Buscar

Impactos das Hidrelétricas na Amazônia

Prévia do material em texto

Atividade 1
Fernando Soares Luciano
EAD627 – Matriz Energética e Desenvolvimento
Ouro Preto – MG
2020
FERNANDO SOARES LUCIANO
Atividade 1
Trabalho apresentado na disciplina de EAD627 – MATRIZ ENERGÉTICA E DESENVOLVIMENTO, do Curso de Geografia- Licenciatura, do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Ouro Preto, 30 de março de 2020. 
Questionário
1. Comente sobre a necessidade e justificativa da busca de novas fontes de energia na região Norte, enfatizando os pontos positivos e negativos da implantação de usinas hidroelétricas.
É muito importante a busca de novas fontes de energia na região Norte para abastecer não apenas essa região, assim como todo território brasileiro. Utilizar recursos renováveis é o melhor custo benefício para o país, assim construir hidrelétricas é uma forma de utilizar esses recursos renováveis, porém deve ser observado os prejuízos ocorridos na utilização dessa fonte energética.
Existe uma série de vantagens e desvantagens na construção de barragens para a geração de energia a partir das hidrelétricas, entre as vantagens, pela água ser um recurso renovável, desde que seja garantida a preservação das nascentes dos rios, como também o fato de que o seu custo ser bem inferior ao de outros tipos de usinas, como as termelétricas, as eólicas e as nucleares. Além disso, as hidrelétricas não acarretam para a geração de poluentes na atmosfera terrestre.
Entre as desvantagens, verifica-se o espaço ocupado pelo represamento de rios para a construção das barragens, onde esse espaço pode ocorrer em áreas de reservas florestais, ricas em fauna e flora, que contribuem para a manutenção da vida em determinadas áreas. Além disso, a área ocupada pode ser habitat de comunidades indígenas e populações tradicionais, que veem nesse espaço não somente um local de moradia, mas também um espaço afetivo, longe do qual dificilmente irão se adaptar.
2. Quais os impactos ambientais que nortearam os projetos de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.
Com os projetos das represas de Santo Antônio e Jirau ocorreram mudanças como o corte de conectividade dos rios, variação do nível das águas e do tamanho das secas e cheias. Além disso, a construção das barragens limitou a passagem de peixes migradores, como a dourada, o filhote e a piramutaba, que representam 80% do terminal pesqueiro. 
Foram identificados também impactos sociais causados pela instalação das hidrelétricas. Muita gente foi realocada de suas habitações e sítios, e as barragens, construídas em cima das principais cachoeiras da calha do rio Madeira. Para tentar recuperar sua atividade financeira, pescadores estariam se arriscando em áreas de acesso proibido e fluxo de água turbulento. 
A diminuição na pesca do rio Madeira, entre Porto Velho e Humaitá, foi de 40% entre 2002 e 2017.
Belo Monte foi tão caótico e afetou tão profundamente a vida dos moradores da região que contribuiu para repensar os projetos de construção de grandes barragens na bacia Amazônica.
3. Comente sobre a opinião da comunidade local, principalmente os ribeirinhos e a população indígena, os quais têm nas águas do rio Xingu um dos meios de sobrevivência.
	Em Altamira, antes do início da construção da usina de Belo Monte, os moradores apoiavam a obra pois pensavam que ela beneficiaria enormemente a cidade, porém, atualmente ninguém apoia mais, porque a usina acabou com a tranquilidade da cidade e, em vez de benefício, só trouxe problemas para a maioria das pessoas.
4. Com relação às questões ambientais que nortearam os projetos de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte, as soluções propostas pelo Rima são ou não satisfatórias? Justifique sua resposta.
Na minha opinião as propostas pelo Rima não são satisfatórias, pois com a construção das usinas haverá muitas percas sociais para os habitantes da região, principalmente de tribos indígenas, que terão que ser realocados, perdendo seu meio cultural.
5. Considerando o texto: Hidrelétricas na Amazônia um mau negócio para o Brasil e para o mundo, apresente a sua opinião com relação às principais discussões apresentadas no tópico: Hidrelétricas na Amazônia não são uma solução de energia limpa para o Brasil.
	A construção das hidrelétricas na Amazônia podem ser consideradas um mau negócio para o Brasil e o mundo por estar ocasionando atropelamento de direitos humanos, impactos profundos na biodiversidade e nas comunidades tradicionais da região afetada, violação de leis e acordos internacionais e denúncias de corrupção, além de que as usinas instaladas em áreas de floresta tropical emitem quantidades consideráveis ​​de gases de efeito estufa como resultado da degradação da vegetação alagada e do solo. Com todos esses impactos na balança, não considero que é possível classificar as hidrelétricas na Amazônia como uma fonte de energia limpa para o país.
Atividade 1 – (Tópicos 1 e 2)
Tópico 1 - Usinas Hidrelétricas na Região Amazônica (Valor 0,5)
Objetivo: Discutir a demanda de energia da região Norte e os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas da região amazônica. 
Além dos textos disponibilizados na Plataforma, recomenda-se que os alunos pesquisem e leiam outros textos. Não esqueçam de citar as fontes. 
Atividade: A partir das análises e discussões realizadas ao responder o questionário, quais são os seus argumentos para defender ou não a continuação da implantação das grandes usinas hidrelétricas na Região Amazônica.
Na minha opinião a construção das hidrelétricas na Amazônia são consideradas um mau negócio para o Brasil por estar ocasionando impactos profundos na biodiversidade e nas comunidades tradicionais da região afetada, e, além disso, emitindo quantidades consideráveis de gases de efeito estufa por causa da degradação da vegetação alagada e do solo, não podendo assim, essas usinas hidrelétricas da região amazônica, serem consideradas fontes de energia limpa.
Tópico 2 - Microgeração de energia (Valor 0,5).
Objetivo: Pesquisar as tecnologias e os aspectos regulatórios, comerciais, econômicos e sociais da geração e uso da microgeração de energia. 
Atividade: Considerando os vídeos faça um texto de uma lauda (uma página) abordando o que vem a ser microgeração de energia, tecnologias mais empregadas, possíveis vantagens e desvantagens do referido tipo de geração e as questões econômicas e sociais envolvidas.
A atratividade econômica da microgeração está intrinsecamente relacionada às tarifas de energia elétrica convencional, já que o benefício, do ponto de vista financeiro, para o microgerador é o custo evitado para a compra de energia elétrica convencional. 
 Na maioria das capitais brasileiras já existem condições favoráveis para a microgeração com sistemas fotovoltaicos, observando que dependendo da diferença entre as tarifas com e sem impostos, o percentual de autoconsumo pode exercer grande influência sobre a atratividade financeira na microgeração, onde em 2020, espera-se que a probabilidade de viabilidade da microgeração fotovoltaica, ultrapasse os 90%.
A matriz elétrica brasileira é dominada pela fonte hidráulica, caracterizada por grandes usinas distantes dos grandes centros de carga, onde o potencial hidráulico disponível no país localiza-se na região Norte, marcada por restrições ambientais, fazendo com que os novos empreendimentos funcionem a fio d’água, ou seja, sem reservatório e, além disso, em um país de dimensões continentais como o Brasil, as perdas e o custo de transporte da energia não são desprezíveis, ocasionando um aumento no custo operação e de expansão do sistema elétrico. 
Ao mesmo tempo em que as tarifas de energia elétrica apresentam tendência de alta para os próximos anos, o custo da energia solar fotovoltaica apresenta forte tendência de queda. A capacidade instalada vem crescendo expressivamente nos últimos anos, fazendo com que os custos diminuam, em função de economia de escala, curva de aprendizado e ganhos em eficiência.
A capacidade de manusear recursos energéticos a fim de satisfazernecessidades próprias possibilitou a sobrevivência humana e o desenvolvimento da sociedade até os níveis atuais, assim, no século XXI, a energia continua sendo um dos grandes desafios da humanidade. 
 Uma maior participação das fontes de energia renováveis na matriz energética tem sido incentivada a nível mundial, onde a energia solar fotovoltaica desempenha, potencialmente, um papel importante na evolução da participação de fontes alternativas na matriz energética mundial, visto sua abundância e ampla disponibilidade na superfície terrestre.

Continue navegando