Buscar

terapia medicamentosa atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na Unidade 3, um dos tópicos abordados foi a organização do sistema nervoso. Durante os estudos sobre o tema foi possível entender que o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP) e este último se subdivide em sistema nervoso somático (SNS) e sistema nervoso autônomo (SNA).
O SNA compreende as vias simpática e parassimpática que, segundo RANG et al., (2016, p. 366), “estabelecem um vínculo entre o sistema nervoso central e os órgãos periféricos. O SNA conduz todas as informações provenientes do sistema nervoso central para o restante do organismo, exceto para a inervação motora dos músculos esqueléticos”.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha o sistema simpático ou parassimpático e descreva quais são seus receptores, tipos e subtipos, quais são os neurotransmissores, suas ações dentro do SNC e dê um exemplo de ação que pode ser desencadeada por esses receptores.
Referência
RANG, H. P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações, ele é constituído pelo cérebro e medula espinal, sendo que o sistema nervoso periférico (SNP) é constituído por nervos e gânglios nervosos, ambos fazem parte do nosso sistema nervoso. Tendo em vista que dentro dos SNP possuímos nervos aferentes (sensitiva) e eferente (motora), que dão origem o sistema nervoso periférico (SNP) que se dividem pelo sistema nervoso autônomo (involuntário), sendo ele responsável pelas nossas respostas involuntárias do músculo liso e do tecido glandular e dentro do sistema nervoso autônomo esta o sistema simpático e parassimpático; E o sistema nervoso sensorial e somático (voluntário), sendo ele responsável por transportar sinais sensoriais, sinais motores para o sistema nervoso central para os músculos estriados.
Quando uma pessoa passa por um momento emocional, de stress e adrenalina o nosso sistema nervoso parassimpático entra em ação, fazendo com que nosso organismo retome ao seu estado emocional normal mantendo a calma, controlando a respiração, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Sistema nervoso parassimpático (SNP):
Receptores: Colinérgicos. 
Tipos: Muscarínicos e Nicotínicos.
Seus subtipos são: M1, M2, M3, Nm e Nn.
Neurotransmissores: Acetilcolina.
Ações do SNC: M1 e M3 excitação do SNC, M2 inibição do SNC, Nm excitação do SNC e das fibras musculares, Nn excitação do SNC dos gânglios e adrenal. 
Exemplo de ações: M1 liberação de acetilcolina, M2 diminuição da frequência cardíaca, M3 contração da musculatura lisa, Nm contração da musculatura esquelética, Nn excitação dos neurônios pós-ganglionares.

Continue navegando

Outros materiais