos, tornando a educação básica obrigatória e gratuita a partir dos quatros até dezessete anos de idade, organizada com pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Para tal passa a ser obrigatório que a união, estado e município destine um percentual para manutenção e desenvolvimento do ensino público (Souza, 2010, LEI nº 9.394, 1996).
Para a nova concepção da educação a psicologia assume um papel de suma importância no auxílio dos estudantes como também toda equipe da instituição. Entretanto a história da psicologia escolar e educacional no Brasil inicia no século XIX quando a psicologia não era reconhecia como profissão (ANTUNES, 2008, SOUZA, 2010).
Na psicologia a discussão acerca das políticas de educação começa em 1981 a partir da tese de doutorado de Maria Helena Souza Patto, pois a mesma desmistifica o método até então utilizado pelos profissionais de psicologia na escola, uma vez que tal método tinha pouca eficácia para com a instituição e os alunos (SOUZA, 2010).
 Ainda nesse sentido, de acordo com o mesmo autor o psicólogo educacional tem como função, apresentar e explicar o sentido e significado das políticas públicas para equipe da instituição de ensino, visto que pode acontecer do corpo docente pouco compreender as políticas vigentes na educação. Sendo assim, cabe o profissional de psicologia capacitar a equipe para planejar a implantação da política pública no cotidiano da escola, uma vez que a escola pode vir ter dificuldade na implantação da mesma. 
O conselho federal de psicologia na resolução Nº 013/2007 ressalta que os psicólogos especialistas em psicologia escolar /educacional atuam em educação formal realizando pesquisa e intervenção como também em qualquer lugar de ensino e aprendizagem. O psicólogo nesse seguimento trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar, para assim elaborar e implantar políticas educacionais e projetos pedagógicos fortalecendo o ensino.
Para esse fim o psicólogo auxilia a escola na tomada de decisão desde conteúdos programáticos, estratégia para inclusão de aluno com dificuldade de aprendizagem, como também estratégia para desenvolver habilidades sociais visando transformação pessoal e social para que o sujeito possa questionar problemas sociais que afetam a sociedade (CASSINS, 2007).
A atuação do psicólogo escolar consiste com a luta por uma escola democrática que possa garantir os direitos de crianças, jovens e adultos, já garantidos na constituição brasileira. Para alcançar os objetivos mencionados anteriormente faz-se necessário participar de uma equipe multidisplinar trabalhando com alunos, professores, funcionários, coordenação bem com a família e outros profissionais que possam vir a auxiliar o aluno fora do âmbito escolar (CASSINS, 2007, SOUZA, 2010).
Por fim, entende-se que o psicólogo escolar/ educacional é de suma importância no âmbito da educação, pois este vem auxiliar na compreensão das políticas públicas, bem como desenvolver no sujeito um senso crítico no tocante a seus direitos e deveres, visto que apesar de haver uma constituição ampla que respalde o sujeito no cenário de desigualdade é notório que diversas pessoas desconheçam seus direitos, frente ao contexto em que estão inseridas.
REFERENCIA
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.
Cassins, A. M. Manual de psicologia escolar – educacional. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007.
Conselho federal de psicologia (CFP) (2007). Resoluções relativas ao Titulo Profissional de Especialista em psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registo nº013/07.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Souza, M. P. R. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 129-149, mar. 2010.

Continue navegando