Buscar

Frameworks para trabalhar em conjunto com JPA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Frameworks para trabalhar em conjunto com JPA
Spring Framework
Esse framework tem como principal objetivo simplificar o desenvolvimento de aplicações. Ele é mantido pela Spring Source e tem como proposta ser uma solução leve para a construção de aplicativos corporativos. No entanto, o Spring é modular, permitindo que você use apenas os componentes que precisar. Você pode usar o contêiner IoC com Struts na camada de visão, mas também pode usar só a integração com Hibernate, por exemplo. O Spring Framework suporta o gerenciamento de transações declarativas, acesso remoto a sua lógica através de RMI ou serviços web e várias opções para persistir os dados.O Spring encontrou uma base de usuários muito forte ao longo dos anos. Empresas de software viram neste framework uma estrutura mais adequada para as suas necessidades (KONDA, 2011).
Hibernate
Hibernate é o framework para persistência de dados mais utilizado em projetos Java, sendo uma das primeiras opções a implementar o conceito de mapeamento objeto-relacional (ORM), em pouco tempo se tornou referência entre os desenvolvedores, tendo influenciado, inclusive, a criação da especificação JPA.Um framework objeto relacional que simplificava a interação entre a aplicação e o banco de dados.
O Hibernate é um framework objeto relacional porque ajuda a representar tabelas de um banco de dados relacional através de classes. A vantagem dessa estratégia é a de automatizar as tarefas com banco de dados de forma que é possível simplificar o código da aplicação.Ele consegue gerar, em tempo de execução, o SQL necessário para interagir com o banco de dado
EclipseLink
O EclipseLink é um Projeto da Eclipse Fundation de código fonte aberto que permite aos desenvolvedores Java interagirem com vários tipos de serviços de informação como Banco de Dados, Web Services, Objetos XML, EIS, etc. Sendo assim, EclipseLink não implementa apenas o padrão JPA, mas também outros padrões como JAXB, JCA e SDO.
O EclipseLink é baseado no TopLink na qual a Oracle contribuiu com o código-fonte para criar o projeto EclipseLink. Pode-se dizer que o EclipseLink evoluiu ao ponto de ser uma ferramenta superior ao TopLink. É dito que as próximas versões do TopLink incluirão o EclipseLink, assim como a próxima versão do Oracle Application Server.
JSF
Projetada para ser flexível, a tecnologia JavaServer Faces aproveita os conceitos existentes da interface do usuário e da camada da web, sem limitar os desenvolvedores a uma linguagem de marcação, protocolo ou dispositivo cliente específico. As classes de componentes da UI incluídas na tecnologia JavaServer Faces encapsulam a funcionalidade do componente, não a apresentação específica do cliente, permitindo assim que os componentes da UI do JavaServer Faces sejam renderizados em vários dispositivos clientes. Ao combinar a funcionalidade do componente de interface do usuário com renderizadores personalizados, que definem atributos de renderização para um componente de interface do usuário específico, os desenvolvedores podem construir tags personalizadas para um dispositivo cliente específico. Por conveniência, a tecnologia JavaServer Faces fornece um renderizador personalizado e uma biblioteca de tags JSP personalizadas para renderização em um cliente HTML, permitindo que os desenvolvedores da plataforma Java,
A facilidade de uso é o objetivo principal, a arquitetura JavaServer Faces define claramente uma separação entre a lógica do aplicativo e a apresentação, facilitando a conexão da camada de apresentação ao código do aplicativo. Esse design permite que cada membro de uma equipe de desenvolvimento de aplicativos da web se concentre em sua parte do processo de desenvolvimento e também fornece um modelo de programação simples para vincular as partes. Por exemplo, os desenvolvedores de páginas da Web sem conhecimentos de programação podem usar as tags de componente da UI do JavaServer Faces para vincular ao código do aplicativo a partir de uma página da Web sem gravar nenhum script.
Desenvolvida pelo Java Community Process sob JSR - 314 , a tecnologia JavaServer Faces estabelece o padrão para a construção de interfaces com o usuário do lado do servidor. Com as contribuições do grupo de especialistas, as APIs do JavaServer Faces estão sendo projetadas para que possam ser aproveitadas por ferramentas que tornarão o desenvolvimento de aplicativos da web ainda mais fácil. Vários fornecedores de ferramentas respeitados eram membros do grupo de especialistas JSR-314, que desenvolveu a especificação JavaServer Faces 1.0. Esses fornecedores estão comprometidos em apoiar a tecnologia JavaServer Faces em suas ferramentas, promovendo a adoção do padrão de tecnologia JavaServer Faces.
Conclusao 
Nas pesquisas ralizadas pode observar uma serie de framworks utizados

Continue navegando