Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Um dos exemplos mais consagrados de "lei que pegou" é o Código de Defesa do Consumidor. A lei "pega" quando vem de baixo para cima. Além do momento histórico correto, havia uma base real: as queixas mais comuns dos consumidores para criar as leis que os protegessem. Essa base factual deu sustentação ao código. Outro ingrediente para a lei pegar é o capital social, ou seja, a sociedade organizada, mobilizada, que cobra seus direitos e é proativa. Assim:
	
	
	
	A lei pega, ou seja, é eficaz se antecipar uma realidade social que não existe.
	
	
	A lei é ineficaz se estiver vigendo.
	
	
	A eficácia da lei está vinculada ao cidadão ativo que cobra, propõe e fiscaliza.
	
	
	A lei é ineficaz, ou seja, a lei não pega se estiver adequada às necessidades do grupo.
	
	
	A lei é eficaz quando é imposta pelas relações de força dominantes.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Sociologia Jurídica tem se ocupado do tema eficácia da ordem jurídica, enfatizando a:
	
	
	
	adequação da norma e suas finalidades.
	
	
	justificação do direito.
	
	
	técnica do direito.
	
	
	existência específica das normas.
	
	
	validade das normas.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia com atenção as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta de acordo com as nossas aulas, em relação ao conceito de Movimentos Sociais: I )à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político; II)Aliado aos seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais; III)Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social
	
	
	
	a alternativa I está correta e a II e III estão erradas;
	
	
	a alternativa I está errada e a II e III estão corretas;
	
	
	todas alternativas estão corretas.
	
	
	as alternativas I e II estão corretas e a III errada;
	
	
	todas alternativas estão erradas;
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uso de celular no trânsito aumenta em 400% a chance de acidentes (G1¿ Notícias- 24/8/2010) Especialistas em trânsito alertam que, quem usa celular quando está no trânsito, tem 400% de chances a mais de se envolver em acidente. Basta dar uma volta, porém, para ver que ninguém desgruda do aparelho, a pé ou no trânsito. Dirigir falando ao celular é a quarta infração mais multada em SP. Quem dirige e fala ao celular pode receber uma multa no valor de R$ 84,80. Atitude é considerada infração média e o motorista ou motociclista perde quatro pontos na carteira. Com relação à eficácia da norma que proíbe o uso de celular ao dirigir, podemos afirmar que:
	
	
	
	A norma pode ser considerada eficaz. Contribuíram para sua eficácia fatores como participação social, divulgação e consequências jurídicas
	
	
	A norma não pode ser considerada eficaz e pode-se afirmar que contribuíram para sua ineficácia fatores como a não adesão social, a desproporcional expectativa de consequências negativas e baixa divulgação dos efeitos da violação desse preceito.
	
	
	A norma não pode ser considerada eficaz e contribuíram para sua ineficácia a não contemporaneidade da norma e a omissão das autoridades na aplicação.
	
	
	A norma atingiu eficácia primária, já que é a quarta infração mais multada em SP.e que os fatores instrumentais que contribuíram para sua eficácia foram a contemporaneidade e a expectativa de consequências negativas.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Não há, em suma, um direito justo no céu dos conceitos platônicos, e um direito imperfeito e injusto no nosso pobre e imperfeito mundo sublunar. O problema do Direito Natural não é descobrir esse celestial livro de mármore onde, gravadas a caracteres de puro ouro, as verdadeiras leis estariam escritas, e que, ao longo dos seculos, sabios legisladores terrenos não conseguiram vislumbrar." Considerando as reflexões contidas no texto, é possível afirmar sobre os direitos humanos na atualidade:
	
	
	
	a afirmação histórica dos direitos humanos, desde o jusnaturalismo, se iniciou apenas muito recentemente, no final do século XX, por isso ainda são desconhecidos dos juristas.
	
	
	os direitos humanos são, em todas as suas manifestações, garantias negativas da cidadania, por isso não carecem nenhum tipo de prestação econômica por parte do Estado
	
	
	o problema atual dos direitos humanos é o de sua fundamentação lógica, na medida em que ainda são considerados deduções teológicas ou frutos de conjunturas econômicas.
	
	
	o grande problema dos direitos humanos é o de que não estão positivados, por isso não são efetivados.
	
	
	o problema atual dos direitos humanos é o de que, apesar de positivados e constitucionalizados, carecem de ser efetivados.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Ao comemorar os 25 anos da Constituição é necessário ter presente que maiores avanços democráticos dependem da aprovação de Reformas Estruturais da sociedade brasileira. E a mais decisiva é a Reforma Política Democrática, a mãe de todas outras reformas. Sem a alteração do perfil do parlamento brasileiro é muito difícil maiores avanços. A Reforma Política Democrática deve acabar com o financiamento das campanhas eleitorais por empresas e aprovar um sistema eleitoral que privilegie o voto em torno de programas, de partidos, e não o voto em torno de pessoas, pelo qual se elegem os que dispõem de mais recursos. A aprovação de uma Reforma Política Democrática só será possível com uma ampla união de forças de caráter suprapartidário. Com este objetivo foi formada a Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas, composta pela CNBB, OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, UNE, CUT, Contag, Ubes e inúmeras outras entidades, que apresentou um importante projeto de lei de reforma política de caráter democrático. (Aldo Arantes Secretário-geral da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Nacional) Tomando como referencia o texto acima, analise as assertivas abaixo: I. Reformar a política brasileira é o mínimo a ser feito no sentido de se conseguir, finalmente, alcançar uma proba e eficiente administração pública. II. Os movimentos sociais se transformam em representantes políticos dos indivíduos que estejam numa mesma situação inapropriada. III. O atual regime político brasileiro é democrático porque o povo é quem determina quem serão os seus governantes, e presidencialista, sendo composto por três poderes. IV. Os movimentos sociais no Brasil Têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra os governos autoritários. V. No Brasil, o Poder Legislativo é composto por duas casas, o Senado e a Câmara dos Deputados, e ambas compõem o Congresso Nacional. É correto afirmar que:
	
	
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Somente as alternativas I e III estão incorretas
	
	
	Somente as alternativas I e V estão incorretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		7.
		MUITAS FACES DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS: Os movimentos de mulheres, como outros movimentos sociais, tornaram visíveis a prática e a percepção de amplos setores sociais que geralmente estavam marginalizados da análise da realidade social, iluminaram aspectos da vida e dos conflitos sociais em geral obscurecidos e ajudaram a questionar velhos paradigmas da ação política. Uma das principais contribuições do movimento de mulheres tem sido evidenciar a complexidade da dinâmica social e da ação dos sujeitos sociais, revelando o caráter multidimensional e hierárquico das relações sociais e a existência de uma grande heterogeneidade de campos de conflito. (Vera Soares) Sobre os movimentos sociais, considere as assertivas abaixo: I. Representam as ações individuais de um grupo organizado que tem por fim a manutenção daestrutura de uma dada ordem sócia, mantendo os valores das classes dominantes. II. Tem por fim a promoção de transformações sociais por meio do engajamento político. III. Tem por fim a anulação de valores, princípios morais e ideais que permeiam os anseios da sociedade. IV. A partir de um contexto característico, se caracterizam pela existência de tensões sociais. V. Buscam a readequação ou mesmo a revolução de uma realidade imprópria ou injusta a certo grupo ou classe social. É INCORRETO apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	I e IV
	
	
	II e III
	
	
	III e V
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Conforme o direito internacional, a nacionalidade, o pertencimento a um Estado-Nação, significa uma cidadania
	
	
	
	Intermitente
	
	
	Ética
	
	
	Substantiva
	
	
	Moral
	
	
	formal
	
Explicação:
Conforme o direito internacional,  quado falamos em  nacionalidade, ou seja,  pertencimento a um Estado-Nação, significa  que estamos falando de uma cidadania .formal.

Outros materiais

Outros materiais